Wtransnet: Bolsa de cargas líder na Península Ibérica
Fundada em 1996, a Wtransnet nasce em Barcelona e juntou os seus serviços ao Grupo Alpega. A empresa marcou presença no 4º Salão Nacional do Transporte e a Revista Business Portugal esteve à conversa com Verónica Rodríguez, Segment Marketing Manager Iberia, e Susana Machado, Coordenadora de Atendimento ao Cliente.
Para contextualizar os nossos leitores, pedia que nos apresentasse a Wtransnet e que tipo de serviços de bolsa de cargas presta.
Fundada em 1996, em Barcelona, a Wtransnet juntou-se recentemente ao portfólio de serviços do Grupo Alpega, onde se incluem as bolsas de cargas Teleroute e 123Cargo.
A Alpega é uma empresa de software logístico, líder a nível mundial, e oferece soluções integrais que cobrem todas as necessidades de transporte, incluindo soluções para a gestão de transporte (TMS) e bolsas de carga. Com a aquisição da Wtransnet, a Alpega, com sede na Bélgica, expandiu a sua rede de colaboração para Espanha e Portugal. Uma comunidade que agora está presente em 80 países e reúne 90.000 empresas de transporte. A Wtransnet é a bolsa de cargas líder na Península Ibérica que conecta, em tempo real, cargas e camiões de mais de 10.000 empresas dentro de um local seguro, facultando aos seus utilizadores: rentabilidade, segurança e uma resposta imediata. Com uma tecnologia 100 por cento própria, a Wtransnet soluciona uma necessidade muito concreta do setor: pôr em relação a oferta de cargas e camiões existentes em tempo real, mediante um sistema de coincidências e com garantia de pagamento.
Que objetivos têm definidos para proporcionar maior valor aos clientes?
O objetivo, a curto prazo, é integrar a parte operativa da Wtransnet no ecossistema das outras bolsas do grupo (Teleroute, 123Cargo). Sem prejuízo dessa situação, e com o objetivo de continuar a facultar maior valor aos seus clientes, a Alpega tem a intenção de continuar a investir em produtos inovadores relacionados com as bolsas de carga, agregando novas funcionalidades que permitam uma maior eficiência na operativa diária.
Quantos clientes têm na Península Ibérica e qual o perfil do cliente Wtransnet?
A Wtransnet conta atualmente com cerca de 10.300 clientes na Península Ibérica, dos quais cerca de 1.200 empresas são portuguesas. O utilizador médio da Wtransnet é um profissional, tanto transportador como agência e operador logístico, que procura uma rápida resposta às suas necessidades de negócio e que quer trabalhar de forma segura dentro de uma comunidade que lhe ofereça soluções para a gestão diária da sua atividade. Fazem parte da Wtransnet empresas com frota grande e média, transportadores autónomos, mas também pequenas e grandes agências de transporte. Quem opera com a Wtransnet fá-lo porque procura um ambiente de confiança, antepondo a qualidade ao volume.
Que peso tem o mercado português no vosso volume de negócios?
Atualmente, o mercado português é um mercado estratégico e, apesar de sermos líderes, temos uma grande oportunidade de crescimento, tanto em número de empresas associadas, como através dos nossos serviços. Assim, queremos ser a bolsa de cargas de Portugal e continuar a apostar na oferta às empresas portuguesas, apresentando soluções para a melhoria da sua rentabilidade e eficiência.
A Wtransnet também organiza eventos. Descreva-nos os eventos que realizam.
Organizamos eventos de networking como o WConnecta – que este ano conta com a 10ª edição – e o Portugal Transport Networking, com os quais pretendemos aproximar a operativa do dia-a-dia dentro da bolsa de cargas cara a cara. Deste modo, disponibilizámos um espaço onde os participantes se entrevistam com empresas que são um complemento às suas necessidades, através do formato de speed networking. Há 10 anos, a Wtransnet pensou que o mundo do transporte de mercadorias terrestre, tão vinculado às colaborações e à criação de relações de confiança a longo prazo, necessitava de um evento deste tipo. Com esta ideia, nasce o WConnecta – um encontro internacional dirigido a profissionais do transporte para que possam ampliar contactos e iniciar novas colaborações com outras empresas. Este é um trabalho que demoraria meses a ser desenvolvido por um departamento comercial, efetuado num único dia útil.
O que vos diferencia face às empresas concorrentes?
O valor diferencial da Wtransnet é, sem dúvida, a sua aposta pela qualidade, promovendo um ambiente de máxima segurança e confiança. Para além de oferecer uma tecnologia própria, com inovação constante para se adaptar às necessidades do setor e dos seus clientes, é a primeira e única bolsa de cargas que conta com garantia de pagamento. A Wtransnet responsabilizou-se, desde o primeiro dia, que apenas acederiam empresas sérias e solventes à sua plataforma, daí o objetivo de criar um ambiente de trabalho seguro, no qual operar a nível Europeu, desenvolveu uma política de qualidade muito restrita que permite dotar a comunidade de uma maior segurança. O Sistema QAP (Quality Assurance Policy) é a nossa principal garantia de segurança e pela qual a Wtransnet apostou desde o início.
Que balanço faz de 2018 em relação ao transporte em território nacional e internacional?
Durante o ano de 2018 ofertaram-se, na Wtransnet, mais de 6,2 milhões de cargas com destino ou origem na Península Ibérica, mais dois por cento que em 2017. Esta é uma atividade que cresce ano após ano e, na qual, Portugal desempenha um papel importante como recetor e emissor de mercadoria. Não é em vão que, se falamos de transporte nacional, Portugal recebeu um incremento de 22 por cento de cargas oriundas do país vizinho e movimentou 11 por cento de cargas em território nacional. Quanto ao transporte internacional, as importações mantiveram-se estáveis enquanto as exportações para o resto da Europa cresceram.