Intellicare: Mantenha a proximidade

A distância é um dos grandes problemas a colmatar nas tarefas do cuidador. Todos conhecemos, por vivência própria ou pelos que nos são mais chegados, situações em que foi necessário providenciar um cuidado mais próximo. Seja por doença crónica, acidente ou porque simplesmente pretendemos que continue junto da comunidade onde sempre viveu.
Nestes cenários, procuramos que o cuidar possa ser feito no conforto de casa, tendo como objetivo dar mais anos à vida. Apostar no ageing in place e na prevenção é algo que a sociedade deve procurar continuamente, para além da resposta a situações agudas/emergência.
Foi com este propósito que nasceu a Intellicare: apoiar o envelhecimento ativo e saudável, proporcionando maior segurança e bem-estar à população sénior, e tranquilidade aos cuidadores através de soluções integradas de monitorização à distância nas áreas da Saúde e Bem-Estar.
A Intellicare desenvolveu soluções de forma a criar ambientes de vida assistidos, usando a monitorização remota de parâmetros biomédicos, soluções de acompanhamento com deteção de queda e pedido de auxílio, e aferição de rotinas diárias. É assim possível auxiliar as tarefas de cuidar através do uso das TIC, permitindo maior proximidade mesmo que à distância.

GameAAL: Uma boa prática para as residências do futuro
A plataforma GameAAL, adaptável a cada utilizador, consiste num conjunto flexível de componentes integrados que combina sensores de ambiente e biomédicos, e jogos de estimulação cognitiva e de divulgação cultural com uma dinâmica de pontuação envolvente. É um projeto inovador e completo no contexto da vida assistida, vencedor do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.
A componente de sensores de ambiente passa por distribuir, estrategicamente e de forma não intrusiva, tomadas elétricas inteligentes que transmitem informação sobre o desempenho das rotinas diárias do sénior. Ligar uma tomada ao candeeiro da mesa-de-cabeceira permite aferir a rotina do sono, enquanto que a confeção do pequeno-almoço pode ser confirmada pelo uso da torradeira.
Os sensores biomédicos (peso corporal, pressão arterial ou glicemia), complementados com questionários de saúde, permitem recolher medições e inferir indicadores da condição de saúde, bem como identificar, de forma preventiva, a agudização das condições crónicas pré-existentes.
Através desta plataforma, os seniores têm ao dispor conteúdos que promovem a literacia em saúde e ainda jogos de estimulação cognitiva, para exercitarem as capacidades tipicamente mais afetadas pelo envelhecimento. O compromisso com o treino cognitivo é garantido pelo desenho de um plano de jogos à medida das preferências do sénior, que é posteriormente adaptado, de forma automática e inteligente, em função do desempenho e das necessidades especificas.
É pela deteção de mudanças, associadas ao padrão das tarefas do dia-a-dia, e desvios, relativamente ao desempenho nos treinos cognitivos, que a componente de inteligência artificial consegue inferir desvios comportamentais ou problemas emocionais, permitindo uma atuação precoce do cuidador.
Com entrada no mercado em 2020, o GameAAL, uma parceria entre a Intellicare e o CIBIT (Universidade de Coimbra), irá promover e motivar comportamentos e hábitos de vida saudáveis, aliando proximidade e reais necessidades dos séniores.
O GameAAL é cofinanciado pelo Portugal 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT. O investimento é de 541 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 386 mil euros.

You may also like...