“Os 50 anos da história da Avibom, são 50 anos de sucesso”
Constituída no dia 25 de abril de 1974, a Avibom está a comemorar 50 anos de história, assumindo-se como uma verdadeira história de sucesso empresarial. Este marco importante destaca um percurso com um exercício assinalável, pela coerência na prossecução dos objetivos, pela consistência da gestão e pela validade da estratégia definida para a empresa, como conta, em entrevista à Revista Business Portugal, José António dos Santos, Presidente do Grupo Valouro.
Ao longo dos 50 anos de existência, como é que resume a trajetória da Avibom? Quais foram os marcos mais significativos e os desafios mais prementes que a empresa enfrentou durante esse período?
Os 50 anos da história da Avibom, são 50 anos de sucesso, felizmente com marcos positivos, pautados pelo crescimento da empresa e alargamento da unidade industrial.
Os desafios maiores, foram ultrapassar épocas complicadas, motivadas por fatores externos, como a crise dos nitrofuranos, a Covid-19 e a gripe aviária.
Foram momentos desafiantes, mas com a nossa postura habitual de olhar em frente e, de uma forma positiva, fazendo tudo o que estava ao nosso alcance, ultrapassámos e superámos estas crises.
A Avibom é reconhecida pelo seu compromisso inabalável com a qualidade e a sustentabilidade. Como é que esses valores se enraizaram na cultura empresarial ao longo dos anos? Além disso, quais foram as principais conquistas da Avibom nesses domínios?
A qualidade e a sustentabilidade são fundamentais no nosso setor é e são a garantia que os nossos clientes têm de que fornecemos produtos seguros.
Temos uma política interna de comunicação, onde diariamente reforçamos esses princípios, junto de todos os colaboradores. As principais conquistas são as certificações externas que confirmam o nosso compromisso. A Avibom tem a classificação de high level na certificação da norma IFS, que é a principal norma de segurança alimentar, para além desta norma, somos também certificados pela norma ISO 9001:2015, pela norma de Bem-estar Animal e está aprovada para a realização de abate religioso HALAL.
Dentro do Grupo Valouro, um dos maiores conglomerados agroalimentares da Europa, como é que a Avibom se destaca? Quais são os diferenciais que a empresa apresenta em relação aos seus concorrentes, tanto dentro como fora do grupo?
As empresas do Grupo não competem entre si, completam-se nas suas atividades e, assim, todas conseguem destacar-se nos mercados onde estamos inseridos.
O Grupo Valouro, no próximo ano, faz 150 anos, a Avibom fez 50 anos em abril deste ano. Diria que passados todos estes anos, conseguirmos continuar a ser líderes, significa que temos sabido acompanhar a evolução dos tempos e adaptarmo-nos às novas realidades, nunca nos esquecendo da nossa história, que nos dá experiência e credibilidade. Penso que isto faz toda a diferença em relação à concorrência externa.
Equipada com matadouros de última geração e uma capacidade produtiva notável, como é que essa infraestrutura tecnológica influência a dinâmica do mercado e a competitividade da Avibom?
Investirmos na melhor tecnologia disponível, na nossa área de negócio, permite-nos a posição que temos no mercado, com isso aumentamos a capacidade de produção, aumentamos a rentabilidade das linhas e garantimos um maior controlo de qualidade.
Diante do objetivo de se tornar a marca líder em Portugal e de expandir a sua presença internacional, quais são as estratégias específicas que a Avibom está a implementar?
As estratégias, são as que falei anteriormente, acompanhar o mercado e perceber o que os consumidores pretendem, e dar resposta nas unidades produtivas, capacitando-as com tecnologia que dê respostas a essas exigências, sem nunca perder o foco na qualidade do produto final.
Quais são as principais estratégias delineadas pela Avibom para os próximos anos? Existe um plano concreto para explorar novos mercados, desenvolver produtos inovadores ou adotar tecnologias emergentes?
É fundamental “ouvir” o mercado, estar atento e de preferência antecipar futuras necessidades. Agora, vivemos uma época de fast food e, como tal, temos que apostar em produtos prontos a comer. Mas há-de voltar o slowfood, temos que estar atentos aos sinais e sabermos responder.
Como é que a Avibom pretende celebrar o seu 50º aniversário? Existem eventos ou iniciativas especiais planeadas para marcar essa ocasião histórica?
As comemorações dos 50 anos iniciaram-se de uma forma simbólica em Vila Facaia, onde juntámos os funcionários desta unidade, os acionistas, os administradores e alguns dos colegas já reformados, mas que estavam connosco em 1974.
Durante o ano, vamos estar junto de todos os colegas que estão, na unidade da Herdade da Daroeira e nos diversos entrepostos comercias que temos de norte a sul do país. Paralelamente, temos atividades planeadas com alguns clientes e as comemorações culminarão com a nossa festa anual que deverá acontecer em janeiro de 2025.
Fizemos também o arranque, no dia 25 de abril, das nossas redes sociais, agora já nos podem acompanhar no Instagram, no Facebook e no Linkedin.
Quais são as expectativas de longo prazo da Avibom para os próximos 50 anos? Quais são as metas que a empresa almeja alcançar nesse período e como é que pretende enfrentar os desafios que possam surgir ao longo desse caminho?
As expectativas são mantermo-nos fortes no mercado, sem nunca defraudar os nossos clientes, mantermos a capacidade de continuarmos atualizados, acompanhando as tendências de mercado, e enfrentar sempre os desafios com empenho e positividade. Temos um legado histórico para honrar.