“150 mil visitantes são já nossos embaixadores”

Frederico Mourão, Membro da Comissão executiva e Diretor de Enoturismo da Symington Family Estates, em entrevista à Revista Business Portugal, dá a conhecer a essência da propriedade, os principais marcos na sua evolução e reputação, bem como os seus pontos diferenciadores.

 

 

 

A Quinta do Bomfim tem uma rica história que remonta à aquisição por George Warre em 1896. Como é que essa propriedade se tornou um símbolo da herança e tradição da Symington Family Estates ao longo dos anos? Quais foram os principais marcos na evolução da Quinta do Bomfim que ajudaram a consolidar a sua reputação no mundo dos vinhos do Porto?

Na Quinta do Bomfim, a presença da família Symington atravessa várias gerações e traduz-se num profundo conhecimento da terra, bem como numa firme visão de longo prazo. Os mais importantes marcos para a reputação do Bomfim foram as pontuações dos Portos Vintages da Dow’s, aqui produzidos, nomeadamente o 2007 com 100 pontos na Wine Spectator e o 2011 classificado Nº1 na lista TOP 100 dos melhores vinhos do mundo.  A nível de Enoturismo, o mais importante marco foi a atribuição de dois prémios globais Best of Wine Tourism, o primeiro em 2016 para o centro de visitas e o segundo em 2023 para o nosso espaço Merenda na Vinha.

A Symington Family Estates é reconhecida pelas suas práticas sustentáveis e pela sua abordagem inovadora na viticultura. Que iniciativas sustentáveis foram implementadas e como estas contribuem para a produção de vinhos de alta qualidade?

As iniciativas focam-se na adaptação climática. Por um lado, através da manutenção de um campo experimental denominado Coleção de Castas para potenciar a resiliência das plantas aos fatores externos. Por outro lado, a saúde dos solos; procuramos o mínimo impacto, através de medidas preventivas desfavoráveis à proliferação de doenças na vinha, resultando numa redução da aplicação de pesticidas. Através de manchas de vegetação nas proximidades das vinhas, criamos um refúgio de fauna auxiliar no combate das pragas. Através de imagens aéreas de infravermelhos, estações meteorológicas e sensores de humidade do solo, integramos os dados numa plataforma digital georreferenciada, que facilita a otimização da gestão agrícola.

 

 

 

 

 

 

No mercado do Enoturismo, quais são os fatores que diferenciam a Quinta do Bomfim das outras propriedades vinícolas da região? Como é que a Symington Family Estates utiliza essas características únicas para posicionar a Quinta do Bomfim no Enoturismo premium?

Desde a inauguração em 2015, temos feito uma aposta contínua na qualidade, sempre focados na excelência do serviço, recebendo grupos pequenos a quem pretendemos dar a melhor experiência. Em 2020, abrimos o restaurante Pop up Casa dos Ecos e, em 2022, o Restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos. A abertura do espaço Merenda na Vinha, em 2023, veio complementar a experiência do visitante na envolvente da natureza na paisagem Património da Unesco.

150 mil visitantes são já nossos embaixadores. O reconhecimento de todo este trabalho tem sido demonstrado com os prémios já recebidos: 5 Best of Wine Tourism, sendo dois globais, três anos no Top 50 World’s Best Vineyards e melhor Restaurante do Prémio Nacional de Enoturismo.

De que forma a Symington Family Estates pretende continuar a inovar e a manter a relevância da Quinta do Bomfim nos próximos anos, especialmente diante dos desafios ambientais e do mercado?

Adaptamo-nos às tendências continuando a apresentar novos projetos e novas experiências na Quinta do Bomfim. O nosso restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos tem vindo a surpreender pelo seu sucesso. O espaço Merenda na Vinha caracteriza-se pelo aproveitamento e valorização das vistas panorâmicas sobre o Douro, com as grandes áreas de estar ao ar livre a seguir os contornos naturais do terreno. Não paramos por aqui e vamos continuar a inovar nos vários centros de visitas, no Douro, Vila Nova de Gaia e Alentejo.

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