No top 4 do mercado nacional de Consumer Healthcare

A Perrigo, multinacional americana farmacêutica, é uma das maiores referências na área de Consumer Healthcare. Beatriz Caeiro é a diretora geral, desde 2018, da Perrigo Portugal e em entrevista à Revista Business Portugal revelou-nos as ambições, os desafios e as perspetivas para o futuro.

Apresente-nos a história da Perrigo enquanto multinacional americana.
A Perrigo nasceu em 1887 nos Estados Unidos da América e desde a sua fundação tem disponibilizado aos seus clientes e consumidores produtos de alta qualidade que apoiam a saúde e o bem-estar pessoal, fornecendo soluções eficazes que vão ao encontro das necessidades dos consumidores. Em novembro de 2014 a Perrigo adquiriu a Omega-Pharma, empresa de capitais Belgas presente em 35 países, maioritariamente Europeus, o que reforçou a sua posição global de liderança. Hoje a Perrigo é líder no fornecimento de soluções de saúde e bem-estar de venda livre que melhoram o bem-estar individual, capacitando os consumidores a prevenir ou tratar de forma proativa situações que podem ser autogeridas.

O que considera que mudou desde a anterior designação Omega Pharma?
Mudou muito, porque não éramos a típica multinacional. A Omega Pharma foi crescendo por aquisições de marcas e empresas nos vários países onde operava. Cada país trabalhava por si e depois os resultados finais eram consolidados, daí não termos o comportamento de multinacional.
Desde o momento em que fomos adquiridos pela Perrigo passamos a ser uma multinacional de referência nesta área. Temos uma visão corporativa comum pela qual nos regemos e que está 100 por cento focada em Consumer SelfCare, ou seja, em auto-cuidado na área da saúde. Hoje temos marcas, ativações, processos e formas de trabalhar comuns e globais. Mudamos muito e sentimo-nos uma verdadeira multinacional, com um excelente espírito de equipa.

No universo Perrigo, Portugal assume um papel preponderante. Qual é a mais-valia do nosso país?
Em Portugal, temos um papel importante não só por sermos a quarta empresa do ranking de Consumer Healthcare, mas também pelos nossos resultados financeiros. Poucos países estão no top cinco e nós estamos e além disso temos um dos melhores operating income, em percentagem, da companhia. Desta forma, somos vistos como uma referência dentro da Perrigo. Em Portugal, somos líderes em oito categorias e somos vistos como uma inspiração para outros mercados. Também por sermos um mercado pequeno e obtermos bons resultados, somos muitas vezes utilizados como “país teste” para muitas iniciativas que, posteriormente, se tornam globais.

Perrigo Portugal líder em oito categorias:
Higiene íntima – Lactacyd;
Desparasitantes do cabelo (piolhos e lêndeas) – Paranix;
Imunoestimulantes – Vitacê;
Anti-helmínticos – Zentel;
Higiene e limpeza nasal – Libenar;
Estrias – Bio-Oil;
Desabituação tabágica- Niquitin

Para além destas oito categorias, também dispõe de outras marcas…
Nas outras categorias estamos, por norma, no top cinco. Nas categorias de inverno somos muito fortes, porque temos o Antigrippine – terceira marca nas gripes e constipações; Bronchodual – tosse; Neo-Sinefrina – descongestionante nasal; Vitacê – líder nos imunoestimulantes para prevenção do aparecimento de gripes e constipações e atua também numa recuperação mais rápida com o lançamento do Vitacê Recovery. Com este portefólio completo para inverno, os nossos parceiros sabem que podem contar com a Perrigo, porque oferecemos soluções para todos os problemas. Apesar de termos marcas que estão presentes o ano inteiro, começamos a construir um portefólio forte no verão, como é o caso da marca Caladryl (gama de solares); Jungle Formula (replente de mosquitos) e Cellulase (anticelulítico). A nossa intenção é fortalecer as marcas principais e lançar extensões de linha para complementarem a base e, ao mesmo tempo, entrar em categorias adjacentes. Exemplo disso é a marca Viterra – segunda marca de multivitamínicos que vai desde o bebé, ao 55+ (homem e mulher). Lançamos, na categoria magnésio, o Viterra Magnésio e o Viterra Stress, na categoria controlo stress e ansiedade.

A prevenção e o bem-estar são dois pontos essenciais do Self-Care. De que forma o caracteriza?
O que entendemos por Self-Care são ações e medidas que o cidadão comum toma para manter a sua saúde e bem-estar o melhor possível, o que inclui a prevenção de doenças, manutenção da saúde e tratamento de sintomas ligeiros. O consumo de multivitamínicos é um exemplo de uma ação para ajudar o organismo em situações em que apenas a alimentação não é suficiente, em situações de maior stress ou de maior exigência intelectual, em situações de déficit de algum nutriente, etc. O tratamento de sintomas ligeiros como constipações, tosse, congestão nasal, etc. que o consumidor consegue identificar e desde que não se prolonguem por mais de três dias, são também um exemplo de autocuidado.
Com estas medidas, evitam-se custos e tempo gastos em consultas médicas e todas as pessoas têm à disposição medicamentos não sujeitos a receita médica que podem tratar os sintomas ligeiros.

Como perspetiva a evolução do mercado de OTC?
OTC significa Over The Counter, ou seja, medicamentos não sujeitos a receita médica. Considero que a tendência será o legislador, à semelhança do que se passa nos outros países, alargue o leque de moléculas e indicações passíveis de terem o estatuto de OTC e não necessitarem de prescrição. Para além dos medicamentos não sujeitos a receita médica, acredito que todas as outras soluções de autocuidado que incluem suplementos alimentares, dispositivos médicos e cosméticos, também tenham cada vez maior importância dada a tendência crescente para prevenir doenças, mantendo a saúde e bem-estar.

Na questão ambiental, a sustentabilidade é uma das vossas preocupações?
É, sem dúvida. Sempre que possível tentamos diminuir a nossa pegada ambiental, nomeadamente com aquilo que fazemos dentro da nossa casa. Por exemplo, já não temos copos ou garrafas de plástico, somos uma companhia paper free e os nossos veículos têm uma emissão de CO2 inferior a 125 gramas por Km.

Como descreve a equipa da Perrigo Portugal?
A equipa da Perrigo Portugal é uma família composta por elementos super talentosos, comprometidos com os objetivos e visão da empresa. Somos uma única equipa em que todos têm um papel fundamental para atingir o objetivo global. Diria que o “espírito Perrigo” inclui características como flexibilidade, espírito disruptivo, resiliência, rapidez de pensamento e ação e boa disposição.

Todos estes aspetos diferenciadores fizeram com que fossem galardoados com o Prémio Almofariz. O que representa este prémio?
O Prémio Almofariz é uma iniciativa anual da revista Farmácia Distribuição, que reconhece o que de melhor se faz anualmente no setor farmacêutico. Em 2019 ganhamos o prémio Laboratório do Ano, distinção que muito nos orgulha, visto que é votado pelos farmacêuticos que são aqueles para quem trabalhamos mais diretamente. Acreditamos que esta distinção se deve ao apoio que prestamos à farmácia, pelo tipo de ferramentas que lhes oferecemos para que eles trabalhem bem as nossas marcas e por sermos totalmente inovadores na nossa forma de trabalhar e de atuar.

Quais são as perspetivas para o futuro?
Vamos continuar a inovar na forma de trabalhar e a promover a nossa visão de melhorar a vida das pessoas, disponibilizando produtos de autocuidado de qualidade, a um preço justo nos quais os consumidores confiem.

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