Câmara Municipal de Vila do Porto: Santa Maria – um tesouro inexplorado

Santa Maria foi a primeira ilha dos Açores a ser descoberta e é uma das duas ilhas que compõem o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores. A ilha é composta por cinco freguesias nomeadamente Santo Espírito, Santa Bárbara, Almagreira, São Pedro e Vila do Porto que é também o único concelho da ilha.

Chegar até Santa Maria é possível através de ligações aéreas, asseguradas pela companhia aérea Azores Airlines, à quinta-feira e ao domingo com voos diretos desde Lisboa e durante todos os dias da semana ligações com a ilha de São Miguel, onde poderá pedir o encaminhamento gratuito para vir visitar Santa Maria. Ainda durante os meses de maio a setembro há ligações marítimas asseguradas pela empresa Atlanticoline.

Explorar a ilha é uma experiência única, uma vez que em cada recanto se esconde uma paisagem inesquecível. Na freguesia de Santo Espírito é possível visitar a baía da Maia, zona balnear de encostas repletas de vinhas, caracterizada pela sua piscina natural de grandes dimensões bem como pela majestosa Cascata do Aveiro com cerca de 100 metros de altura. Ainda na mesma freguesia, a Ribeira do Maloás, também denominada Calçada do Gigante, apresenta um formato peculiar onde é possível a prática de rappel. Na freguesia de Santa Bárbara encontra outra zona de veraneio, a Baía de São Lourenço distingue-se por ser a única baía da ilha onde para além de um extenso areal existe ainda uma piscina natural. Outro geossítio da ilha a visitar e localizado nesta freguesia, o Poço da Pedreira que se caracteriza pela presença de uma íngreme rocha de tom avermelhado, foi em tempos uma pedreira de onde se extraia pedra para construção das casas tradicionais. Na freguesia de Almagreira, a já conhecida Praia Formosa distingue-se pelo seu extenso areal, que pela presença de partículas calcárias apresenta uma cor esbranquiçada. Na freguesia de Vila do Porto a baia dos Anjos, mais uma das quatro zonas balneares da ilha, evidencia-se peça presença de uma piscina fechada e outra a mar aberto. Na freguesia de São Pedro, o Barreira da Faneca, também conhecido como “Deserto Vermelho” apresenta características únicas de terreno argiloso perfeito para a prática de trilhos pedestres. Não se pode falar em trilhos pedestre sem mencionar o projeto “Grande Trilho”, criado por um grupo de jovens marienses, que permite aos adeptos deste tipo de atividade percorrer cerca de 78 km em quatro dias. Esta rota dividida em quatro etapas, inicia-se e termina em Vila do Porto e foi delineada para que ao longo da caminhada se possa pernoitar numa das casas rurais da ilha e continuar a caminha na manhã seguinte. Para os amantes de mergulho, e ao largo de Santa Maria nomeadamente na Baixa do Ambrósio, é possível avistar grandes grupos de Jamantas seja através de passeios de barco ou mergulhar no meio delas, tendo em conta que são inofensivas. Para quem deseja conhecer a ilha, por mar ou por terra, são diversos os operadores turísticos que oferecem os seus serviços a quem nos visita, entre elas a SMATUR, a Bootlá, a Ilha a Pé, a Bei Bei Tours, a Ilha do Sol Tours, a Paraíso Radical, a Manta Maria, a Paralelo 37, a DollabaratSub, a Golden Sail – Azores Yatch Charter e a Wahoo Diving.

Da gastronomia mariense destacam-se pratos típicos como o Caldo de Nabos, os biscoitos de orelha, as cavacas, entre outros. Durante o verão é ainda possível apreciar as tradicionais Sopas do Espírito Santo bem como a Meloa de Santa Maria (IGP) fruto muito apreciado por locais e visitantes.

 

Estas e outras informações poderão consultar em:

www.exploresantamaria.pt | www.cm-viladoporto.pt |

www.facebook.com/municipioviladoporto | www.facebook.com/exploresantamaria

You may also like...