Um serviço de excelência e uma equipa coesa como fatores de sucesso

 

Ana Fernandes, Diretora Técnica

As farmácias fazem parte da rede de cuidados de saúde primários com maior proximidade à população e, por isso, assumem um papel importante na comunidade. Em entrevista à Revista Business Portugal, Ana Fernandes, Diretora Técnica da Farmácia Oliveira, refere a importância acrescida das farmácias em contexto de pandemia e destaca que, juntamente com a sua equipa, trabalha todos os dias com sentido de responsabilidade e excelência.

A Farmácia Oliveira integra a plataforma de farmácias portuguesas. A comunicação mais orientada para o digital é algo que já fazia parte do vosso trabalho antes da pandemia?

Hoje em dia, a população está muito direcionada para a era digital, as plataformas sociais fazem parte do quotidiano das pessoas e, por isso, tornam-se também uma boa forma de comunicação por parte das farmácias. Quer promoções, quer eventos ou simplesmente comunicações de saúde, foi algo que sempre promovemos por esta via. É uma ferramenta útil, que rapidamente transporta a informação a um elevado número de pessoas, o que se torna mais eficaz do que cartazes expostos na farmácia. E por isso, em tempos pandémicos, não sentimos uma grande alteração a esse nível. No entanto, atendemos utentes de todas as faixas etárias e, se para os mais novos o digital é privilegiado para os utentes mais idosos, isso é uma barreira, se só veicularmos por essa via a informação. 

Numa visita ao vosso site encontramos serviços bastante completos, encomendas on-line e entregas ao domicílio. Diria que hoje em dia é muito fácil ter acesso aos serviços de saúde sem sair de casa?

Idealmente poderia dizer que sim. Pode ser efetuada uma encomenda on-line e entregue numa residência dentro da nossa área de concelho ou via CTT. Na prática existem fatores que podem diminuir a celeridade do processo, pois ainda não possuímos condições logísticas para alocarmos um funcionário unicamente a este serviço, mas com a boa vontade de todos o processo vai fluindo. Apesar de a pandemia ter ajudado a melhorar este tipo de serviços, aqui na farmácia sentimos que os utentes ainda preferem deslocar-se até aqui, uma vez que o aconselhamento farmacêutico prestado pelo on-line acaba por perder-se. 

As farmácias fazem parte da rede de cuidados de saúde primários com maior proximidade à população e, por isso, assumem um papel importante na comunidade. No vosso caso, e em contexto de pandemia, essa responsabilidade é ainda mais acrescida?

No contexto atual pandémico, as pessoas andam preocupadas e ansiosas. O ser humano é um ser social e, hoje em dia, privamo-nos de muitos contactos, o que nos altera psicológica e emocionalmente. Penso que é um dever nosso, não só como farmacêuticos e profissionais de saúde, mas especialmente como pessoas, o de tentar ajudar a mitigar estes problemas. Ouvir, dar uma palavra amiga, tirar dúvidas sobre sintomas que possam ser associados à infeção de Covid-19, no fundo, tentar diminuir a ansiedade e o medo presentes, para que seja mais fácil para as pessoas ultrapassarem estes dias. Sabemos que somos o primeiro local a que as pessoas recorrem para a resolução de um problema de saúde comum e com a pandemia isso tornou-se ainda mais evidente. Trabalhamos todos os dias com sentido de responsabilidade e excelência, e participamos de forma ativa na comunidade, ultrapassando os desafios que nos são propostos – o mais recente a vacinação para a gripe – sempre na perspetiva de melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes, retribuindo de certa forma a confiança que em nós é depositada.

A disponibilização de auto-testes e testes rápidos à Covid-19 fazem parte dos serviços prestados pela Farmácia Oliveira?

Sim, nós temos autotestes disponíveis e efetuamos testes rápidos à Covid-19, quando os mesmos não esgotam, o que ultimamente tem sido recorrente devido à elevada procura. Para efetuarmos os testes, o utente necessita de fazer a sua marcação, via telefone ou plataforma digital. O mesmo é efetuado na data e hora agendada, recebendo o resultado validado após 15-20 minutos. É um serviço que tem funcionado muito bem, é célere, fiável e tem uma alta taxa de adesão por parte dos utentes. 

Podemos considerar que para além de um serviço de excelência, próximo e atento, uma equipa profissional, coesa e acolhedora tem sido o pilar do vosso sucesso e diferenciação?

Sem dúvida, na base de um serviço de qualidade tem que existir sempre uma boa equipa. Uma equipa que tenha desenvolvido entre si laços de amizade e companheirismo. Faz toda a diferença. Um funcionário que gosta do local onde trabalha, que se sente bem ao lado dos seus colegas, é um funcionário que consegue dar o melhor de si como pessoa, o que por sua vez proporciona um excelente ambiente de trabalho, tanto para nós, como para os utentes. Eu tenho a sorte de poder contar com uma equipa assim. Todas as pessoas são diferentes e gerir uma equipa nem sempre é fácil. Mas como em tudo na vida, se soubermos ouvir e perceber as necessidades de cada um, conseguimos proporcionar um ambiente em que todos nos respeitamos, valorizamos e sentimos acarinhados.

2021 foi um ano desafiante para todos e as farmácias não são exceção. Como perspetiva o ano 2022? Que objetivos acalenta a Farmácia Oliveira para o novo ano?

O ano de 2021 não foi fácil. Passámos por muitas provações, quer financeiras, quer logísticas. Todos temos famílias, todos temos passado por isolamentos profiláticos, todos conhecemos alguém que passou de uma forma menos boa pelo Covid-19. Altera toda a nossa perceção da vida em si e do que realmente deveríamos considerar importante. 

Foi também um ano que o papel das farmácias foi reforçado e isso exigiu muitas adaptações e superações por parte de todos nós, para estar à altura dos desafios que diariamente nos foram sendo propostos.

Para 2022
pessoalmente, para já não perspetivo grandes alterações.
O número de infeções tem subido exponencialmente, voltaram as restrições, existem países que voltaram a fechar fronteiras. Penso que não iremos notar uma grande diferença de 2021, a não ser que tenhamos conseguido mudar a nossa forma de pensar e alterarmos as nossas prioridades. Assim, apenas acalento para o próximo ano conseguirmos continuar a trabalhar, manter os postos de trabalho, manter a boa disposição e alegria no nosso local de trabalho e continuar a providenciar um bom atendimento aos nossos utentes, como utentes, mas sobretudo como pessoas. Continuaremos a trabalhar no sentido de ir ao encontro das necessidades dos nossos utentes, tendo em mente que esta pandemia ainda nos vai colocar bastantes desafios, e cá estaremos como até agora, para dar o nosso melhor.

Equipa da Farmácia Oliveira

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