Logística, a base para o sucesso de muitas empresas

Acredite ou não, a logística está presente no nosso dia a dia, mesmo nas mais pequenas coisas. Como se organiza em casa e a vida familiar — “ligo a máquina de lavar antes de deixar o mais velho no futebol e na volta é só estender” — é uma prova disso.

Obviamente que também num negócio, a logística teria de estar presente. Assim sendo, a logística empresarial é essencial em qualquer tipo de empresa, independente do seu sector ou tamanho. Este é um conceito muito associado ao planeamento de tarefas relacionadas com o armazenamento, mas também com a sua entrega/circulação (seja via terra, ar ou mar) e, claro, com a distribuição dos produtos.

Convém também perceber que falar de logística empresarial não se resume apenas a organizar papéis ou a alinhar os processos. A logística empresarial é crucial na hora de evitar perdas de tempo e otimizar os recursos. Graças a este tipo de estratégias é possível reduzir custos bastante significativos, sendo por isso também importante nas empresas — sejam elas pequenos negócios ou grandes cadeias.

Também por tudo isto, a logística empresarial está intimamente relacionada com o aumento da produtividade dos mais diferentes negócios. Afinal, trata-se de contribuir, de forma estratégica, para melhorar os processos e, assim, garantir melhores resultados.

Como já referimos, a logística nos negócios não é exclusiva de um único sector. E, numa mesma empresa, também não se limita a um departamento. Pelo contrário! Assim sendo, desde aspetos relacionados com o transporte, processamento de informação, gastos, gestão de stock, etc. tudo pode beneficiar de uma logística bem estruturada e estrategicamente pensada.

Soluções de logística empresarial

No que toca às melhores soluções, hoje em dia, existem um sem fim de opções tecnológicas que podem tornar a sua vida profissional — e dos seus funcionários — bem mais fácil.

Falamos, por exemplo, de softwares que sincronizam os seus dados com os dos seus fornecedores. Deste modo, sempre que algum material estiver a terminar, estes recebem uma notificação e enviam-lhe tudo aquilo que precisa. Ou seja, não corre o risco de ficar sem materiais, nem de ver a sua cadeia de produção a ser interrompida — com todos os gastos e danos que isso representa. Esta é a base para qualquer supply chain management de sucesso — algo essencial, seja na manutenção, seja no êxito de qualquer negócio.

Software de rastreio

Da mesma forma que a sincronização de dados possibilita-lhe estar sempre em contacto com os seus fornecedores, aproveite também as vantagens da tecnologia para comunicar com os seus clientes.

Nesse sentido, os softwares de rastreio de encomendas podem ser também bastante úteis. Além disso, pense na vantagem que isso representa para o serviço de apoio ao cliente da sua empresa que, durante o atendimento, não terá de responder mais a perguntas como “Quando é que chega a minha encomenda?” ou “Onde é que está ela?”. Este tipo de tecnologia vai a informar ao cliente de todos os passos — desde a sua expedição, passagem pela alfândega (se for caso disso) até ao dia e hora da entrega.

Fidelização de clientes e colaboradores

Nunca se esqueça que proporcionar a melhor experiência de compra possível aos seus clientes deverá ser sempre uma prioridade. Afinal, só assim conseguirá conquistar novos clientes e, em simultâneo, fidelizá-los.

Do mesmo modo é igualmente importante, aliviar a carga de trabalho dos seus colaboradores. Certamente concorda quando dizemos que os avanços tecnológicos vieram aliviar a carga de trabalho dos trabalhadores, sobretudo nas tarefas mais monótonas e repetitivas, assim como nas mais pesadas. Desse modo, também os seus esforços e energias podem-se concentrar naquilo que realmente importa contribuindo, assim, para o sucesso da empresa.

Organização dos pedidos

Porém, além das opções tecnológicas de logística, existem também soluções práticas, que são bem fáceis de aplicar no dia. Vamos imaginar que tem um pequeno negócio de vendas e recebe diariamente pedidos online de clientes. Para ter tudo devidamente organizado é importante criar um sistema, para ter presente o que lhe é pedido e aquilo que ainda tem de enviar ou já foi enviado. Igualmente importante é a forma como organiza as encomendas — tamanhos, devoluções, zonas de envio, etc. Para isso, nada melhor do que umas estantes metálicas, de modo a ter tudo bem à vista. O uso de cores é outra dica prática e que é usado em muitas empresas, uma vez que criar um sistema visual ajuda muito na hora de processar mais facilmente diversos tipos de informação.

Como pode ver, a logística empresarial pode e deve fazer, hoje em dia, parte da vida de qualquer negócio.

Da poupança de tempo e dinheiro à otimização dos recursos e melhorias na cadeia da produção, junta-se ainda outra — enorme — vantagem: competitividade! Assim sendo, comece a olhar para os vários departamentos e processos da sua empresa e a perceber o que pode melhorar, de modo a elevar a qualidade operacional do seu negócio. Por onde vai começar?

 

You may also like...