A garantia de um futuro promissor

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC) é um caso de sucesso e a prova é que os seus alunos têm mercado de trabalho garantido quase a 100 por cento. Com o fim de um ano letivo e a preparação do próximo, a Direção, Presidida por Vera Tia, aposta em novos cursos e na melhoria dos que já existem.

Muitos alunos conseguem o seu primeiro trabalho através de contactos pessoais, fruto de estágios e formação em contexto de trabalho?

A grande maioria dos nossos alunos consegue o seu primeiro trabalho após o primeiro estágio de Formação em Contexto de Trabalho; alguns formandos chegam mesmo a fazer um acordo com as entidades empregadoras, que ficam a aguardar que os mesmos concluam os seus percursos formativos para os poderem finalmente contratar. A qualidade dos protocolos e parcerias revelam-se uma mais-valia para a escola e para a qualidade da formação, pois proporcionam ambientes e experiências de aprendizagens únicas. Uma das maiores referências da EPDRAC é, sem dúvida, a qualidade profissional dos nossos alunos, característica que facilmente lhes abre as portas do mundo laboral.

A EPDRAC aposta num ensino inovador e tem sido um ator importante no paradigma do ensino profissional, cada vez mais valorizado, e ano após ano vai aumentando a oferta formativa respondendo às necessidades de quem vos procura. É isso que vos torna diferentes?

Não sei muito bem o que nos torna diferentes, mas somos realmente especiais. A EPDRAC é mais do que uma escola, é uma família, por isso aquilo que fazemos é com amor… É assim um “estar e viver” quase em espírito de missão. Ninguém ensina nada se não gostar dos seus alunos, se não sentir paixão pelo que faz. E os alunos sentem essa diferente forma de estar e ser; sentem também que são valorizados e que o seu trabalho é reconhecido.

O valor humano e a criação de laços entre alunos e instituição, que perduram para além do término do curso, são os grandes pontos diferenciadores da EPDRAC. Esta relação de proximidade e afeto conjugados com o espaço privilegiado onde está inserida são decisivos na escolha dos alunos?

Somos realmente uns privilegiados por usufruirmos deste espaço magnífico que é a centenária Coudelaria de Alter. Tudo conjugado, escola e coudelaria, resulta na experiência única que se vive na EPDRAC; e quando vivemos intensamente algo, tal resulta em experiências diferenciadoras que perdurarão no tempo. Penso que é esta simbiose que pesa na escolha dos alunos. Ser EPDRAC está para além do que os olhos podem alcançar… é um sentimento!

Sendo neste momento prioritário encontrar soluções para os novos desafios impostos, qual é o plano estratégico delineado para o ano letivo 21/22?

Para o próximo ano letivo não vamos apostar em novos cursos, mas sim reforçar os que já existem com novos projetos e desafios. Temos vivido momentos muito particulares da nossa existência; a pandemia levou-nos a esperança, adiou-nos os sonhos, colocou as nossas vidas em suspenso, forçou-nos a parar para pensar, a refletir e equacionar tudo o que fomos, somos e o que queremos realmente vir a ser. Obrigou-nos a reconstruir pontes e a reinventar estratégias, a encontrar soluções para a mudança drástica que se ia abatendo sobre nós. Como tal, o nosso plano estratégico pressupõe a implementação de vários projetos de âmbito internacional e o desenvolvimento, entre outros, de três projetos inovadores que constam na implementação de um Centro de Testagem e Performance de Raças Autóctones e Exóticas de Pequenos Ruminantes, um Centro de Recuperação e Reprodução da Raça Autóctone Peru Preto Português, da qual somos detentores do livro da raça, um Centro Tecnológico de Reprodução e Colheita de Sémen de Ovinos e Caprinos e um projeto para estudo da biodiversidade do nosso concelho. A estes projetos acrescem os habituais concursos equestres que tanto nos caracterizam e que são a bandeira da escola há vários anos. A adversidade obriga-nos a crescer, tornando-nos resilientes e pessoas resilientes superam melhor os problemas. Que os ensinamentos desta guerra silenciosa e invisível nos tornem pessoas melhores e nos façam acreditar num novo amanhã, pleno de diferentes oportunidades. Que não nos falte a força e a inspiração para continuar a investir nos nossos alunos!

You may also like...