“A sua leiloeira local com um alcance global”

Filipa Rebelo de Andrade, Diretora

Filipa Rebelo de Andrade, Diretora da Bonhams Portugal, em entrevista, salienta a determinação em expandir o alcance global da marca como agente motivador das aquisições realizadas no corrente ano, nomeadamente, a Bukowskis, a Bruun Rasmossen e a Skinner, leiloeiras importantes, cujo formato se assemelha ao da Bonhams, tornando-se uma extensão da filosofia de leiloeira global-local.

 

PULSEIRA “MARCHEE AUX FLEURS” DE 1967 VAN CLEEF ARPELS Vendida por 195,675 euros inc. prémio 25 de Maio de 2022, Paris

Fundada em 1793, a Bonhams é uma das mais famosas leiloeiras do mundo. Qual o segredo para que a a leiloeira continue num lugar cimeiro e de destaque, constitindo-se um exemplo para o mercado nacional e internacional? A Bonhams tem consigo alguns dos melhores especialistas de artes e história do mundo, este é um dos vossos princpais fatores distintivos?

Os nossos especialistas são, sem qualquer dúvida, a coluna dorsal da nossa empresa e onde radica toda a vitalidade e a própria existência da mesma. É seguro dizer que sem eles, não existiria Bonhams.

No entanto, existem outros fatores que distinguem a Bonhams, fazendo-a, – como dizer – uma leiloeira global-local. Existe uma enorme diversidade do que fazemos em mais de 60 categorias, na gama de preços, e sobretudo uma capacidade de, sendo internacional, permanecer com um approach hiperlocal, acessível.

Existe uma capacidade de nos apresentar quer aos compradores, quer aos vendedores como a sua leiloeira local com um alcance global. Qualquer pessoa que consigne com a Bonhams tem a possibilidade de vender num dos nossos 14 locais de venda em todo o mundo – mais do que em qualquer outra leiloeira internacional. Pudemos colocar as peças nos mercados adequados, e exibi-las diretamente aos potenciais compradores.

A prontidão e a flexibilidade são também características fundamentais da Bonhams e que pretendem ir ao encontro das permanentemente mutáveis exigências e necessidades dos clientes. Exemplificando, refiro o recente investimento substancial na nossa capacidade digital, que reflete e antecipa a forma de vida de cada vez mais numerosos clientes. As licitações podem ser feitas na sala, ao telefone, on-line, ou nos telefones digitais utilizando a app.

Rolex. Submariner Date ‘Kermit’, Ref: 16610 T, Circa 2005
Vendido por 19,125 euros inc. prémio
24 de Maio de 2022, Paris

A abertura do escritório em Lisboa, em 2015, foi uma parte importante da vossa estratégia para estabelecer a marca Bonhams em toda a Europa. Que balanço faz deste percurso em Portugal?

A avaliação é muito positiva. É de facto um fator  de consolidação a abertura de um espaço próprio, com capacidade para receber os especilialistas e os clientes, fazer exposições e palestras. Consideramos que, desde a sua abertura, o flow de negócio não cessou de se consolidar favoravelmente.

 

A Bonhams tem uma rede de casas de leilões que consignam e vendem obras de arte, colecionáveis, automóveis, móveis, vinhos e muito mais. As aquisições da Bukowskis, Market, Bruun Rasmussen e, mais recentemente, da Skinner fazem parte de uma estratégia pensada para exponenciar a força da Bonhams no mercado, afirmando-se como um player global?

Efetivamente, a determinação em expandir o nosso alcance global esteve sempre como agente motivador das aquisições realizadas no corrente ano. A Bukowskis, a Bruun Rasmossen e a Skinner são todas leiloeiras importantes, amadas pela sua clientela bastante fiel. O seu formato assemelha-se ao da Bohams, e tornaram-se uma extensão quase natural da nossa filosofia de leiloeira global-local.

Os benefícios são mútuos: a Bonhams ganha acesso a todo um conjunto de novo público e clientes enquanto as nossas novas leiloeiras ascendem a um patamar internacional.

1996 BUGATTI EB110 GT COUPÉ,
Vendido por 1,817,000 euros inc. prémio
3 de Fevereiro de 2022, Paris, The Grand Palais Éphémère

Este ano, a Bonhams foi distinguida com um DIT Business Award, iniciativa que reconhece o sucesso das empresas britânicas em Portugal, na categoria de Business Development. O que representa esta distinção e prémio?

Foi uma honra muito grande ter recebido pela segunda vez o prémio, é um tributo ao duro trabalho da nossa equipa em Portugal, um reconhecimento pelos esforços em estabelecer a marca Bonhams junto dos colecionadores portugueses.

A Filipa Rebelo de Andrade é uma mulher que inspira pela força, determinação e atitude. Sendo um modelo a seguir, que mensagem gostaria de deixar a todas as mulheres que lutam para chegar ao topo e conseguir um rumo de sucesso?

Embora grata pelos comentários, devo dizer que não me considero um modelo. Apenas acontece que, a natureza do meu trabalho implica mais visibilidade – faz parte do metier. Trata-se de um mundo bastante público, com interesse, diferente, e por isso o lado pessoal possa parecer algo extrapolado, quando na realidade é simples. Trata-se da tentativa de cumprir fielmente o meu dever. Sublinho: tentar!

Por outra parte, não penso que os conselhos devam ser dirigidos a mulheres ou a homens em particular (quando falamos estritamente do âmbito profissional). O facto de o serem é , em si mesmo já de algum modo paternalista, estando subjacente algum tipo de inferioridade. As mulheres são capazes de compreender os conselhos que são dirigidos também aos homens. Para mim não existe essa diferença. Existem pessoas, valores, capacidades e vontade. Independentemente de ser ou não mulher ou homem.

A mensagem talvez seja de fazer resilientemente o seu trabalho de cada dia, que implica com certeza sacrifícios. Ter uma postur, servir em vez de exigir – sabe noto muito que existe a postura contrária! Ou seja, eu estou a servir a empresa que me contrata e me paga, a servir os clientes que confiam em nós. Esta palavra – serviço nada tem de pejorativa, pelo contrário! Somos contratados para desempenhar e concretizar serviços.

Diria ainda que o chegar a uma posição de algum destaque – em qualquer que seja a área – não deve ser nunca o objetivo, mas sim a consequência. E esta que pode chegar ou não! E, se não chegar em nada diminui a pessoa.

E que tentem perceber, separar interiormente, o que é o trabalho, a atividade que se exerce, da essência da pessoa. Esta permeia o trabalho, com certeza, mas não se é aquilo que se faz, nem mesmo o que se conquista. E ainda bem!

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