Inovação e qualidade como caminho para alcançar a excelência

ESHTE: 32 anos de excelência ao serviço da qualidade e da inovação no ensino superior público em Hotelaria, Turismo e Restauração.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) é uma referência no ensino superior politécnico em hotelaria, turismo e restauração, tendo vencido o prémio de Melhor Formação em Turismo nos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”.

Ao longo de mais de três décadas, a missão da ESHTE tem sido a de criar, transferir e difundir conhecimento através de uma ampla oferta formativa que inclui licenciaturas, formação pós-graduada, mestrados e um doutoramento em parceria com o IGOT-ULisboa, e da aposta na inovação e qualidade como caminho para alcançar a excelência. O corpo docente da ESHTE é altamente qualificado e combina o conhecimento científico com a experiência no sector, garantindo uma partilha de conhecimentos atualizados e uma aprendizagem enriquecedora aos estudantes, em estreita ligação com o mercado.

A Escola adota uma abordagem inovadora nos processos de ensino-aprendizagem, utilizando métodos e tecnologias modernas centradas nos estudantes. Os docentes são incentivados a adotar práticas pedagógicas inovadoras, como o uso de recursos digitais, simulações, estudos de caso e aprendizagem baseada em projetos práticos multidisciplinares, permitindo aos estudantes aplicar os seus conhecimentos em contextos reais de trabalho. Para além disso, a interdisciplinaridade é promovida, estimulando os estudantes a explorar diferentes áreas de conhecimento e a trabalhar em equipa, desenvolvendo competências como o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho colaborativo.

Destacam-se dois casos de sucesso de aplicação de modelos de ensino-aprendizagem que têm recebido reconhecimento e prémios pela sua abordagem inovadora: o Juniors Managers Program for Hospitality (JUMP) e o Event Management Learning Model (EMLM). O JUMP permite aos estudantes desenvolver competências de direção hoteleira em contexto de prática simulada, enquanto o EMLM consiste na conceção, produção e avaliação de eventos por parte de equipas de estudantes.

A ESHTE valoriza também a investigação científica e aplicada como via impulsionadora da inovação. Através de projetos de investigação e da colaboração com outras instituições académicas e empresas, a Escola incentiva a produção de conhecimento e contribui para a inovação de produtos, processos e modelos de negócio.

Acolhe, nomeadamente, um polo do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CITUR), acreditado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com mais de 120 investigadores. A internacionalização desempenha igualmente um papel relevante na inovação pedagógica da Escola e, neste contexto, oferece programas de intercâmbio e parcerias com instituições de ensino superior estrangeiras, possibilitando que estudantes, docentes e não docentes vivenciem diferentes experiências culturais e de trabalho. Por outro lado, a ESHTE tem atraído estudantes de várias partes do mundo e desenvolvido projetos com instituições académicas de diversos países, promovendo a partilha de conhecimento e a diversidade cultural.

Por estas razões, os estudantes da ESHTE têm consistentemente alcançado elevados níveis de empregabilidade, acima de 90%.

Estamos, assim, perante uma Escola de ensino superior politécnico de excelência em hotelaria, turismo e restauração que, através de uma oferta formativa qualificada, com uma elevada componente prática, práticas pedagógicas inovadoras, investigação científica e aplicada em colaboração com o sector e pautada por uma crescente internacionalização, proporciona uma formação inovadora e de qualidade e desenvolve as competências necessárias para os estudantes enfrentarem os desafios do mercado de trabalho e da criação do seu próprio emprego.

 

You may also like...