Junta de Freguesia da Carvalheira: “Preocupamo-nos em ter uma relação muito próxima com todos os habitantes.”

É um paraíso deslumbrante que se estende à margem esquerda do rio Homem. Assim, poderíamos começar por descrever a terra que hoje lhe damos a conhecer. Filipa Moreira, assume a presidência da Junta de Freguesia da Carvalheira e, em conversa com a Revista Business Portugal, revelou o trabalho desenvolvido ao longo do mandato, dando-nos motivos mais do que suficientes para rumar até ao norte de Portugal.

O que a motivou a agarrar o desafio e a assumir a presidência da Junta de Freguesia de Carvalheira?
Entendo que ser Presidente de Junta é um desafio diário. Assimilei como uma experiência interessante, embora não seja uma total novidade, porque eu era a secretária do anterior executivo e gosto muito de Carvalheira! Estou a gostar muito da experiência, tenho uma equipa jovem e dinâmica, que partilha comigo a mesma aspiração. No fundo, acreditava que conseguiríamos fazer aqui, algo de diferente e penso que, dentro dos nossos recursos, temos conseguido.

Ao longo deste mandato, quais foram os setores alvo de especial atenção?
Os idosos sempre foram uma preocupação nossa. Tínhamos a ambição de ter um Centro de Convívio para os nossos idosos, com todas as condições necessárias. Conseguimos concretizar esse nosso grande projeto, aumentando a qualidade de vida dos nossos idosos, proporcionando-lhes um envelhecimento ativo. Obviamente que as crianças também são a nossa preocupação e a pensar nelas construímos um parque infantil. É nossa preocupação ter uma relação muito próxima com todos e, por isso mesmo, também criamos outras valências importantíssimas. Temos uma profissional de saúde, em regime de voluntariado, que avalia os parâmetros bioquímicos, tais como a glicémia, o colesterol e os triglicerídeos e todos os anos proporcionamos uma visita cultural a locais estratégicos do nosso país.

Quem visita esta freguesia o que pode encontrar?
Podem encontrar um destino de natureza por excelência. Temos muitos pontos de interesse como o Bom Jesus das Mós, que é um monumento fantástico com um miradouro que permite visualizar o Vale do Homem. Temos a ponte de Paredes, a Ponte de Cabaninhas e a Ponte de Carvalheira que tem, inclusive, um parque de merendas e vários moinhos que se estendem na margem do rio. A nível cultural, o grande destaque vai para o nosso ex-líbris, a Banda Musical de Carvalheira, com 180 anos de atividade interrupta.

O turismo representa um importante papel na divulgação deste território?
Sem dúvida. Os portugueses estavam muito voltados para as férias no exterior e esqueciam-se que o nosso país é lindíssimo e que tem uma diversidade cultural incrível. Aqui, por exemplo, temos uma grande riqueza gastronómica e muitas tradições que fazemos questão de preservar. Temos aqui ao lado, o Parque Nacional Peneda-Gerês que é muito procurado, sendo que Carvalheira está integrada na Grande Rota do Parque Nacional Peneda Gerês. Para além disso, temos também as nossas festividades cuja maior expressão ocorre com a Peregrinação Arciprestal ao Bom Jesus das Mós e com a festa dos padroeiros das várias localidades. Este ano, a festa do nosso padroeiro será realizada no dia 15 de agosto.

Que outros projetos estão em vista para a freguesia da Carvalheira durante este mandato?
Queremos apostar na requalificação de alguns pontos de interesse, nomeadamente a zona do parque de merendas, junto à Ponte de Carvalheira. Temos ainda vários alargamentos de caminhos e a criação de uma ponte alternativa no Lugar de Cabaninhas, para que se possa recuperar e preservar a existente. A requalificação da estrada municipal que liga Carvalheira a Vila de Terras de Bouro, que esperamos que avance em outubro. Pretendemos, acima de tudo, proporcionar mais qualidade de vida a quem aqui mora e a quem nos queira visitar.

You may also like...