Ilumisilva: “Mais luz e som para a sua festa”
‘Três gerações e uma reviravolta’, poderia ser esta a descrição da Ilumisilva, uma empresa familiar, sediada na Sertã, com mais de 40 anos de experiência, que se dedica ao setor da iluminação festiva. Nuno Silva, atual gerente e neto do fundador, esteve à conversa com a Revista Business Portugal para desvendar a história, os produtos, os serviços e as ambições que envolvem o futuro da empresa.
2007 fica marcado pela chegada do atual gerente assim como pela modernização da empresa. “O principal objetivo era conseguirmos estar sempre atualizados e termos ao dispor dos nossos clientes os melhores produtos e serviços do mercado, revolucionando a ideia que existe da iluminação festiva. Nós pesquisamos e procuramos os melhores produtos a nível mundial e os nossos clientes sabem que na nossa empresa conseguem a resposta às suas necessidades”, explica.
Segundo Nuno Silva, é na regeneração da empresa e no olhar atento sobre a sociedade, que se consegue dar a volta por cima em situações mais delicadas. Em época de crise, esse foi o segredo para se manterem no mercado e continuarem a conquistar as festas e romarias do país. O 3D foi um grande aliado e foi, certamente, uma aposta ganha. “Neste tipo de negócio temos de saber cativar o público e envolvê-lo com o nosso produto. Ter iluminação em 3D é permitir ao nosso cliente entrar na estrutura e fazer parte da iluminação”, conta.
“Profissionalismo, qualidade e preço interessante”, é o que a empresa promete aos seus clientes. Autarquias e comissões de festas ocupam grande parte da carteira de clientes que tem vindo a acompanhar a empresa ao longo da sua existência. As festas de natal são o principal core business e aposta da Ilumisilva, mas não descuram a presença em festas populares e outros eventos.
Instalados no coração de Portugal trabalham especialmente a região centro do país e garantem que a localização é uma mais-valia. “Apesar de estarmos localizados no interior, estamos perto de tudo e facilmente agilizamos os processos de forma a não falhar com os nossos clientes”, conta. Orgulhosamente, explica ainda que conseguem manter “oito postos de trabalho durante o ano todo. Temos vindo a crescer e tem sido um crescimento mais responsável, devido à existência de mais materiais do que pessoas”. A contratação é uma dificuldade assumida, mas é também uma dificuldade colmatada com uma excelente logística e organização.
“Somos uma referência e queremos continuar a ser”, afirma. Alcançar o estatuto de PME Líder é um dos objetivos que falta cumprir assim como mostrar que a “Sertã não vive só do Maranho” e que existe uma evolução no tecido empresarial que torna a Sertã numa referência. Em jeito de despedida, Nuno Silva faz um balanço positivo da sua empresa e promete “continuar a trabalhar mais e melhor”. A quarta geração já está presente no negócio, garantindo assim um futuro próspero para a empresa.