GEORGE Career Change Consultants: O consultor que o ajuda a alcançar o sucesso profissional

A Revista Business Portugal marcou presença na quarta edição do Portugal´s Future Hoteliers Summit, que decorreu nos passados dias 17 e 18 de novembro. Dois dias de interessantes partilhas de conhecimento apreciadas pelo público e pelos intervenientes.

 

O evento é organizado pelo grupo TERRA International e foi, nesse sentido, que chegamos à fala com um dos seus parceiros, GEORGE Career Change Consultants, uma consultora especializada na assessoria de executivos na procura proativa de novos projetos profissionais em Portugal e no estrangeiro (Europa, África e Golfo Arábico).

Jorge Fonseca, partner da GEORGE, explica que atualmente os mercados que oferecem mais oportunidades são a República da Irlanda e o Luxemburgo. A República da Irlanda beneficia de uma localização de proximidade histórica com os Estados Unidos e cujo PIB cresce a 10 por cento ao ano e onde nove em cada dez multinacionais de tecnologias e oito em cada dez farmacêuticas e de medical devices têm as suas sedes europeias. O Luxemburgo, por sua vez, tem uma relação estreita com Portugal visto que “16.5 por cento da população ativa são portugueses e lusodescendentes, para além de um mini-estado que começa a ter grande relevância para as empresas do setor financeiro”, explica. Estes dois mercados estão a assumir crescente protagonismo no seio das multinacionais que pretendem abandonar o Reino Unido, devido ao Brexit, e encontrar o mercado ideal para as suas sedes.

Ao longo da sua vasta experiência de assessoria de Career Change, Jorge Fonseca já teve a oportunidade de pesquisar diversos mercados, cada um deles a funcionar à sua maneira. Dos mercados africanos, destacam-se Angola e Moçambique. São mercados que recebem um vasto numero de emigrantes portugueses, mas que não os conseguem, na maioria das vezes, manter dado que alguns casos as condições encontradas não correspondem às expectativas e não oferecem a estabilidade exigida, não convidando a que as famílias do/a cônjuge que vai numa fase inicial mude a sua residência.

É frequente também que os mercados tenham picos de sucesso. Até há quatro anos foi dado protagonismo aos mercados dos Emiratos Árabes (Dubai e Abu Dhabi), ao Qatar e à Arábia Saudita. Esses mercados estão, neste momento, estagnados pelo que não estão a receber novos trabalhadores e muitos dos trabalhadores europeus que atraíram estão a querer sair para outros polos em desenvolvimento.

Existem vários fatores que influenciam a mudança de ‘popularidade’ destes mercados. O saudosismo, porque é frequente os emigrados quererem “sair e vir para mais perto de casa e é, nesse sentido, que a República da Irlanda e o Luxemburgo são boas opções, dado que são hoje grandes centros de decisão europeus e as viagens são mais curtas e baratas”, explica. Para além deste fator do foro pessoal, existem outros do foro profissional como a satisfação, a hipótese de progredir na carreira e a situação favorável ou desfavorável da empresa. “Cerca de 65 por cento das pessoas que estamos a assessorar na mudança de emprego estão empregadas, mas não estão satisfeitas (sentem-se estagnadas, não se identificam com as capacidades de liderança das chefias, negócio a decair, …). O nosso trabalho é mesmo esse, ajudar os candidatos/clientes a encontrarem projetos profissionais que vão de encontro às suas expectativas pessoais e de carreira”, explica.

É nesta ligação e conhecimento dos mercados que Jorge Fonseca se cruza numa receção da Embaixada da Turquia em Lisboa com o CEO da TERRA International. Esta ligação começou com um pedido de ajuda deste empresário, recém-chegado a Portugal, para o ajudar a apresentar-se a diversos empresários portugueses de referência.

Quanto à presença no evento, Jorge Fonseca admite que é “um bom espaço para aprender sobre o setor hoteleiro e entender o que falta em cada hotel. É bom para analisarmos os hotéis como negócios. A TERRA International faz isso, olha para o hotel como um negócio cujo principal objetivo é ser rentável. Para isso, é necessário encarar os negócios de forma fria e objetiva, onde todos os cêntimos contam”. Não nega que seja também um bom espaço para alargar a sua lista de contactos e potencializar novas parcerias.

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