Surgyline: Chegou a Portugal a líder mundial para tratamentos à coluna por Endoscopia

Com certeza já ouviu falar das palavras laparoscopia, artroscopia e endoscopia. Esta última tem relação direta com os exames e tratamentos realizados por colonoscopia e endoscopia digestiva. Pois, agora, existe mais um procedimento percutâneo por via endoscópica – A endoscopia de Coluna.

Muitas vezes confundida com outras técnicas, nomeadamente infiltrações, ozonoterapia, nucleoplastia, laser e outros procedimentos minimamente invasivos à coluna vertebral, a endoscopia de coluna, conforme o nome sugere, é a visualização direta num monitor através de um pequeno endoscópio, de toda a área que o cirurgião pretende tratar.
A cirurgia endoscópica da coluna lombar é efetuada por um pequeno acesso (cerca de 1 cm) constituindo, assim, a menos invasiva das técnicas disponíveis. Os doentes beneficiam por isso de menos dor pós operatória, reabilitação mais rápida, menos cicatrizes e uma menor taxa de infeção. Os resultados entusiasmantes desta abordagem, têm levado a um crescente interesse por parte dos cirurgiões e dos doentes.6
Além de mais seguro e preciso, este novo procedimento teve nos últimos dois anos uma evolução significativa na transmissão da imagem. Hoje já podemos encontrar em alguns hospitais portugueses resolução FHD e 4K para este tipo de procedimentos.
A Surgyline – Dispositivos Médicos Cirúrgicos. Lda representa em Portugal a Joimax® – líder mundial de sistemas de endoscopia de coluna.
Esta nova tecnologia já está presente na maioria dos grupos privados de saúde (Hospitais da Cuf, Grupo Trofa Saúde, Grupo Lusíadas) e nos grandes hospitais públicos, nomeadamente Hospital de S. João, Hospital de Santo António, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Hospital de Santa Maria de Lisboa, Hospital de S. Francisco Xavier, Hospital Vila Franca de Xira, sendo que os pioneiros na endoscopia de coluna em Portugal foram o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Hospital das Forças Armadas – Pólo do Porto e o Hospital Pedro Hispano de Matosinhos.
O serviço de neurocirugia do Hospital de S. João adquiriu à Surgyline uma torre de endoscopia para o seu Polo de Valongo e irá iniciar as cirurgias endoscópicas de coluna no próximo mês de novembro em regime ambulatório. Os tratamentos possíveis por esta nova técnica são os tratamentos às hérnias discais lombares, cervicais e torácicas, estenose lombar e cervical e dor facetaria e sacroilíaca.


Os cirurgiões habilitados a realizarem este procedimento, são Neurocirurgiões e Ortopedistas de Coluna.
Sempre que existam sintomas de dor radicular, vulgarmente conhecida como “dor ciática”, resultante de discos herniados entre as vértebras que comprimem a raiz nervosa ou outro tipo de dor relacionada com a estenose lombar resultante no aperto do canal vertebral comprometendo a medula e/ou as raízes nervosas, deve procurar os nossos especialistas para que o tratamento seja o adequado.
Importante salientar que esta nova técnica já dispõe dos códigos do dispositivo médico (CDM) atribuídos pelo Infarmed e está igualmente aprovada pela FDA (Food and Drug Administration – Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos).

Surgyline – Making Life Better
Para mais informações contacte-nos: surgyline@surgyline.pt

You may also like...