“Inovação e pessoas são a força vital da Addvolt”
A Addvolt está a liderar a eletrificação de transportes do mundo em estreita colaboração com os seus parceiros e clientes. Aliado às necessidades das indústrias, desenha e implementa tecnologias com o objetivo de reduzir os custos de transporte através da utilização de Soluções de Energia Elétrica, Inteligente e Sustentável. Bruno Azevedo, CEO, traça um balanço positivo dos dez anos de percurso, sublinha que a jornada da Addvolt tem sido transformadora, e reafirma a missão de abrir novos caminhos para contribuir para um futuro mais verde e sustentável à medida que a empresa se expande a nível nacional e internacional.
A Addvolt nasceu em 2014 a partir do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC). Qual a motivação por trás da criação da empresa? Volvidos praticamente dez anos, que balanço traça e como descreve o posicionamento da empresa?
A Addvolt nasce do compromisso de quatro jovens estudantes da FEUP, sob orientação do professor Adriano Carvalho, em eliminar o uso de diesel na refrigeração do transporte de produtos (tais como frutas, legumes, medicamentos, vacinas). Na altura, percebemos que era uma oportunidade presente em mais de um milhão de veículos, que circulam diariamente na Europa, e decidimos dedicar desde logo o tempo à investigação e desenvolvimento de uma solução que está patenteada, e que foi pioneira a nível mundial. Ao fim de dez anos, a nossa equipa conseguiu implementar a solução em 18 países e três continentes com uma rede de parceiros dedicados diariamente a eletrificar e aumentar a eficiência do transporte. O balanço é positivo, não só pelos resultados alcançados por toda a equipa, mas acima de tudo, pelo crescimento e aprendizagem ao longo do percurso.
Hoje, com a implementação desta tecnologia num camião ou semi-reboque frigorífico estamos a eliminar a emissão de CO2 equivalente a quatro veículos de passageiros e tendo mais de mil unidades produzidas, estamos garantidamente a contribuir para a descarbonização do transporte de uma forma mais eficiente e com uso de menos recursos, comparativamente aos que são usados no fabrico de um carro elétrico.
Hoje em dia, a Addvolt é líder mundial na Eletrificação de Transportes Comerciais graças ao seu primeiro Sistema Elétrico Plug-In Híbrido do mundo, desenvolvido para o setor dos transportes refrigerados. Fale-nos um pouco mais sobre esta solução e as mais-valias da sua aplicabilidade?
Antes de explicar a solução é importante referir que a mesma foi o resultado de muitas reuniões, visitas e análise com empresas do setor. Reunimos com o retalho, operadores logísticos e transportadores. Acompanhámos o dia a dia dos motoristas e ainda visitámos diversas oficinas de manutenção e reparação. Esta oportunidade de imergir numa realidade que nos era desconhecida e o nosso olhar de fora resultou numa solução que os mais experientes nunca teriam ousado implementar. Isto aumentou o nosso desafio e como engenheiros que somos não faltou motivação para desenvolver uma solução que é complexa mas simples de utilizar. E assim nasceu a ideia de desenvolver um Powerpack (um sistema com um pack de baterias de iões de lítio combinado com tecnologia de gestão de potência) para ser instalado em qualquer camião e que pode ser carregado em qualquer armazém (Plug-in). Como a grande maioria dos sistemas de frio de transporte em circulação já estão preparados desde a sua origem para funcionar em modo elétrico a partir de uma tomada trifásica, foi uma excelente oportunidade para inovar aproveitando esta funcionalidade das máquinas e a infraestrutura disponível nos armazéns. Além disso, percebemos que o peso, o custo e a flexibilidade são fatores a ter em conta na logística, e por isso, em vez de colocar uma bateria com grande capacidade e mais pesada, optámos pela instalação de um gerador que permite recarregar o Powerpack durante o movimento do camião, principalmente nas travagens e desacelerações. Assim, estamos a usar energia das travagens para refrigerar a mercadoria. E se o nosso cliente tiver painéis instalados nos seus armazéns ainda podemos maximizar os carregamentos da bateria do nosso Powerpack com essa energia renovável, para usar posteriormente na refrigeração da mercadoria. Com o uso de energia renovável, podemos assumir que estaremos a arrefecer a mercadoria sem aquecer o planeta.
Toda a operação está monitorizada em tempo real e conseguimos juntamente com os nossos parceiros e clientes fazer um acompanhamento que garante os resultados e uma poupança média de 600 litros/mês por veículo, 20 toneladas de emissões CO2 ano/veículo e ainda a redução de 50% das necessidades de manutenção do sistema de frio.
Acrescentar que a operação fica muito mais silenciosa, pelo que melhora as condições de condução e o conforto do motorista durante as entregas nos centros das cidades, principalmente durante a noite.
A inovação e a tecnologia fundiram-se para desenvolver soluções inteligentes para as indústrias dos transportes e logística e mobilidade. A Addvolt tem sede em Portugal e um mercado amplamente internacional. Em que mercados está presente e quais os objetivos a este nível? Podemos considerar a empresa uma bandeira para a inovação nacional que contribui para a internacionalização da tecnologia portuguesa?
A Addvolt é uma empresa com sede, centro de desenvolvimento e fabricação em Portugal, e que incorpora componentes e bens produzidos por empresas nacionais. São fatores determinantes para continuar este caminho de inovação continuando a investir no desenvolvimento da tecnologia a partir de Portugal para aplicar num mercado global. Contamos com uma rede de mais de 140 parceiros de serviço e instalação em toda a Europa, assim como distribuidores nos principais mercados europeus e com uma equipa comercial local.
Com o surgimento de camiões elétricos lançámos ainda soluções e produtos que permitem ligar qualquer bateria de camião a qualquer sistema auxiliar, ou seja, máquinas de frio, gruas, sistemas de recolha de resíduos ou bombas hidráulicas. Isto significa que qualquer empresa que esteja a planear ter na sua frota um veículo comercial elétrico pode contar com o suporte e experiência da Addvolt para eletrificar e alimentar os seus sistemas auxiliares a partir da própria bateria do camião. Hoje, contamos com integrações em camiões 100% elétrico, híbridos e até movidos a hidrogénio. Portugal é um mercado em que sentimos o dever de acelerar a eletrificação e descarbonização do setor e temos trabalhado com empresas que estão realmente comprometidas e têm participado ativamente no desenvolvimento de novas soluções. Por isso, e apesar de ser um mercado com poucos volumes, é um mercado especial pela abertura que os transportadores apresentam para a experimentação e inovação.
Um dos grandes focos de expansão são os EUA precisamente pela dimensão de mercado e pelas recentes restrições ao nível das emissões de CO2, que obrigam à renovação de 15% da frota todos os anos com máquinas de frio sem motor diesel, o que pressupõe o uso de um Powerpack como o da Addvolt.
Além da expansão geográfica estamos a investir em aplicações no transporte de contentores frigoríficos por via-férrea ou semi-reboque, onde conseguimos substituir o uso do tradicional gerador a diesel.
Em 2022, a Addvolt venceu a 18ª edição dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI depois de ter apresentado um projeto de powerbanks para camiões de frio, um projeto escolhido entre as mais de 200 candidaturas. Também no ano passado, a Addvolt foi uma das dez empresas distinguidas no evento Portugal Ventures Awards, destinado a reconhecer startups que apresentem percursos de excelência. De que forma estes prémios e reconhecimentos impactam a empresa, tanto internamente quanto na perceção do mercado?
Ganhar o prémio PME Inovação da COTEC BPI assim como a distinção pela Portugal Ventures foi, de facto, um marco significativo para a Addvolt. Ajudou-nos a obter uma valiosa notoriedade e reconhecimento da marca, não só em Portugal, mas também internacionalmente. Este prestigioso prémio destacou o nosso compromisso com a inovação e a nossa dedicação em causar um impacto positivo no campo da eletrificação dos transportes de mercadorias.
Acima de tudo, é um reconhecimento para toda a equipa da Addvolt e todos os parceiros que têm trabalhado connosco diariamente nesta aceleração para uma transição energética. E estes prémios são excelentes oportunidades para comunicar e partilhar com afirmação tanto a inovação como os resultados práticos e reais que temos obtido e podem ser catalisadores para outras empresas e equipas. Gostaria de acrescentar ainda que estes reconhecimentos reforçam a mensagem que é possível inovar em setores industriais e complexos com equipas jovens, pelo que enfatizar que a inovação deve ter em conta a autonomia e participação de empresas e equipas com talento jovem.
Como a empresa aborda o desenvolvimento sustentado e quais são os planos futuros para continuar a elevar a empresa a um nível superior?
Na Addvolt, trabalhamos com foco em soluções de ponta para atender às crescentes necessidades do setor dos transportes e logística, mas sempre em vista numa relação de longo prazo. Embora não possa revelar detalhes específicos, neste momento, estamos a desenvolver novas soluções que irão permitir fazer a gestão inteligente da energia utilizada no transporte, desde a produção ao carregamento das baterias. Além disso, a Addvolt está a diversificar a sua área de atuação a outros sistemas auxiliares, tais como recolha de resíduos, veículos com gruas, e substituição dos tradicionais geradores a diesel no transporte ferroviário, em projetos com parceiros nacionais.
Inovação e pessoas são a força vital da Addvolt. Numa indústria em forte transformação, é a nossa proximidade ao mercado e desenho de soluções com os utilizadores da aplicação final, que realmente nos diferencia. Isto traduz-se na rápida capacidade de adaptação, face às tendências emergentes, tais como a utilização de camiões elétricos, híbridos e hidrogénio, contando ainda com o transporte por ferrovia que apresenta novos desafios. Além disso, desenhamos as nossas soluções para terem o menor impacto e maior contributo ao longo do seu ciclo de vida e, por isso, hoje um Powerpack que esteja em circulação a bordo de um camião ou semi-reboque dos nossos clientes está preparado para ser reutilizado e aplicado num armazém ou habitação para fazer armazenamento de energia. Por isso, aquando da renovação de frota ao final de 10 ou 12 anos os nossos clientes podem contar com a Addvolt para aplicarem essas baterias nos seus armazéns em combinação com sistemas fotovoltaicos. Assim garantimos a circularidade das unidades e trazemos maior valor para os nossos parceiros.