Paviléctrica: Três décadas de existência, uma década de estatuto PME Líder
No decorrer da celebração dos 30 anos de existência, um dos fundadores da Paviléctrica, Luís Morais, fala sobre a história da empresa, focando o crescimento e o sucesso alcançados. O mês de janeiro de 1989 marcou o início do projeto, que uniu pai e filhos até 2004 e 2006 respetivamente, no concretizar de um objetivo comum.
“Eu, o meu irmão (José Morais) e o meu pai (Orlando Morais), iniciámos a atividade da Paviléctrica com um espaço comercial de sessenta metros quadrados, em Castro Daire, dedicado exclusivamente à venda de material elétrico. Em apenas quatro anos, a Paviléctrica cresceu de forma vincada no mercado e passou a comercializar uma vasta gama de material de construção, mudando ainda as suas instalações para um prédio de cinco pisos com uma área total de 2.000 metros quadrados”, explica Luís Morais. “Eu, o meu irmão (José Morais) e o meu pai (Orlando Morais), iniciámos a atividade da Paviléctrica com um espaço comercial de sessenta metros quadrados, em Castro Daire, dedicado exclusivamente à venda de material elétrico. Em apenas quatro anos, a Paviléctrica cresceu de forma vincada no mercado e passou a comercializar uma vasta gama de material de construção, mudando ainda as suas instalações para um prédio de cinco pisos com uma área total de 2.000 metros quadrados”, explica Luís Morais. A empresa, que arrancou com apenas um colaborador, começa a crescer e a permitir a concretização de novas metas. Em 2003, a Paviléctrica avança para a aquisição de dois espaços comerciais em Viseu, com uma área total de 200 metros quadrados. “A abertura da loja em Viseu foi o primeiro passo para um crescimento mais notório. Apesar de ser uma loja mais modesta e, na altura, ainda não abranger todas as nossas vertentes, foi um desafio que quisemos abraçar”, explica, e que atualmente conta com 19 colaboradores.
Inovação, tecnologia, liderança e excelência“O cliente é o nosso foco. Há uma proximidade especial entre o cliente e os nossos colaboradores! É importante sermos distintos dos demais. Para conseguir essa vantagem temos de nos destacar pelo nosso serviço, pela nossa assistência e pelo nosso stock. São os três pilares em que nos apoiamos para que o cliente chegue às nossas instalações e possa ter um leque diversificado de produtos ao seu dispor e um serviço de excelência”, afirma. Nesse sentido, a Paviléctrica trabalha com mais de 50 marcas, para fazer chegar aos seus clientes as mais variadas opções.Os melhores serviços, aliados à inovação e à tecnologia, imperam pela visualização antecipada dos projetos. É nesse sentido que a empresa se apresenta como “o parceiro certo para idealizar a sua casa. Os nossos serviços incluem o design das divisões a remodelar, projeto 3D e acompanhamento da obra”.Luís Morais adotou na empresa, desde cedo, uma política de recompensas que favorece todos os colaboradores, de acordo com o cumprimento de objetivos em equipa. O gerente explica que “sozinho, sou ninguém. Nós somos uma equipa e se todos trabalharmos em prol do mesmo objetivo, todos seremos recompensados. É isso que tento transmitir aos meus colaboradores”. Com 10 anos consecutivos de estatuto PME Líder e duas condecorações PME Excelência é notório o sucesso empresarial da Paviléctrica que ajudam a consolidar o trabalho desenvolvido por toda a equipa.
Um olho no passado, o outro no futuro2018 foi um dos anos com maior crescimento e 2019 está a revelar-se uma boa surpresa. “O mais importante é manter e solidificar cada vez mais os espaços já existentes, conseguindo assim estar presente em todos os projetos. Divido o meu dia pelos dois estabelecimentos: entre Castro Daire e Viseu. Com outros espaços comerciais ia deixar de conseguir acompanhar todos de forma tão regular”, confessa. O objetivo passa por consolidar a continuidade dos mesmos, “sendo Viseu uma cidade que se encontra em constante desenvolvimento. Daremos ainda, no decorrer deste ano, mais um importante passo na nossa afirmação como empresa de referência, que consistirá na construção de um pavilhão com 1.200 metros quadrados, proporcionando ao cliente a oferta de novos produtos, nomeadamente materiais de construção, que até à data não estavam disponíveis no estabelecimento de Viseu”, explica.Para concluir, deixa a mensagem: “Visitem a Paviléctrica, usufruam dos nossos serviços e sintam-se uma parte integrante da nossa “família”. É com este espírito e valores empresariais que pretende continuar a evoluir a cada dia.