Um distinto fornecedor de soluções e serviços
Direção de inovação e Transformação Digital, Catarina Teixeira, Pedro Gil (CEO), Lu Moreda e Augusto Lacerda
A Informantem, Informática e Manutenção, empresa de referência em Portugal e em vários países do mundo, fornece soluções e serviços de Tecnologias de Informação (TI). Pedro Gil, Diretor-Geral, apresenta um crescimento suportado numa grande transformação orgânica e na aquisição de novas competências.
Quais os fatores distintivos, refletidos em 25 anos de história?
Este ano completamos 25 anos de presença no mercado a promover a tecnologia e isto enche-nos de orgulho. Temos uma evolução crescente; investimos e adquirimos outras empresas, desenvolvemos parcerias estratégicas e expandimos com isto a nossa proposta de valor. Criámos mais de 200 postos de trabalho, avançámos para outros continentes e conquistámos conhecimento, solidez e agilidade suficientes para enfrentar um mundo pandémico. É interessante pensar que o mundo parou, mas a Informantem não. Assim como todos os da linha de frente, também estávamos em combate. Tínhamos a licença para deslocamentos para realizar a nossa missão: facilitar a tecnologia com as nossas soluções e manter a economia viva. A nossa atuação eficiente dentro deste cenário único e desafiador que o mundo vive – há pouco mais de um ano – foi possível através da confiança de nossos colaboradores, em especial a equipa técnica, que proporcionou aos nossos clientes a transformação das suas rotinas de trabalho para a casa, em metodologias, o entusiasmo que todos temos pela tecnologia e a nossa proposta de valor completa garantida a partir da relação construída com os melhores fabricantes de hardware e software do mercado. Todo este conhecimento adquirido e impulsionado pelo crescimento contínuo sustenta a nossa tagline: o Keep IT Simple. Este é o nosso espírito!
As parcerias com os maiores fabricantes do mundo das TI e a vossa experiência e competência, dão lugar a um conjunto de soluções inovadoras. De que soluções falamos e quais as vantagens da sua aplicabilidade?
É impossível falar em inovação sem mencionar diversidade e relacionamento humano. A nossa capacidade de oferta ao mercado nacional e internacional surge a partir destes 25 anos de história que temos e as parcerias estratégicas consolidadas deste então. Durante toda a nossa existência sempre consideramos diferenciador o nosso relacionamento com os melhores fabricantes de hardware e software. Se hoje somos reconhecidos como consultores tecnológicos é devido ao conhecimento adquirido. Contamos com equipas altamente especializadas e certificadas nas mais diversas áreas, garantido soluções multi-fabricantes que permitem aos nossos clientes um atendimento completamente integrado, personalizado e direcionado para com as suas necessidades para que possam retirar os melhores resultados dos investimentos efetuados. Ao longo do último ano ouvimos muito a buzzword “transformação digital”. Sabemos há imenso tempo que ser digital era uma necessidade. Entretanto, passou a ser um requisito de sobrevivência para muitos negócios e somente através desta diversidade de portfólio conseguimos implementar soluções de Datacenter, mobilidade, virtualização, postos de trabalho, segurança. Ou seja, soluções para diferentes estágios dentro deste movimento de transformação digital.
A Informantem promove uma forte política de sustentabilidade ambiental, em que se insere o Programa ReSeed. Em que consiste e quais os objetivos inerentes?
Acreditamos que a tecnologia é vital para definirmos cadeias produtivas mais eficientes e sustentáveis. O projeto Reseed criou-se a partir dessa crença, responsabilidade social e consciência coletiva. Este mindset de transformação social é crescente dentro de nós; seja ao disponibilizarmos soluções integradas no nosso portfólio, que otimizam bens e recursos, ou através de ações internas, como por exemplo: utilização de biodegradáveis para um simples café ou evento interno, garrafas reutilizáveis para os nossos colaboradores e etc. Desenvolvermos uma cultura de compensação e reflorestamento em conjunto com os nossos parceiros e clientes a partir da conversão da utilização do papel do serviço de Managed Print Services em árvores foi mais um passo alcançado, algo natural, completamente alinhado com nossa missão e valores uma vez que sabemos que o meio ambiente não é uma temática a ser celebrada ocasionalmente. É indiscutível o valor transformador que a tecnologia pode gerar. E, se depender de nós, esta transformação será positiva, democrática e sustentável.
Antes da pandemia, a Informantem já havia iniciado o programa de transformação digital, tendo definido a estratégia empresarial 2020/2022. Quais os pilares desta estratégia e como estão a ser materializados?
Inseridos na recém-criada DITD – Direção de Inovação e Transformação Digital – lançamos alguns programas e projetos internos de transformação organizacional que acreditamos serem os pilares da nossa atuação nos próximos anos, nomeadamente quando no pós-Covid19, se intensificam a utilização de alguns modelos de trabalho como o teletrabalho e os canais digitais de relacionamento com os clientes e parceiros. Internamente, lançámos também alguns projetos, como uma nova ferramenta de CRM, um portal de serviços, uma nova plataforma interna de partilha de conhecimento, tudo isto acompanhado com uma revisão da imagem e um programa de incentivo à produção de conteúdos técnicos.