The Good Brands: Marketing com humanidade, relevância e consciência

Bárbara Leão de Carvalho, fundadora

Doutorada em Marketing para a Sustentabilidade e especialista em Consumo Consciente, o caminho de Bárbara Leão de Carvalho, nos últimos 10 anos, tem sido trilhado assente no Marketing Consciente, porque sempre foi apaixonada por marcas, marketing e pela capacidade de impacto que os produtos com os quais nos cruzamos no dia a dia exercem sobre nós.

“Diariamente somos confrontados com usufruto de utensílios, serviços e produtos, que podem mudar os nossos dias”, salienta Bárbara Leão de Carvalho, fundadora da The Good Brands, realçando que quanto mais relevante for um produto para nós, mais impacto tem no nosso dia a dia. Por outro lado, entende que todos os dias somos também confrontados com diversas técnicas de marketing que “empurram” produtos para o mercado, que alimentam “um consumo excessivo e que nos levam a um caminho capitalista que não é saudável”.

Este encontro consigo própria e a consciencialização de como o marketing pode voltar a ser relevante para as pessoas e efetivamente mudar as suas vidas, foram as razões que a levaram ao Doutoramento em Consumo Consciente, onde pôde aprofundar o seu conhecimento sobre quem é o consumidor consciente, “o que procura, do que precisa, para que do ponto de vista das marcas se consiga alinhar a procura com a oferta”, elucida.

Bárbara Leão de Carvalho considera que as pessoas estão cada vez mais conscientes do impacto que têm no mundo e nos ecossistemas, mais fundamentalistas em tópicos como trabalho infantil, tóxicos, organismos geneticamente modificados, entre outros, e é visível alguma revolta, e um consequente “boicote a determinadas marcas, porque o consumidor acha que não estão a agir para com o mundo como deveriam”. Por este motivo, Bárbara Leão de Carvalho criou a The Good Brands. Uma consultora que visa “formar e apoiar as decisões estratégicas dos gestores e marketeers para que possam criar produtos e serviços relevantes, tornar as suas marcas mais sinceras e relevantes. É através de humanidade aliada a expertise técnica que se consegue entregar propósito e real valor de mercado”.

De acordo com o seu ponto de vista, os marketeers e gestores têm que compreender que tocam na vida das pessoas todos os dias. “Ou lançamos para o mercado produtos e serviços relevantes, ou vamos continuar a perpetuar um caminho capitalista que não é saudável para ninguém. As marcas que, não acompanhem este caminho mais consciente, tornar-se-ão obsoletas muito em breve”. Por isso mesmo, o consumo consciente e o marketing consciente surgem, com esta dinâmica de redefinir aquilo que é percebido como marketing, para a construção do mundo que queremos ver acontecer. Nesta medida, Bárbara Leão de Carvalho tem dedicado os últimos dez anos a desenvolver marcas que são o mais conscientes possível e ajudar outros a fazê-lo na mesma medida. Refere, realçando ainda que trabalhar uma marca consciente não é o mesmo que trabalhar uma marca clássica, até porque as marcas conscientes vêm de dentro. Ou seja, o portfólio que dá corpo à marca é coerente, ético e orientado para o valor social e ambiental mantendo, mesmo assim, níveis de faturação saudáveis. Este portfólio pode ainda ser gerado de “um fundador absolutamente inspirado que quer trazer alguma coisa de relevante ao mundo. Vem de uma essência e coerência tal que tem uma energia própria que vive e vende por si só”. Para si, estas marcas precisam de ser cuidadas de outra forma, precisam de um carinho especial e tecnicamente deverão ser acompanhadas com mais humanidade e expertise específica de quem conhece bem o consumidor consciente. Assim, Bárbara Leão de Carvalho, espera que este trabalho sirva para a introdução de uma nova versão de marketing que se espera mais humana, relevante e consciente.

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