Mildog Taxicão: paixão em movimento pelos patudos

Cremilde Santos é a mente por trás do Mildog TáxiCão, um serviço onde a sua paixão pelos animais guia cada viagem e cada cuidado, tornando o mundo um lugar melhor para os nossos patudos.

Cremilde Santos, Gestora

O Mildog Táxicão celebrou o seu segundo aniversário no mês de maio. Como surgiu a ideia de criar este projeto? Durante estes dois anos, qual foi o impacto do TáxiCão na comunidade local e nas vidas dos tutores e animais de estimação?

A ideia do projeto surgiu durante o meu estágio de auxiliar de veterinária numa clínica no Cartaxo. Aliás, lembro-me perfeitamente de uma situação que aconteceu logo no primeiro dia, em que havia a necessidade de ir com um cão a Lisboa fazer uma TAC, mas o tutor, por motivos alheios, acabou por não levar o animal. Posteriormente, houve outras situações, por exemplo, de pessoas idosas que não tinham como levar o seu animal ao veterinário ou tutores que não sabiam como dar medicação ou desinfetar suturas. Assim, surgiu também a ideia de alargar o campo de atuação do Mildog TáxiCão aos domicílios. Os tutores têm acolhido muito bem esta ideia, salientando a sua importância. Também as clínicas reconhecem que este serviço fazia falta e cada vez mais o recomendam. O TáxiCão tem facilitado a vida aos tutores porque muitas vezes não têm tempo ou trabalham longe ou têm um animal de grande porte ou com muita energia que não conseguem tratar.

É o primeiro táxi para animais de companhia, disponível para qualquer lugar. Além do transporte, que outros serviços a Mildog TáxiCão oferece para promover o bem-estar dos patudos? Quais os benefícios destes serviços para animais e tutores?

Também fazemos domicílios. Quando os tutores vão de férias e preferem que o seu animal fique em casa no seu espaço, asseguramos que não falta água nem comida, mudamos a areia no caso dos gatos ou outras situações que sejam necessárias ao bem-estar dos patudos. Se nos apercebermos que o animal não está bem, também o levamos à urgência. Damos injeções, medicação, fazemos pensos, desinfetamos suturas ou verificamos a febre do animal. Em termos de benefícios, o facto de ser auxiliar de veterinária com conhecimentos em primeiros socorros e com experiência na área veterinária deixa o tutor mais descansado. A disponibilidade de horário, o serviço de urgência 24h em caso de risco de vida do animal, a prontidão e o fator tempo que o tutor poupa são outras vantagens.

A Cremilde é apaixonada por animais, dedicando-se com carinho a cada patudo. Qual é a sua visão em relação ao papel do Mildog Táxicão no fomento do bem-estar animal e na consciencialização dos cuidados e direitos dos animais?

Essa consciencialização tem vindo a ser trabalhada. Nos dois anos de atividade fomos a várias escolas e jardins-de-infância apresentar o TáxiCão e promover o bem-estar animal interagindo com os mais pequenos e fazendo-nos acompanhar de um cão. Ainda este ano está previsto o lançamento de um novo projeto nesse sentido, que será único na região e provavelmente no país. A longo prazo há outras ideias a concretizar. A consciencialização foi sempre um dos objetivos da Mildog e num futuro próximo se verá.

Sob a liderança determinada da Cremilde, quais são os planos e objetivos futuros do Mildog TáxiCão? Além disso, que conselhos valiosos pode partilhar com as mulheres que desejam iniciar o seu próprio projeto?

Inovar, inovar, inovar. Estar sempre um passo à frente! A pensar sempre no bem-estar dos animais. Alguns planos passam por fazer chegar os nossos serviços a outros concelhos e a mais pessoas nos já existentes. Estamos também a trabalhar para disponibilizar o serviço de fisioterapia veterinária. Pretendemos ter uma pessoa na região do Cartaxo e Santarém e avançar também para Lisboa. As mulheres que desejam avançar com o seu próprio projeto, em primeiro lugar têm de gostar do que vão fazer e entregar-se a 100%. Ter garra e músculo! Não devem ter medo de avançar, porque perante qualquer entrave que possa surgir, tudo se vai resolver. Pensamento positivo sempre! Nunca desistir dos seus objetivos por mais difíceis que eles sejam de alcançar.

You may also like...