Joaquim Miranda Sarmento em almoço-debate no ICPT
Ministro das Finanças Joaquim Miranda Sarmento é o orador convidado do próximo almoço-debate do International Club of Portugal.

Joaquim Miranda Sarmento_Ministro das Finanças
No próximo dia 5 de maio, o International Club of Portugal promove um almoço-debate no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, que contará com a participação especial do Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, enquanto orador convidado. O tema em destaque será “Desafios económicos, financeiros e orçamentais de Portugal e da União Europeia”, numa intervenção que promete uma análise profunda sobre o atual contexto económico nacional e europeu.
Com um percurso académico e político de grande relevo, Joaquim Miranda Sarmento é Professor Associado com Agregação de Finanças no ISEG – Lisbon School of Economics and Management, da Universidade de Lisboa, e Professor Visitante na Fundação Getúlio Vargas (Brasil). É doutorado em Finanças pela Tilburg University, mestre em Finanças pelo ISCTE, e licenciado em Gestão pelo ISEG.
A sua carreira tem sido marcada por uma sólida ligação às finanças públicas e ao pensamento económico. Entre 1999 e 2009, desempenhou funções no Ministério das Finanças, foi consultor da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República, e, entre 2012 e 2016, foi assessor económico do então Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva.
Foi também Deputado à Assembleia da República, onde liderou o Grupo Parlamentar do PSD e presidiu ao Conselho Estratégico Nacional do partido.
Conta com 52 papers em journals com Impact Factor/Scopus, sete livros editados internacionalmente e 25 obras académicas publicadas em Portugal, além de títulos de reflexão económica e política como “Portugal: Liberdade e Esperança” e “Crónicas de um país estagnado”. Em 2019, foi distinguido com o Prémio de Investigação da Universidade de Lisboa, tendo recebido uma menção honrosa no ano anterior.
A sua intervenção no International Club of Portugal será, assim, uma oportunidade ímpar para ouvir uma perspetiva informada, técnica e estratégica sobre os principais desafios económicos que se colocam a Portugal e à União Europeia no curto e médio prazo.