Na origem dos melhores citrinos do Algarve
Ainda no encalço da Rota da Laranja, a Revista Business Portugal teve a oportunidade de conhecer o casal Jaime e Ilda Ferreira, proprietários dos Viveiros Quatorze & Ferreira, lda.
Com mais de 50 anos de experiência em viveiros, Jaime Ferreira, que sempre trabalhou em nome individual, decidiu expandir o seu negócio com a agregação do filho, Bryan Ferreira, ao corpo gerente desta entidade. Tudo aconteceu há cinco anos, quando a Jaime Quatorze Ferreira passou a denominar-se Viveiros Quatorze & Ferreira, Lda.
Atualmente, esta empresa produz e comercializa todo o tipo de árvores de fruto, mas é nos citrinos que encontra a sua especialidade: “Tenho o orgulho de poder dizer que trabalho com alguns dos maiores e melhores produtores de citrinos do Algarve”, adiantou o nosso entrevistado.
Para além dos citrinos e frutos convencionais como a maçã, a amêndoa, o pêssego e a azeitona, também os frutos tropicais começam a ter destaque nos Viveiros da Quatorze & Ferreira: “As anonas, mangas e abacates são cada vez mais solicitados. Principalmente os abacates, uma vez que são frutos mais bem pagos que os citrinos e não requerem tantos cuidados na produção”, confidenciou-nos.
Conscientes da necessidade de adaptação constante ao mercado, o casal empreendedor encontra-se atento aos vizinhos espanhóis, responsáveis por grande parte dos viveiros na Península Ibérica e vanguardistas nesta atividade profissional: “Os espanhóis continuam a fazer-nos frente, mas a verdade é que nós já temos o nosso mercado bem trabalhado e clientes fiéis com quem trabalhamos há já muitos anos”, assumiram, ao mesmo tempo que nos davam conta de que os seus clientes espalham-se um pouco por todo o Algarve, mas com mais expressão entre Loulé e Portimão.
Jaime Ferreira faz parte da Associação de Viveiristas do Distrito de Coimbra e, por isso, a germinação das suas plantas é realizada nestas instalações, no entanto, todos os procedimentos seguintes ocorrem já no Algarve, inclusive a distribuição que é garantida, também, pelos Viveiros Quatorze & Ferreira: “Sempre trabalhei honestamente, com garantia sanitária e com produtos de grande qualidade. Foi isso que me fez chegar até aqui e é isso que me faz continuar e apostar neste negócio com o meu filho”, afirmou.
Com cerca de 50 mil plantas prontas para venda e muitas mais em fase de crescimento, os viveiros Quatorze & Ferreira fizeram parte da Mostra da Laranja que se realizou em Silves e associaram-se à nova Rota da Laranja, que também pretende desenvolver e dinamizar ainda mais a região: “Quanto mais visibilidade esta Rota tiver, melhor”, finalizou o casal.