Boehringer Ingelheim: “A inovação está inscrita na visão da empresa”

Sandra Marques, General Manager e Head of Human Pharma

Sandra Marques, general manager and head of Human Pharma da Boehringer Ingelheim Portugal, dá-nos a conhecer esta indústria farmacêutica de origem alemã e que há 20 anos se esforça para de garantir o acesso a medicamentos inovadores e disponibilizar soluções integradas. Este é também um exemplo de liderança no feminino numa empresa que promove a inclusão e a diversidade, onde o mérito é reconhecido.

 

Como nos apresenta o grupo Boehringer Ingelheim como referência na investigação e desenvolvimento de medicamentos inovadores para a saúde humana e veterinária?

A Boehringer Ingelheim é uma empresa farmacêutica alemã e o nosso grande foco é, de facto, a investigação e desenvolvimento, procurando estar na vanguarda da inovação e pronta para enfrentar os desafios de um mundo em rápida mudança. E prova disso são os resultados. Em Portugal, em 20 anos, passámos do 25º para o 9º lugar no mercado ambulatório, com um nível de crescimento muito sustentado. Pertencemos ao grupo das 20 principais empresas farmacêuticas, com uma aposta no desenvolvimento e na formação dos colaboradores.

Em termos técnicos e evolutivos, como se mantém um grupo secular na vanguarda da inovação?

 A inovação está inscrita na visão da empresa. O nosso lema é ‘Valor através da inovação’ e é isso que nos define, que nos orienta, com reflexo nos investimentos feitos anualmente em I&D. Para nos mantermos na vanguarda é necessário um trabalho intenso, que não nos impede de querer continuar a inovar diariamente. Por isso, todos os anos, cerca de 20 por cento dos lucros de vendas globais são investidos em I&D nas mais diversas áreas terapêuticas.

O que difere a Boehringer Ingelheim das restantes indústrias farmacêuticas?

 A Boehringer Ingelheim nunca deixou de ser uma empresa familiar. Pertencer a esta empresa é como pertencer a uma grande família e é o caráter distintivo de total independência de capitais que permite que todas as estratégias da empresa sejam pensadas a longo prazo, sem que tenhamos constantemente a pressão de apresentação imediata de resultados. Diferenciadora é também a aposta constante em inovação.

Atualmente, estão centrados nalguma área de saúde específica?

As nossas principais áreas terapêuticas são a cardiometabólica, sistema nervoso central, imunologia, respiratória e oncológica. Têm sido conseguidos uma série de avanços nas áreas respiratórias, cardiovascular e metabólica, mas a empresa está atualmente a dar passos importantes nas áreas do sistema nervoso central, oncologia e imunologia. Para além disto, somos líderes em saúde animal e estamos empenhados na prevenção e no tratamento de doenças nessa área.

Numa edição em que destacamos o feminino na liderança de grandes empresas e entidades, como olha para o aumento de mulheres em cargos de chefia e com poder de decisão?

É o reconhecimento, já comprovado por vários estudos, de que as mulheres têm características que lhes permitem ser bem-sucedidas na carreira. Quando se trabalha numa empresa como a BI, que promove a inclusão e a diversidade, a liderança no feminino é algo que acontece naturalmente. Desde que um colaborador tenha um bom desempenho e traga valor para a organização, o género é indiferente. O meu percurso é um claro exemplo de como uma mulher pode chegar longe na organização e ser reconhecida pelas suas competências.

Como descreve o seu percurso e como se sente neste papel de líder

Ser mulher, mãe e ter um cargo de liderança não é fácil e os apoios são fundamentais. Com eles tudo é possível, mais ainda numa empresa como a BI, que valoriza o work-life balance e permite que essa harmonia seja uma realidade. É gratificante sentir que podemos ser uma referência para os outros, o que nos estimula todos os dias a ser melhores e a querer chegar mais longe. Aquilo que procuro é uma liderança inclusiva, com partilha de responsabilidades. Porque se é um facto que a orientação para as tarefas e a obtenção de resultados são fundamentais, acredito que sem a promoção do bem-estar das equipas não é possível ter sucesso.

Para onde segue o futuro da Boehringer Ingelheim em Portugal?

Para além de garantir o acesso a medicamentos inovadores, queremos disponibilizar soluções integradas e contribuir para o controlo da doença reduzindo o custo dos tratamentos. Vamos continuar a investir em I&D e a manter a atratividade de Portugal como país alvo de investimento, sem esquecer a responsabilidade social, a importância de estar perto da comunidade que nos rodeia e de ter um papel socioeconómico mais ativo. Esse vai continuar a ser um dos nossos objetivos, contribuindo para que o futuro seja risonho.

 

You may also like...