Algarpalcos: “Eventos a Sul”

Fundada há 19 anos, a Algarpalcos é hoje uma das maiores empresas na área de montagem e produção de estruturas para eventos musicais e desportivos no Algarve, e não só. Inicialmente pensada apenas para dar resposta às necessidades técnicas dos artistas que um dos fundadores já agenciava, o seu exponencial crescimento deveu-se à evolução do setor, mas sobretudo à excelência e qualidade do seu trabalho.

À conversa com Carla Rodrigues, administradora da Algarpalcos e da ALG Eventos, a Revista Business Portugal foi descobrir mais uma história de sucesso empresarial. Inseridas nas áreas de montagem de estruturas para eventos e produção dos mesmos, estas duas empresas têm dado cartas a sul e um pouco por todo o país. “A Algarpalcos nasceu há 19 anos, por uma necessidade inerente ao trabalho que o meu irmão começou a desenvolver na altura, como manager de alguns artistas. O grupo ‘Moçoilas’ era — e ainda é — um desses artistas e, de forma a colmatar as fracas infraestruturas que existiam na época, começámos a investir no nosso próprio material. Na altura, eu estava a estudar em Lisboa, onde acabei por ficar a trabalhar durante algum tempo. O facto é que o negócio começou a crescer e, rapidamente, percebi que o meu irmão precisava de ajuda. Deixei de lado a minha profissão e voltei para o Algarve, pois verifiquei que fazia falta uma empresa especializada em montagem de grandes estruturas para a realização de eventos”.

Do agenciamento de artistas à produção e montagem de eventos
“O próprio mercado forçou-nos a crescer”, explica Carla Rodrigues. “Éramos frequentemente contatados por promotores de eventos, que queriam alugar as estruturas que tínhamos disponíveis, bem como as entidades públicas, que também começaram a recorrer aos nossos serviços”.
Hoje, a Algarpalcos é responsável pela montagem de grandes estruturas, como palcos de festivais, bancadas, estrados, pontes e pórticos de eventos desportivos, tendas para feiras internacionais, eventos particulares ou, mesmo, pequenas conferências, montagem de stands e de estruturas auxiliares como torres de PA ou TV. Dentro do seu portefólio contam-se eventos tão conceituados como o Festival MED, o Festival F, a prova nacional de triatlo de Quarteira, o mega evento de fitness Tribal Clash, o campeonato do mundo de F1 Motonáutica, o Campeonato da Europa de Equipas de Corta-Mato e, mais recentemente, a última edição da prova de desportos náuticos, em Lagos, WaterKings. Dentro dos eventos, para além das estruturas, o grupo conta com o know-now da empresa ALG Eventos na produção chave na mão de alguns eventos como o Festival Al-Buhera em Albufeira, a passagem de ano, também, deste concelho, a produção dos espetáculos do palco principal da noite branca em Loulé e, em setembro passado, por exemplo, a produção do XXXI Campeonato de Pesca Submarina em Sagres. O crescimento da Algarpalcos obrigou à separação das áreas de trabalho, nascendo assim o grupo ALG Eventos, que ficou responsável pela produção de eventos e pelo agenciamento de artistas. “Hoje em dia, temos capacidade para organizar um evento ‘chave na mão’. Os promotores de eventos podem apresentar-nos uma ideia, que depois desenvolveremos ou, podem já ter uma conceção completa do evento que querem realizar e apenas colocamos em prática a logística necessária para o fazer acontecer. Podem recorrer a nós para a escolha e contratação do artista, para a organização do evento e para a montagem das estruturas”.
Com capacidade para realizar, em simultâneo, vários eventos de grande dimensão, a Algarpalcos é praticamente autossuficiente em estruturas, recorrendo apenas a alguns parceiros na área dos audiovisuais. O grande desafio, na opinião de Carla Rodrigues, é a mão-de-obra: “Não existe, na área da montagem de estruturas, um curso ou uma formação oficial, por isso, quem vem trabalhar connosco não tem, normalmente, conhecimentos técnicos específicos, a não ser que já tenha trabalho numa empresa semelhante. O que fazemos é explicar, a quem vem trabalhar connosco, qual a filosofia da empresa, mostrar como se monta uma estrutura e depois colocá-lo a trabalhar com uma equipa já experiente.”
Para cada evento, a Algarpalcos destaca um responsável pelas estruturas e sua montagem, da mesma forma que a ALG Eventos faz para a produção. “No final de cada montagem, o nosso responsável faz uma vistoria final, acompanhado do cliente, de forma a verificarmos em conjunto se está tudo conforme pedido. Ficamos sempre felizes quando o nosso trabalho é elogiado, claro. Existem contratempos, como em todas as áreas, mas a prova da qualidade do nosso trabalho é os clientes voltarem no ano seguinte.”

Portugal organiza eventos com muita qualidade
Carla Rodrigues reconhece que a qualidade dos espetáculos organizados em Portugal é muito boa mas também refere que esse talento não é ainda reconhecido além-fronteiras: “A qualidade da mão-de-obra portuguesa, especialmente esta mais técnica, é pouco reconhecida no estrangeiro, sobretudo no que respeita a estas duas áreas em que trabalhamos – os espetáculos e os eventos desportivos. Quando, por exemplo, uma equipa desportiva vem para o Algarve estagiar, treinar ou para uma prova oficial e vê o nosso método de trabalhar, volta sempre, mas o facto é que precisam de vir para ficarem a conhecer o que se faz por cá. No que respeita aos eventos musicais, os técnicos portugueses são muito bons, têm uma qualidade incrível e o que é contratado tecnicamente para os artistas, em termos de audiovisuais, é o que de facto apresentamos.”
Em conclusão de conversa, e para quem ainda tinha algumas dúvidas, no Algarve, para além do sol e lugares fantásticos à realização de eventos, terá também boas empresas à sua disposição para realização e produção dos mesmos. A Algarpalcos e a ALG Eventos são dois bons exemplos que comprovam esta afirmação.

You may also like...