Especialistas em soluções financeiras sob medida

A RC Consultoria e Intermediação de Crédito, liderada por Rita Catita, especializa-se em soluções financeiras, ajudando os clientes a obterem crédito de forma adequada às suas necessidades.

Rita Catita, Gerente/Responsável Técnica

Rita Catita, Gerente/Responsável Técnica

A RC Consultoria e Intermediação de Crédito é uma empresa especializada em soluções financeiras. Poderia falar um pouco sobre a empresa e a sua área de atuação? Que balanço faz do seu percurso?

Somos uma empresa especializada em procurar e partilhar as melhores soluções financeiras relacionadas com o crédito, caso a caso e a cada momento. O nosso objetivo é ajudar os clientes a obterem crédito de forma conveniente, eficiente e adequada às suas necessidades e circunstâncias financeiras. Facilitamos todo o processo, lidando com a burocracia e negociação em nome do cliente, fortalecendo a relação entre as instituições financeiras e os clientes, com a vantagem do conhecimento sobre a maioria dos produtos e serviços disponíveis no mercado, bem como os critérios e requisitos exigidos pelos bancos.

Acreditamos que um intermediário de crédito desempenha um papel crucial na simplificação e agilização dos processos de empréstimos particulares para diversas finalidades, destacando a possibilidade de negociar com os bancos, os créditos que o cliente já tem, para obter condições de pagamento mais favoráveis e com soluções que ajudem a reduzir o encargo financeiro. Mais, o nosso apoio não implica qualquer custo ou compromisso para o cliente.

O balanco que faço é muito positivo. É gratificante poder contribuir para reduzir ou aliviar os impactos financeiros causados pela inflação e aumento das taxas de juros aos nossos clientes. Temos tido sucesso na maioria dos casos em que atuamos.

Considerando as tendências e transformações recentes no sector financeiro, quais os desafios impostos pela digitalização e inovação tecnológica e como se está a preparar para os enfrentar?

Para mim, que trabalhei 20 anos na banca, tendo iniciado esse percurso há mais de 25 anos confesso que, nesta atividade, tenho alguma resistência ao desafio de acompanhar as mudanças e as alternativas tecnológicas, em detrimento do contacto direto com as pessoas, um atendimento personalizado, que sempre preferi. Os clientes estão cada vez mais exigentes em relação à experiência financeira. Muitas empresas, já adotaram tecnologias com inteligência artificial e análise de dados, para fornecer uma experiência personalizada, simplificada e em tempo real aos clientes.

Para enfrentar esses desafios, concorrenciais, está em desenvolvimento o nosso projeto de serviços  online, por profissionais com habilidades específicas em tecnologia e digitalização para liderar a nossa adaptação e transformação interna e impulsionar a nossa inovação. Mas o nosso maior e melhor ativo “tecnológico” são pessoas e, por isso, a minha aposta é essencialmente no desenvolvimento dos colaboradores. Formar e qualificar a equipa, mantendo-a sempre atualizada, disponível, empenhada e motivada.

A RC Consultoria e Intermediação de Crédito trabalha em prol de um resultado fiável para cada necessidade. Num mercado cada vez mais competitivo, de que forma se diferencia e se destaca dos concorrentes?

Podíamos optar por nos especializarmos num nicho específico, como por exemplo o crédito imobiliário(habitação), mas procuramos destacar-nos por oferecer experiência e conhecimento, ter uma equipa qualificada que compreende profundamente a oferta dos bancos, as características dos empréstimos e as necessidades dos clientes. Essa expertise permite-nos partilhar uma orientação especializada e encontrar as melhores opções de crédito para cada cliente.

Também construímos e mantemos relações comerciais sólidas com mais de 10 instituições financeiras e outros parceiros estratégicos, para oferecer soluções abrangentes, diversificadas e competitivas. Dedicamo-nos ao atendimento diferenciado, compreendendo as necessidades individuais de cada cliente, fornecendo suporte personalizado durante todo o processo e garantindo uma comunicação clara, simples e transparente. Apostamos em relações de longo prazo com os clientes e em ganhar uma reputação positiva.

Tem-se verificado um número crescente de pessoas a recorrer a ajuda para as suas decisões financeiras. Qual a perspetiva sobre o reconhecimento da intermediação de crédito no mercado e o nível de consciencialização das pessoas sobre os seus benefícios?

A intermediação de crédito é importante no mercado financeiro, agregando valor para clientes e instituições financeiras. A conscientização sobre a intermediação de crédito tem aumentado devido à maior acessibilidade à informação, através da internet, media e redes sociais, bem como ao foco crescente na literacia financeira por parte dos governos e instituições financeiras. As regulamentações e normas para proteger os consumidores têm promovido transparência, aumentando a confiança na atividade de intermediação de crédito. Embora os clientes estejam mais informados sobre os serviços de intermediação de crédito, muitos ainda não estão completamente cientes dos benefícios deste tipo de serviço:

  • Sem custos;
  • Pode economizar tempo e esforço necessário para pesquisar e comparar várias opções de crédito. O intermediário de crédito faz essa tarefa em nome do cliente, facilitando o processo de tomada de decisão;
  • Orientação e aconselhamento personalizado, ajudando o cliente a entender melhor suas opções e tomar decisões financeiras mais informadas;
  • Negociar melhores termos e condições de crédito em nome dos clientes, podendo resultar em taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais flexíveis entre outros benefícios financeiros.

Rita Catita e a sua equipa, Filipa Rodrigues na Gestão Processual e Isabel Lima Pacheco, Advogada no Apoio Jurídico

Tendo em conta a importância da educação financeira para a tomada de decisões conscientes, quais as estratégias da RC Consultoria e Intermediação de Crédito para capacitar e informar os seus clientes sobre as melhores práticas de crédito no mercado?

A nossa estratégia é personalizar cada relação. É importante adotar uma abordagem transparente, imparcial e ética ao fornecer informações e orientações aos clientes. O objetivo é capacitar os clientes, ajudando-os a entender as implicações das suas decisões de crédito e a tomá-las conscientes e informadas, alinhadas com os seus objetivos financeiros. Toda a equipa procura iniciar as conversações de forma simples, com uma linguagem explicita e sem utilizar termos que não são acessíveis a todos.

Analisar as implicações financeiras e ajudar os clientes a entender as responsabilidades associadas ao financiamento, partilhando ferramentas para tomar decisões e comparar ofertas de crédito, considerando taxas de juros, prazos, comissões, penalidades e outros aspetos dos termos e condições dos produtos de crédito.

Procuramos estabelecer uma relação profissional empática e simpática, discutir a atual conjuntura económica, disponibilizar alguns dados históricos financeiros, como a evolução das taxas de referência nos últimos tempos, conhecer a história dos clientes, fazer uma análise detalhada da sua situação financeira, sugerir estratégias. Tudo importa, até a revisão periódica da situação financeira do cliente, partilhando conselhos adicionais, propondo eventuais transferências de crédito e respondendo a quaisquer dúvidas ou preocupações que possam ter.

A confiança, o detalhe e o conhecimento são três pilares fundamentais assentes na empresa. Visando o futuro, quais são as perspetivas e metas da RC Consultoria e Intermediação de Crédito?

Confiança, Detalhe, Conhecimento, Respeito, Compromisso e Persistência, são seis valores fundamentais da empresa.

As nossas perspetivas, como na maioria das empresas, dependem de vários fatores. O ambiente económico-financeiro, as necessidades do mercado e as tendências do sector são os mais relevantes, mas é a nossa atitude e experiência, a combinação que consideramos determinante para a obtenção dos melhores resultados, atentos às novidades, alterações legislativas e de mercado.

Já antecipámos algumas das nossas metas durante esta entrevista, que complemento com o breve reforço da equipa e expansão dos serviços. Incluir uma oferta de serviços relacionados, como a consultoria financeira abrangente, o planeamento financeiro, seguros, apoio jurídico, fiscal e investimentos ajudar-nos-á a fornecer soluções financeiras mais abrangentes e atender a diversas necessidades dos clientes, apostando numa oferta global.

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