Yves Rocher reforça aposta em Portugal

Yves Rocher reforça aposta em Portugal e lança modelo de afiliação para conquistar ainda mais clientes

 

A propósito das mais recentes novidades no modelo de negócio da marca Yves Rocher, e da abertura de novos canais de consumo, entrevistámos Rita Reis, country manager da Yves Rocher Portugal.

 

 

Rita Reis, Country Manager

 

 

Como é que descreveria a sua jornada profissional até se tornar country manager na Yves Rocher? Como é que essas experiências anteriores contribuíram para a sua trajetória de liderança no mundo corporativo?

Felizmente, o meu percurso profissional tem sido marcado por experiências no nosso país, mas também internacionais, tanto em empresas multinacionais como em start ups. Essas experiências foram fundamentais para me proporcionarem uma compreensão profunda do mercado e das necessidades dos clientes, além de desenvolverem as minhas skills de gestão e liderança.

Quando me foi apresentada a oportunidade de liderar a Yves Rocher Portugal, no início deste ano, fiquei muito contente e quis agarrá-la com todo o empenho, até porque já tenho uma ligação à marca de mais de dez anos, conheço a empresa e a equipa, e a liderança tornou-se muito mais fácil e natural.

Num mercado em constante evolução, como é que mantém a sua equipa e organização alinhadas com as tendências e as exigências dos consumidores, enquanto promove uma cultura de inovação e empreendedorismo?

Na Yves Rocher, estamos continuamente a trabalhar para estarmos mais perto dos nossos consumidores e das suas expetativas, tanto ao nível da nossa proposta de produtos, através de um consumo de beleza sustentável, como da acessibilidade à nossa marca. Isso é alcançado através da promoção de uma cultura de aprendizagem contínua e desenvolvimento de novas soluções, onde fomentamos um ambiente onde os colaboradores se sintam capacitados para propor ideias e soluções. Consideramos que todos estes aspetos em conjunto fazem com que toda a equipa esteja sempre motivada e pronta para os desafios que, naturalmente, surgem no dia a dia de uma empresa.

Há dois anos, iniciámos um processo de transformação, onde facilitamos o contacto dos consumidores à marca: em primeiro lugar, com a ajuda constante da nossa rede de vendas, autênticos empreendedores; depois, através de ativações de marca em grandes superfícies, que permitem um contacto direto com os nossos produtos e, finalmente, através do e-commerce que lançámos recentemente.

Toda a equipa interna está focada e alinhada para o objetivo comum da Yves Rocher em Portugal: conquistar mais clientes! E só podemos fazê-lo através da transformação e inovação do nosso modelo de negócio.

Na sua opinião, qual é o papel das mulheres na liderança empresarial no século XXI e como é que acredita que essa dinâmica está a evoluir dentro de empresas multinacionais como a Yves Rocher?

Acredito que todos, homens e mulheres com consciência social, estão a trabalhar para que a liderança feminina seja naturalmente assumida e equitativa. Através do exemplo, da boa performance e da entrega de resultados, mulheres em cargos de liderança são porta-estandarte desta igualdade para a qual estamos a tentar evoluir. A Yves Rocher, tanto a nível nacional como internacional, é uma empresa que sempre atribuiu cargos de liderança a mulheres capazes e onde a diversidade de género é, e sempre foi, uma realidade. Na Yves Rocher Portugal, 70% dos cargos de liderança são de mulheres e isso acontece há mais de 20 anos. Não se trata, portanto, de uma evolução, mas de algo que está adquirido na nossa empresa.

Na sua visão, quais são os principais desafios que o setor da beleza e cosméticos enfrenta na atualidade? E como é que a Yves Rocher se posiciona e se diferencia neste âmbito?

Em Portugal, os principais desafios do setor da beleza são: em primeiro lugar, um crescimento das marcas próprias em relação ao mercado mundial, que é bastante desafiante para o top 10 das marcas de beleza, onde nós estamos, e, depois, o acompanhamento dos comportamentos de compras dos nossos consumidores, que estão a transitar dos canais tradicionais para o e-commerce e as demais plataformas digitais – canais em crescimento em Portugal.

Para nos diferenciarmos, apresentamos uma proposta de valor relevante tanto ao nível do canal de compra como de produto. A eficácia dos produtos Yves Rocher, o nosso compromisso pioneiro com a natureza há mais de 60 anos, e o facto de sermos especialistas em cuidados da pele significa que conseguimos oferecer produtos e gestos de beleza que se coadunam com as tendências atuais e com aquilo que os nossos clientes procuram.

A Yves Rocher tem uma forte conexão com a natureza e a sustentabilidade. Como é que integra esses valores na sua estratégia de liderança e como eles influenciam as decisões que toma como country manager?

Esses são dois dos valores fundamentais da marca Yves Rocher e que estão impressos no nosso ADN. Estes valores são materializados em todas as nossas ações, tanto para os nossos clientes como para as nossas equipas. Assim, queremos que todos os nossos clientes sejam militantes destes valores através de um consumo de beleza e gestos sustentáveis, materializados nos nossos produtos desde a formulação até ao packaging, passando pelo sourcing das nossas matérias-primas, pelas ações de preservação da natureza e escolhas sustentáveis. Internamente, através de ações em prol do planeta, sensibilização e formações constantes e introdução de um indicador de sustentabilidade em todos os projetos que lançamos.

Sabemos que se encontram a trabalhar na evolução e inovação do vosso modelo de negócio, bem como na abertura de novos canais em Portugal. Pode falar-nos das novidades que se avizinham?

O nosso principal objetivo é conquistarmos continuamente mais clientes de forma a propormos a cada vez mais pessoas uma beleza natural e sustentável. Após termos lançado o e-commerce, em 2023, damos este ano um grande passo para reforçar o posicionamento da marca. Desde o dia 2 de maio estamos presentes no mercado com um novo canal transformador, um modelo de afiliação aberto a todas as pessoas que queiram promover produtos e gestos de beleza mais naturais e sustentáveis, acessíveis a todos!

Olhando para 2024 e para o futuro, qual a estratégia delineada para que a Yves Rocher mantenha o seu posicionamento de liderança e crescimento no mercado português? Por onde passa o futuro da Yves Rocher?

Estamos a desenvolver uma estratégia focada na satisfação dos clientes e na qualidade dos produtos, com preços competitivos. Continuaremos a investir em pesquisa e desenvolvimento, a expandir e reforçar a nossa gama de produtos e a fortalecer o nosso relacionamento com os consumidores. O futuro da Yves Rocher passa, sempre, pelo compromisso com a excelência e a sustentabilidade. Queremos reforçar o nosso posicionamento enquanto especialistas em cuidados da pele e assumir em Portugal o posicionamento que temos em França como marca número 1 de cosmética.

You may also like...