Esri Portugal: The Science of Where

Presente em mais de 130 países, a Esri existe em Portugal há mais de 30 anos. São pioneiros na resolução de problemas através dos Sistemas de Informação Geográfica e a sua missão é ligar as pessoas através de uma linguagem visual comum que inspire uma mudança positiva no mundo.

Em 1969, quando Jack e Laura Dangermond criaram a empresa nos Estados Unidos, “o objetivo era trabalhar a área do ambiente através da geografia”, explica Rui Sabino, CEO da Esri Portugal. No entanto, ao longo dos anos, com a evolução da tecnologia e dos próprios mercados, esta área de atuação expandiu-se largamente. “O nosso core business tem sido o apoio aos governos centrais e locais, pois são este tipo de associações que mais necessita de ter uma consciência geográfica da região onde se inserem. As questões relacionadas com o crescimento das cidades e a sua gestão eficiente, as chamadas “smart cities” estão diretamente ligadas com o nosso setor e são aquelas às quais podemos dar respostas eficazes e eficientes”, explica Rui Sabino. E acrescenta, “existe uma crescente preocupação com a governação do território, não só fruto do aumento exponencial do turismo, mas também da cada vez maior circulação das pessoas, e há muitas entidades hoje que, tirando partido da nossa tecnologia, conseguem ter uma noção efetiva da mobilidade e fazer análises sobre de onde e para onde as pessoas se podem deslocar. Estamos na era do IoT e da Inteligência Artificial e é possível hoje, através da nossa tecnologia, integrar a informação histórica existente com os dados recolhidos em tempo real através dos nossos dispositivos móveis, e prever quais os locais sujeitos a maior aglomeração e tomar decisões mais conscientes, não só sobre a gestão do território mas sobre a segurança das pessoas”.
Além da distribuição de tecnologia, a empresa presta serviços de consultoria e de formação. “A nossa equipa tem mais de 70 colaboradores e estamos organizados em equipas multidisciplinares e verticalizadas. Os nossos consultores e técnicos estão divididos por áreas de atuação e isto permite-lhe conhecer a fundo os desafios do sector e saber de que forma a Plataforma ArcGIS pode ajudar a superá-los. Trabalhamos todos os dias de perto com os nossos clientes e focados nas soluções que lhes podemos apresentar, e esta é uma das principais mais-valias que oferecemos”.
Sobre o futuro, Rui Sabino, diz que se espera risonho mantendo aquilo que tem sido “um crescimento contínuo e encorajador. Apesar de ser muito específica esta é uma área que está em pleno crescimento e, hoje, nós já conseguimos oferecer aos nossos clientes uma cloud geoespacial, onde lhes é possível integrar e analisar todos os seus dados. A localização e a análise espacial tornaram-se essenciais em qualquer área. Seja nas questões do ambiente e das alterações climáticas, no apoio às forças de defesa e segurança ou na operacionalização de ações comerciais, nós apoiamos os nossos clientes a adaptarem a sua atividade às constantes mudanças a que estão sujeitas. Hoje, as organizações entendem que a Geografia, nomeadamente a localização, é um fator crítico no delineamento das suas estratégias. E é por isto que acredito que esta inovação, que já faz parte do nosso ADN, vai permitir-nos continuar a crescer”.

You may also like...