68 anos de apoio à comunidade

O Centro Social Bonitos de Amorim tem por objetivo “colaborar com as famílias na formação e educação dos seus filhos, bem como na promoção sociocultural da comunidade, coadjuvando os serviços públicos competentes e outras instituições num espírito de solidariedade e colaboração. O Diretor Domingos Santos relembra o trabalho idóneo do Centro que há 68 anos zela pelo bem-estar de todos.

História com grandeza social

Fundado a 19 de fevereiro de 1952, o Centro Social Bonitos de Amorim, era designado inicialmente de Beneficiente. No entanto, anteriormente à data da fundação e no mesmo registo, funcionava em Amorim a Conferência de S. Vicente de Paulo, presidida pelo Pároco da freguesia, que recolhia junto dos mais abastados géneros e dinheiro para distribuir pelos mais carenciados na antiga residência paroquial. Ajuda que se estendia aos doentes e idosos, com refeições enviadas por familiares e também, entre 1958 e 1969, a cerca de 40 crianças que frequentavam a escola primária.

Domingos Santos, Diretor

Posteriormente, a instituição passou a ser denominada por Centro de Assistência Bonitos de Amorim, e nessa altura foram elaborados os primeiros estatutos aprovados por despacho ministerial de 6 de fevereiro de 1959 e publicados no Diário do Governo n. 85, III Serie, a 10 de abril de 1959. Mais tarde, e por sugestão do Ministério dos Assuntos Sociais, o centro passou a designar-se Centro Social Bonitos de Amorim, alteração aprovada, por unanimidade, em assembleia geral em 1978, que serviu para aprovação dos novos estatutos da instituição. Atualmente, o Centro Social Bonitos de Amorim conta com, aproximadamente, dois mil associados, e além do estatuto de IPSS, é uma instituição de Utilidade Pública Sem Fins Lucrativos, sendo a única associação da freguesia de Amorim com estas características.

A sua ação abrange a freguesia de Amorim e freguesias circunvizinhas do concelho da Póvoa de Varzim.

Um apoio que chega a todos

Em 1975 o Padre Figueiredo doou à instituição um terreno e casas que eram sua propriedade, que deram lugar à construção do novo edifício do Centro, inaugurado a 2 de outubro de 1982, pelo Sr. Professor Marcelo Rebelo de Sousa, na altura Ministro do Governo presidido pelo Dr. Pinto Balsemão. Domingos Santos revela-se orgulhoso com o trabalho desenvolvido até à data. A equipa jovem e qualificada presta de forma eficaz um considerável número de serviços. O projeto, que começou inicialmente apenas com as valências pré-escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres, foi crescendo, adaptando-se e alargando a oferta de serviços aos mais idosos.

O Centro Social Bonitos de Amorim implementou diversos serviços vocacionados para o auxílio à população mais envelhecida, nomeadamente um Centro de Dia e o serviço de apoio domiciliário.

De olhos postos no futuro, está em curso o projeto para a criação de um lar, um grande investimento para a comunidade.

Domingos Santos, mostra-se confiante no futuro da instituição que em breve, graças a este novo projeto social, terá uma nova valência.

You may also like...