MS Car: Adaptação aos novos desafios
A crescer e a adaptar-se ao mercado desde 1980, a MS Car é um nome incontornável no mercado automóvel do Algarve. O CEO, André Marques da Silva, desvendou parte do segredo do sucesso desta empresa.
Esta é uma história que começou há 38 anos atrás. José Marques da Silva e António Portela de Morais (entretanto falecido) fundaram a Fialgar como sócios, empresa representante da Fiat Portugal em Faro, corria o ano de 1980. A empresa foi crescendo e hoje quem a lidera é a segunda geração: André Marques da Silva, filho de um dos fundadores, dá continuidade ao trabalho. “A empresa foi crescendo”, começa por nos narrar, “houve um momento importante em 2005 em que a MS Car passou a agrupar várias marcas sobre a mesma empresa”. Essa fusão marca o nascimento da MS Car como tal.
Na época, este concessionário representava a Chrysler, a Dodge, a Jeep, a Lancia, a Fiat, a Alfa Romeo, a Honda, a Seat e a Suzuki. “Hoje demos o salto”, afirma orgulhoso, “e já representamos 13 marcas de automóveis. Foi, sem dúvida, um crescimento notável. Se lhe dissesse que somos a maior empresa de distribuição automóvel do Algarve não lhe estaria a mentir”.
Nem a crise económico-financeira que atingiu Portugal em 2008 abateu este forte projeto, apesar de o mercado do setor automóvel ter caído 70 por cento. A MS Car soube adaptar-se e ultrapassar a crise, por forma a reerguer-se agora que o mercado está a regressar à sua atividade normal. “Não está ainda bem como estava antes da crise, mas aproxima-se do que era”.
Região algarvia em evolução
Não é possível compreendermos uma empresa sem compreendermos também o mercado regional em que se insere. “Eu estou na empresa há 20 anos. O que eu noto é que o Algarve evoluiu muito, especialmente graças ao turismo. Nas últimas duas décadas, a região algarvia deixou de ser um turismo de descoberta e tornou-se uma região de turismo consolidado, com infraestruturas preparadas para a procura e profissionais experientes”. Tal como a região, a MS Car faz corresponder a sua oferta à procura dos seus clientes. “Atualmente, há uma procura do mercado francês que antes não existia. Também o mercado inglês se tem retraído muito, devido ao Brexit”, o que é especialmente preocupante, considerando que o “Algarve depende muito deste mercado”. Quem se fixa no Algarve procura sempre ser detentor de um carro e os estrangeiros residentes não são exceção.
Novos desafios
Ao longo dos 38 anos de atividade, a estratégia da MS Car tem-se mantido constante, tal como nos dá conta André Marques da Silva: “a nossa estratégia sempre passou por crescer dentro do setor, o que se traduz em representar a maior quantidade de marcas. “Por um lado, para aumentar o volume de negócios, por outro lado para diminuir o risco, uma vez que as marcas passam por lançamentos de modelos novos e períodos menos bons”. Esta redução de risco é um dos fatores de sucesso da concessionária.
Cada marca tem o seu próprio objetivo e o “conjunto dos objetivos é o objetivo da MS Car. É um desafio constante”, revela-nos, “mas sempre conseguimos estar à altura e o ano passado, especificamente, foi muito bom”.
Um dos desafios dos tempos modernos, impostos pela geração millennial, é a enorme quantidade de informação disponível à distância de um clique. “O cliente que nos visita no stand às vezes tem mais informação do que o próprio vendedor. Na internet encontra-se de tudo, inclusive as caraterísticas do carro e trâmites de comparação entre modelos. Esta Era da informação, para um comerciante, é um desafio novo, pois podemos ter menos visitas físicas, mas temos visitas online constantes. Eu estou convencido de que no futuro haverá quem compre o carro online, sem antes se deslocar até aqui para fazer um test drive”. O gestor de clientes é cada vez mais confrontado com esse tipo de clientes e terá de saber compreendê-lo.
Este cliente online procura preço e rapidez, muito mais do que afabilidade ou simpatia. “Quer as coisas no momento, não pode esperar”. É um desafio muito grande para as empresas mais antigas, que ainda enfrentam o facto de a geração millennial não ver como prioridade a compra de um carro.
O comércio automóvel está sempre em mutação. A chegada dos híbridos e dos elétricos são prova disso mesmo. Se este tipo de modelos continuar a sua expansão, estruturas grandes como concessionárias tornar-se-ão obsoletas e as oficinas darão por si com menos serviço. Esta é “uma nova realidade que exige adaptação das empresas”.
O cliente como prioridade
A MS Car marca presença em Faro, Portimão e Vila Real de Santo António e em todas estas localizações a forma de trabalhar é a mesma: “Somos uma empresa com muita experiência no setor, impomo-nos pelo nosso rigor e estamos focados no que verdadeiramente interessa. Temos sempre a noção de que o objetivo primordial é dar ao cliente um serviço de excelência, foi isso que me foi transmitido pelo meu pai e é isso que eu tento transmitir às minhas equipas. Tudo o resto é secundário”.
As rent-a-car locais são os principais parceiros, para dar resposta ao turista do Algarve: “É o nosso cliente principal, a quem vendemos centenas de automóveis por ano, por um lado vamos renovando a sua frota, por outro lado ajudamos do defleet, pois precisamos de ter carros usados para vender a clientes particulares”. O volume de carros novos vendido é bem superior ao de carros usados. A rentabilidade dos carros usados, no entanto, é maior do que no caso dos carros novos.
A MS Car tenta estar sempre à frente no mercado, ter o que de mais recente se faz no setor, as novas tecnologias e as novas ideias. “Tudo o que vem de novidade tentamos aplicar rapidamente”, refere. Trinta e oito anos de história são feitos de “saltos qualitativos, quer no serviço, nas instalações, ou até na adaptação à evolução que o mercado tem e os novos desafios que são lançados”. “Não tenho medo nenhum dos desafios que aí vêm”, finaliza, “e cá estaremos para os enfrentar”.