“A Exs sempre marcou o seu posicionamento pela inovação”
Alexandre Carvalho, CEO da EXS – Mediação de Seguros, em entrevista, sublinha que o grande objetivo é ver o nome da EXS entre os maiores e melhores mediadores do país, e tudo indica que estão no bom caminho.
A EXS – Mediação de Seguros entrou no mercado em 1996 com o objetivo de se tornar uma mediação de Seguros de referência a nível nacional, primando pela excelência no serviço prestado e pela inovação nos diversos ramos da atividade seguradora. Volvidos 28 anos que balanço faz da trajetória da empresa e como descreve o seu posicionamento?
A EXS iniciou atividade em 1996 como um mediador tradicional, com poucos colaboradores, que trabalhavam todo os tipos de seguros e o nosso crescimento nesses primeiros anos era estável, mas não muito grande, o que é natural para este tipo de mediação. Quando iniciámos o projeto “Rede Especializada Vida” em 2014, criámos uma rede de consultores especializados no tratamento dos seguros de vida crédito habitação e desde então temos tido um crescimento exponencial: contamos com 18 mil segurados e mais de 26 mil seguros; aumentámos a nossa equipa em 420%, mudámos de instalações três vezes e, desde 2018, temos a possibilidade de oferecer uma viagem anual paradísica aos nossos colaboradores. Para mim, estes são excelentes indicadores de uma empresa que se preocupa com o que é importante: as pessoas. Dedicámos esta década a apoiar as famílias com crédito habitação, mas nunca descurámos os outros ramos de seguros. Procuramos ajudar a difundir uma maior literacia financeira: a nossa experiência diz-nos que um cliente informado é um cliente preocupado em proteger a sua vida e família. O objetivo da EXS é tornar o mundo dos seguros mais simples, transparente e acessível, oferecendo um atendimento especializado e de confiança.
O conjunto de serviços que prestam, ajudam-vos a cumprir a vossa missão: garantir a proteção total de pessoas, famílias, empresas e colaboradores. Fale-nos da oferta de seguros que disponibilizam e as suas mais-valias. Quais os fatores que vos diferenciam num mercado cada vez mais global e competitivo?
Destacamo-nos pela nossa abordagem única: a combinação de uma rede de consultadores especializados, com tecnologia que nos permite analisar as condições das 23 principais seguradoras nacionais. O resultado destas parcerias, é uma oferta de seguros abrangente e com as melhores condições de mercado. Aliado ao benefício de um consultor dedicado: garantimos um acompanhamento personalizado, essencial num mercado global e competitivo.
O nosso foco são os seguros dedicados à proteção de pessoas: sobretudo o seguro de vida associado ao crédito habitação, mas também tudo o que seja proteção familiar, acidentes pessoais e saúde.
A EXS sempre marcou o seu posicionamento pela inovação: tanto nos seguros vida associados ao crédito habitação (pioneiros na criação uma rede especializada), assim como com a implementação do primeiro seguro de instrumentos musicais em Portugal.
Como a empresa se mantém atualizada em relação às mudanças regulatórias e tecnológicas no setor de seguros?
O setor segurador é exigente, dinâmico e sensível, porque lidamos com a vida das pessoas. Como tal, é alvo de constantes alterações, como foi o caso do novo RGPD ou, mais recentemente, da digitalização forçada dos processos de contratação de seguros, durante a pandemia. Para a EXS, este período não representou um desafio insuperável, graças à nossa preparação e ao nosso investimento significativo em tecnologia. Os nossos consultores conseguem desenvolver a sua atividade à distância e mantiveram o controlo das suas funções, assegurando a continuidade do serviço de excelência. Adaptámo-nos facilmente a esta realidade, mantendo o essencial e mais importante: a proximidade com o cliente. Com o ritmo de hoje em dia, torna-se dispensável a visita presencial ao mediador. Nós conseguimos providenciar o mesmo serviço, mais célere, menos burocrático, e com a mesma proximidade. Aliás, trabalhamos diariamente para facilitar a comunicação com o cliente, para que tenha resposta imediata, impossível numa mediação tradicional.
Ao longo do percurso da empresa, destacam-se mais recentemente, as distinções relativas a 2020 de TOP 10+ do setor de Serviços Financeiros e Seguros e TOP 5% PME de entre as empresas nacionais, que atestam o desempenho e solidez financeira da EXS. Que significado têm estas distinções e qual o impacto a nível interno e externo?
A EXS é distinguida pela Scoring desde 2019, todos os anos (mais recentemente relativo a 2023), como estando entre as melhores PME de Portugal, nas categorias: Top 10+ no setor de Mediação de Seguros, bem como Top 5 das Melhores PME de Portugal. Este reconhecimento é sempre um motivo de orgulho: dá-nos alguma segurança e reforça a nossa credibilidade como empresa e equipa, tanto junto dos nossos parceiros como das companhias de seguros que trabalham connosco. Mas sobretudo junto do cliente: somos uma mediadora que acompanha os clientes, no momento e no futuro.
Como descreve a visão de longo prazo da empresa e os seus objetivos para o futuro? Que estratégias estão delineadas para continuarem a ser uma referência para os clientes?
A nossa estratégia para o futuro é simples: continuar a ser uma mediadora de seguros de referência para colaboradores e clientes. Trabalhamos melhor em equipa quando estamos em sintonia. Desenvolvemos ao longo do ano atividades recreativas e desportivas, para toda a equipa e as suas famílias. Além disso, reconhecemos e premiamos o bom desempenho, em todas as áreas da empresa. Relativamente ao cliente, o nosso compromisso é trabalhar todos os dias por um serviço melhor, simplificando processos, minimizando burocracias e mantendo um acompanhamento íntegro e personali– zado. Queremos ainda continuar a aumentar a nossa rede de parcerias para conseguir chegar mais longe e ajudar mais pessoas. O nosso grande objetivo é ver o nome da EXS entre os maiores e melhores mediadores do país, como resultado de um serviço de excelência aos nossos clientes e satisfação dos nossos colaboradores, e tudo indica que estamos no bom caminho.