“A inovação está enraizada no nosso ensino”

A Diretora Jenny Lao Phillips, em entrevista, dá a conhecer o universo da Faculty of Business and Law, a abordagem internacional do ensino e os programas académicos.

 

Jenny Lao Phillips, Diretora

 

Considerando o foco da Faculty of Business and Law na formação de líderes empreendedores e socialmente responsáveis, como é que vê o papel da inovação no desenvolvimento desses líderes, especialmente num mundo em constante mudança e desafios sociais complexos?

A inovação está enraizada no nosso ensino e nos nossos projetos. Incorporamos visitas de estudo a organizações em Macau e na área da Grande Baía (Guangdong-Hong Kong-Macau – GBA), expomos os alunos a eventos regionais e convidamos especialistas da indústria para partilharem a sua experiência, por forma a manter os nossos alunos atualizados sobre o que está a acontecer na sociedade em que vivemos. Ao contrário de outros programas de BBA, o nosso objetivo é facilitar o desenvolvimento da rede de contactos dos nossos alunos, durante os quatro anos de estudo. Ao nível do mestrado, organizamos eventos de networking para os nossos alunos com especialistas dos vários setores. A nossa faculdade também criou uma incubadora que auxilia os nossos alunos no desenvolvimento das suas ideias de negócios e faz a ponte entre os alunos e outras faculdades com o objetivo de comercializar os resultados das suas pesquisas. Este papel é apoiado pela rede de contactos na GBA que a FBL tem vindo a desenvolver criando parcerias nas diversas cidades da Grande Baía, que oferecem plataformas para o desenvolvimento dos nossos alunos. A inovação é altamente valorizada na nossa faculdade e enraizada na nossa Universidade, com laboratórios de pesquisa pioneiros em neuro marketing, ciências ambientais e estúdios de design com instalações de última geração. O objetivo da nossa universidade é apoiar nossos alunos a pensar criativamente.

A abordagem internacional do ensino combinando métodos de resolução de problemas, estudos de caso e aprendizagem baseada em projetos, é fascinante. Como é que essa abordagem tem impactado não apenas a formação dos estudantes, mas também a cultura académica e a colaboração entre os membros do corpo docente de diferentes nacionalidades?

Os métodos de ensino da nossa Faculdade são concebidos para melhorar o pensamento crítico e criatividade dos nossos alunos e para incentivar o trabalho em equipa. Isso também incentiva os nossos professores a utilizar métodos de ensino criativos. A nossa equipa de dez professores com diferentes nacionalidades, expõem os nossos alunos a diferentes culturas e proporciona um intercâmbio cultural entre os membros do nosso corpo docente. Com diferentes competências ao nível da formação, e um ambiente cultural diversificado, a Faculdade trabalha em equipa nos vários programas lecionados, na investigação e desenvolve ainda vários projetos com instituições parceiras em Portugal, Brasil, China Continental e outros países europeus e asiáticos.

O programa académico oferecido pela Faculty of Business and Law abrange uma ampla gama de áreas, desde Administração de Negócios até Estudos Governamentais e Desenvolvimento Comunitário. Como é que vê a interseção dessas áreas de estudo na formação de profissionais capazes de enfrentar desafios complexos e promover mudanças significativas na sociedade?

Nos programas de mestrado temos alguns módulos comuns aos vários programas. Alunos de diferentes cursos compartilham ideias e experiências. Por exemplo, os nossos alunos de Business e os de Desenvolvimento Comunitário trabalham juntos no módulo de Empreendedorismo para identificar problemas sociais e desenvolver ideias de negócios para que os possam vir a solucionar. Estes módulos partilhados permitem que estudantes de diferentes disciplinas analisem questões de diferentes setores sociais e ponderem sobre soluções intersectoriais, combinando organizações governamentais, empresas e organizações sem fins lucrativos. Em todos os nossos programas, promovemos que cada organização seja uma entidade social. Incentivamos os alunos a pensar em ideias de negócios que resolvam problemas sociais ou que façam os nossos alunos de Estudos Governamentais e Desenvolvimento Comunitário aplicar conhecimentos de gestão empresarial para desenvolver setores públicos e sem fins lucrativos.

You may also like...