Teva em ação: Pessoas, inovação e impacto social
Ser líder global em genéricos e biofarmacêutica é a missão do grupo Teva, que se apresenta na vanguarda no que concerne às investigações terapêuticas e aos medicamentos inovadores. A Revista Business Portugal esteve à conversa com a Dr.ª Marta González Casal, diretora-geral da Teva Portugal, que nos explicou quais os medicamentos em destaque no país, o novo código de barras 2D para combater a falsificação dos mesmos e a aposta do grupo nas comunidades saudáveis.
Apresente-nos o Grupo Teva e explique de que forma chegaram a Portugal.
Mundialmente, a Teva tem vindo a desenvolver e a produzir medicamentos para ajudar a melhorar a vida das pessoas, há mais de um século. Cerca de 200 milhões de pessoas tomam um medicamento Teva todos os dias. A empresa foi estabelecida em Portugal no ano de 2004 com o objetivo de que os nossos doentes vivam melhores dias. Combinamos todas as gamas de produtos, desde OTC’s, até produtos biológicos de última geração. Garantimos a sustentabilidade e o acesso ao medicamento por via dos nossos medicamentos genéricos acessíveis, para que os sistemas nacionais de saúde tenham maior possibilidade de investir em produtos inovadores que permitam alargar as opções terapêuticas em Portugal.
No mundo apresentam mais de 3.500 produtos diferentes. Em Portugal, quais são os medicamentos com maior destaque?
Temos uma vasta gama de Medicamentos Genéricos de alta qualidade que, em Portugal, representam mais de dois terços do nosso negócio. No entanto, gostaria também de destacar o nosso portfólio nas áreas de SNC (Sistema Nervoso Central) e Respiratório, que nos têm tornado uma empresa diferenciadora. No SNC, o nosso tratamento para a Esclerose Múltipla tem ajudado muitos pacientes a lidar com sua doença e, na área Respiratória, temos em comercialização dois inaladores inovadores para o tratamento da Asma e da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Estamos ainda a investigar mais opções terapêuticas neste âmbito que esperamos lançar até 2022.
Ser líder global em genéricos e biofarmacêutica é a principal missão da Teva. Assim, quais são as inovações e tecnologias que têm desenvolvido para levar ao mercado de medicamentos que correspondam às necessidades dos consumidores?
Há um ano, lançámos um produto biológico para o tratamento da Asma Eosinofílica grave. Os doentes que não conseguiam levar uma vida normal devido às dificuldades respiratórias, melhoraram significativamente graças a esta nova terapia. Nos próximos meses, planeamos lançar um novo medicamento biológico para a prevenção da enxaqueca. A enxaqueca é uma doença bastante incapacitante e muito prevalente em Portugal (mais de 1 milhão de pessoas sofrem com enxaqueca). As pessoas que sofrem com enxaqueca frequentemente sentem-se isoladas e incompreendidas. É por isso que temos tanto orgulho em lançar esta nova terapia em Portugal e trazer esperança e conforto a muitas pessoas que sofrem de enxaqueca.
Em que consiste o novo código de barras 2D para combater a falsificação de medicamentos?
O código 2D ou código Data Matrix, é um código impresso nas embalagens dos medicamentos comercializados na União Europeia que permite efetuar a identificação única de cada embalagem colocada no mercado. Este código constitui o Bilhete de Identidade do medicamento permitindo que os intervenientes da cadeia de distribuição do mesmo, nomeadamente farmácias e hospitais, possam comprovar a sua legitimidade. Com o aumento do comércio eletrónico, a venda de medicamentos falsificados começou a aumentar. Na Teva, estamos comprometidos com a segurança dos nossos pacientes e cumprimos escrupulosamente todos os mecanismos estabelecidos para combater a falsificação e garantir a rastreabilidade dos medicamentos.
De que forma é que o Grupo Teva tem contribuído para as comunidades saudáveis?
Atualmente, estamos a desenvolver várias iniciativas para ajudar doentes crónicos e, principalmente, os seus cuidadores. Na Teva, estamos cientes de que não são apenas os doentes que sofrem com as suas doenças, mas também os seus familiares e cuidadores. Estes, muitas vezes são esquecidos e não são tidos em consideração. A Teva pretende dar-lhes todo o nosso apoio. Com este objetivo, lançaremos, nos próximos meses, um projeto bastante ambicioso nesse âmbito, que acreditamos que dará muito que falar em Portugal.
A Dr.ª Marta González Casal está a assumir funções, enquanto diretora geral, desde o início do ano. Nesse sentido está perspetivada alguma mudança?
O trabalho realizado até agora na nossa afiliada portuguesa sempre foi extraordinário. O meu principal objetivo é assistir todos os nossos doentes da melhor forma possível e ajudar a Teva Portugal a continuar o seu crescimento. Tenho plena confiança na equipa atual, que colocou a Teva num lugar de liderança. Por detrás da grande marca que é a Teva, há uma equipa de elevada qualidade profissional. Além disso, tenho como objetivo pessoal continuar a promover iniciativas de natureza social, difundindo a notoriedade de cuidadores, familiares e pacientes crónicos.