“A Zurich de hoje está comprometida com a mesma missão de há 100 anos atrás”

Quase a completar 100 anos de presença em Portugal, a Zurich orgulha-se de ser uma das mais antigas companhias de seguros a operar em Portugal. Estes vastos anos de experiência ensinaram esta equipa que o sucesso da sua missão está na atenção que dão ao que é essencial: os seus clientes. A Revista Business Portugal conversou com Artur Lucas, diretor de marketing & comunicação da Zurich Portugal.

 

No mercado há 100 anos, conte-nos como surge a Zurich em Portugal.

A Zurich surge em Portugal através da antiga Companhia de Seguros Metrópole, nascida no ano em que terminou a primeira grande guerra, 1918, para dar resposta ao próspero intercâmbio comercial com o então denominado Portugal Ultramarino. Esta foi uma seguradora que foi crescendo ao longo dos anos, até 1950, ano em que 95 por cento do seu capital foi adquirido pelo Grupo Zurich. As décadas de 50 e 60 foram de expansão sustentada, até que chegou a Revolução dos Cravos e toda a inerente mudança na sociedade e na economia portuguesas, com um vasto processo de nacionalizações com implicação nos cinco por cento do capital correspondente a investidores portugueses. Foi na década de 1980 que se deu início a um período notável de expansão da atividade da Zurich em Portugal através da marca Metrópole. A transição definitiva para a marca Zurich deu-se em 1998, ano coincidente com a expansão do ramo Vida pela aquisição da Companhia de Seguros Eagle Star e, ainda, com a aquisição, no quadro ibérico, dos serviços de assistência da Serviaide. A Zurich de hoje está comprometida com a mesma missão de há 100 anos atrás: proporcionar às famílias e empresas portuguesas a melhor proteção.

Disponibilizam todo o tipo de seguros? Quais?

A Zurich opera em Portugal nos ramos de seguros Vida e não Vida, tanto para particulares como para empresas. Nos particulares, destaque para os seguros para automóvel, habitação, acidentes, viagem, lazer, saúde, poupança e reforma. A oferta da Zurich no setor empresarial está segmentada por alvos de mercado – comércio, construção, indústria, serviços, hotelaria, entre outros – permitindo desenhar soluções concretas para dar resposta às necessidades específicas de cada setor de atividade. O nosso leque de soluções é adaptado às necessidades do mercado, uma vez que a Zurich está sempre atenta às mudanças para poder fornecer soluções inovadoras. Ainda há pouco anunciámos a criação do Zurich Veículos Elétricos, que é um seguro específico para as reais necessidades dos utilizadores destes veículos. No caso da oferta empresarial, um exemplo desta nossa aproximação ao mercado é o seguro para Alojamento Local, uma vez que esta é uma tendência crescente no turismo e na economia do país, que vem com especificidades que precisam ser correspondidas.

Quem são os principais clientes da Zurich?

A Zurich tem mais de 550 mil clientes em ambos os ramos de operação, tanto ao nível particular como ao nível empresarial, fornecendo soluções concretas para diferentes setores de atividade e para empresas de diferentes dimensões que vão desde as microempresas como as grandes multinacionais. Mas no fim do dia, todos os nossos clientes estão no centro da nossa atuação, a quem procuramos criar e manter valor com rigor, estabilidade e fiabilidade, fomentando a confiança no compromisso de responder adequadamente quando é mais necessário, agora e no futuro. Fazemo-lo sem diferenciação, pois todos os clientes são importantes para nós.

Como descrevem os vossos serviços?

Na Zurich aspiramos à qualidade mais elevada e esforçarmo-nos por obter melhorias contínuas em tudo o que fazemos e temos vindo a ser reconhecidos por isso mesmo. Ainda o ano passado, em 2017, o Contact Center da Zurich conquistou o 1º lugar do prémio APCC Best Awards (Associação Portuguesa de Contact Centers), na categoria ‘Gestão em Outsourcing’. Foi igualmente distinguido com dois prémios silver nas categorias ‘Seguros e Assistência’ e ‘Inbound’. Foi também no ano que passou que a Zurich conquistou o primeiro lugar no Índice Nacional de Satisfação do Cliente para o Ramo Não Vida. A satisfação dos nossos clientes vem naturalmente quando os serviços são de qualidade superior. Isto é algo que nos caracteriza e que está na génese de todos os nossos produtos e dos nossos serviços. Qualquer cliente sabe que a excelência faz parte do nosso ADN e procuramos evidenciá-lo em tudo o que fazemos.

A seguradora tem parcerias com outras empresas? Se sim, que tipo de empresas?

A Zurich tem parcerias de distribuição ao nível nacional com um elevado número de mediadores, através dos quais distribui todos os seus produtos, assim como parcerias com duas entidades bancárias para soluções específicas.

Sendo a Zurich uma seguradora com destaque no mercado, que soluções eficazes e inovadoras procuram oferecer aos vossos clientes?

A Zurich está sempre atenta ao mercado para inovar nas suas soluções ao criar produtos que vão ao encontro dos novos riscos e tendências. O nosso foco está no cliente e em assegurar que, enquanto especialistas em risco e proteção, estamos ao seu lado com ofertas muito realistas. É por estarmos com esta atenção, que criámos produtos como os já referidos para Veículos Elétricos e Alojamento Local. Mas não ficamos por aqui, pois temos muitos outros como o Zurich Família Ativa, um seguro de acidentes pessoais onde, numa única apólice e por um único prémio, inclui todo o agregado familiar, ou produtos poupança no Ramo Vida, como o Zurich Vida Escolar, onde ajudamos os nossos clientes a planear o futuro dos seus filhos, protegendo a sua educação e percurso escolar, incluindo o universitário.

O que vos distingue no mercado?

As seguradoras são muitas vezes vistas como empresas demasiado institucionais e antiquadas. A Zurich não é assim. Somos uma companhia com uma história longa e uma enorme herança do passado, dotando-nos de uma experiência sem igual e um conhecimento muito concreto sobre o mercado. Esta é uma base sólida que nos permite dar segurança aos nossos clientes. Afinal, pertencemos a uma empresa líder multinacional que opera em mercados globais e locais, com cerca de 53 mil colaboradores a trabalhar em mais de 210 países e territórios. Isto é algo que dá confiança e conforto aos nossos clientes.

Mas não é por termos esta herança que somos uma cCompanhia presa ao passado. Estamos há 100 anos em Portugal e estamos preparados para acolher os próximos 100. A Zurich encara o futuro com entusiasmo, em busca de novos paradigmas e procurando antecipá-los para se adaptar com tempo e seriedade, fornecendo aos nossos clientes soluções reais e construídas com profissionalismo. Este equilíbrio entre a robustez que nos é atribuída pelo nosso passado e a vontade em ir mais além diferencia-nos da concorrência. Os clientes reconhecem essa mais-valia e em 2017, e pela quarta vez, a Zurich ficou em primeiro lugar no Índice Nacional de Satisfação do Cliente.

Por onde passa o futuro da Zurich?

Na Zurich olhamos para o futuro de uma forma positiva, otimista e com vontade de crescer e de inovar. É por isso que temos vindo a apostar em novas tecnologias, na adaptação de soluções e serviços ao novo tipo de consumidor e em acompanhar as tendências ao nível do produto. O mercado segurador está a transformar-se e a Zurich está a mudar e a crescer com ele. É assim que temos vindo a operar nos últimos 100 anos, acompanhando positivamente as mudanças que o mundo tem vindo a assistir, e é assim que vamos continuar a trabalhar, com o apoio e profissionalismo dos mediadores profissionais de seguros, que continuam a ser o nosso principal parceiro e canal de distribuição.

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