NEOPARTS Neoparts: 38 anos de história como Official General Importer

Sediada em Lisboa, com filiais na Maia, Chamusca, Algarve e Madeira, a Neoparts SA nasceu em 1980, distingue-se a nível mundial por ser o maior dealer da KARCHER e, em antiguidade, um dos três parceiros internacionais mais antigos. José Guilherme, Marketing Manager, e Filipe Ferreira, Product Manager, estiveram à conversa com a Revista Business Portugal para fazer uma breve apresentação do negócio Neoparts SA, sua estrutura, novos projetos e antecipar um balanço de 2018.

 

A Neoparts está há 38 anos no mercado como Official General Importer, tem um portfólio de marcas de referência claramente reconhecidas pelo mercado, sendo que os seus clientes estão identificados num largo leque, desde o consumidor final, através dos seus parceiros, até a qualquer setor industrial, hotelaria, transportes, etc…

Hoje, à marca âncora, Kärcher, soluções de limpeza, juntam-se a Gedore, ferramentas manuais, o maior fabricante europeu de ferramentas com 100 anos de desenvolvimento de produto; a SKIL, ferramentas elétricas, marca com 102 anos, que em 2019 lança novo catálogo de equipamento, e NEOSAFETY, calçado de segurança, EPI`S, este é o projeto mais recente, 100% desenvolvido pela NEOPARTS.

O modelo de negócio assenta em representação exclusiva das diferentes marcas, marcas premium, qualidade e costumer service. Filipe Ferreira defende que “o facto de representarmos um aglomerado de marcas de primeira linha, em exclusivo, reforça e fortalece as nossas relações, quer com o nosso cliente, quer com o nosso fornecedor, são 38 anos de história e conhecimento de mercado que gera o fundamental – a confiança!”

Inovação

As recentes representações, Gedore, há cinco anos, Skil, há um ano e a criação da marca própria NESOAFETY, há dois anos, asseguraram o crescimento consecutivo e procura de inovação da empresa. Filipe Ferreira afirma que “a GEDORE, no setor de ferramentas é um player mundial no desenvolvimento de produto e de aplicações com tecnologia integrada. A título de exemplo, nos processos de aperto, as chaves dinamométricas digitais interagem com software especifico, é uma das novidades apresentadas na EMAF”. Este tipo de solução é criado com o intuito de garantir ao ‘utilizador do equipamento’ que todos os apertos foram realizados de acordo com o definido. Esta informação é registada e é extremamente útil como base de garantia, diagnóstico e report de horas, datas, tempo de serviço e Nm. “A GEDORE, a Neoparts é sinónimo de qualidade e de diferenciação, representamos marcas líderes de mercado, procuramos gamas de produtos que acrescentam valor e eficiência, é isso que pretendemos apresentar ao cliente!”.

Kira B50, o equipamento que mereceu distinção

Presentes na EMAF, a Neoparts concorreu ao 9º concurso de inovação e foi galardoada com Menção Honrosa Internacional ‘Pedro Nunes’ por apresentar um novo produto da Kärcher: Kira B50. Este é um equipamento de limpeza profissional, 100 por cento autónomo, tal permite uma significativa diminuição de recursos e aumento de rendimento operacional.

Mas afinal quais são os detalhes que a fazem diferenciar?

A Kira B50 é uma máquina lavadora de pavimentos que faz o mapeamento da área do processo de limpeza de forma absolutamente autónoma, essa é a verdadeira distinção. A KIRA, tem uma docking station e recolhe ao ponto de partida do processo normal de limpeza efetuando as tarefas, detetando objetos ou eventuais obstáculos de forma autónoma.

Este equipamento, Intelligent Cleannig Robot, foi recentemente galardoado na InterClean, a maior feira do sector em Amestardão como Innovation Award 2018.

A intervenção humana existe apenas no mapeamento da zona, ou seja, há um processo integrado em que é “necessário definir as melhores práticas para ter uma limpeza otimizada e com menores custos”.

Os nossos entrevistados realçam a experiência de estarem ligados à Kärcher como um ponto chave para a empresa, não só pelas soluções inovadoras, como também pelos novos produtos. José Guilherme refere que “temos o peso e a responsabilidade de representarmos um produto premium, uma marca mundial há 38 anos, uma marca que efetua investimentos muito relevantes em pesquisa e desenvolvimento de produto, uma marca que procura e cultiva a exigência também nos seus parceiros, a nós, NEOPARTS. A Karcher é uma empresa de soluções de limpeza, não só de equipamentos, promove as best practice para cada sector com a preocupação da boa utilização e com o meio ambiente. WHATEVER THE CLEANING TASK, WE HAVE THE SOLUTION, o nosso foco…”

José Guilherme afirma que “é desafiador e importante ser a face de uma organização mundial que está na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento de novas soluções, participar no projeto de melhoria de soluções para os utilizadores, empresas e meio ambiente. A qualidade de produto é um fator indispensável, mas, o trabalho das equipas comerciais, técnicas e administrativas, na verdade de todos os nossos colaboradores é fundamental. Procuramos obter a satisfação do cliente perante as necessidades identificadas, procuramos responder com formação, serviço e soluções”.

 

2018: um ano para recordar

Para relembrar 2018, José Guilherme e Filipe Ferreira fazem um balanço bastante positivo, ambos com aproximadamente três anos dedicados à Neoparts, após um caminho com passagens por outras áreas, partilham agora na NEOPARTS um projeto comum de crescimento e de posicionamento das marcas num mercado muito competitivo mercado em Portugal e PALOP.

Ambos, procuram em áreas diferentes, mas que se cruzam “a melhoria de resposta ao nosso cliente”, a “melhor oferta possível”. Os processos, essencialmente internos, ajudam a empresa a perceber as necessidades dos clientes e promover a esperada resposta eficaz, como a adaptabilidade e reforço do stock das marcas com que trabalham de acordo com o espelho que é o cliente, que é o mercado.

O projeto mais recente, NEOSAFETY nasce da perceção que havia espaço e acrescentava valor ao portfólio NEOPARTS uma solução para os clientes de EPI´S, mantendo as premissas de qualidade e valor.

Assim, foi criada a marca NEOSAFETY, uma marca de calçado de segurança, Filipe Ferreira, “sem dúvida uma aposta ganha, uma marca própria, um design diferenciado, qualidade de produto, valor em preço para o cliente”, “começamos com seis modelos, atualmente temos 24 diferentes modelos, isto em dois anos, é uma prova, feita e testada pelo mercado daquilo que nós somos capazes de fazer”.

Em relação à Kärcher, sabemos que é uma marca que vai continuar a ser representada pela qualidade e mais-valia dos produtos que apresentam nos mais variados mercados, sendo líder de mercado em inúmeros sectores. A Gedore, teve em 2017, o melhor ano de vendas desde que a marca está em Portugal, 20 anos, este ano a expectativa é reforçar a posição e evoluir no acompanhamento das alterações da marca.

José Guilherme  termina, afirmando que “a empresa com um longo historial, está a crescer há dez anos consecutivos, fruto de um trabalho conjunto de uma vasta equipa. Existe de facto um aumento significativo de investimento em recursos humanos e formação, é uma equipa relativamente jovem, profissional e exigente, claramente à imagem de uma administração com uma sólida, ambiciosa e séria visão e estratégia empresarial. A cultura e liderança instituída permite a todos os colaboradores olharem para o futuro com ambição e com   orgulho de fazerem parte de um projeto de referência, com ampla capacidade de crescimento e de melhoria pessoal e empresarial.”

You may also like...