Soluções personalizadas e inovadoras
Experiência, competência e soluções personalizadas são três pilares importantes no sucesso da Sikla, uma empresa de referência que destaca as pessoas como ativo mais importante dentro da organização, como conta à Revista Business Portugal, Nuno Cristóvão, administrador da Sikla Lusa.
Como define o percurso da Sikla?
Somos um grupo internacional, familiar, simples e coeso em termos de organização, adaptação e visão do futuro. Nos últimos anos, foi lançada uma estratégia de renovação, de modo a colmatar algumas fraquezas que poderiam surgir com a evolução nos mercados. Uma grande mudança, em termos de recursos humanos, tem vinda a ser implantada, assim como novas estruturas internas foram criadas, de modo a mantermo-nos ao mais alto nível nos mercados, cada vez mais exigentes, tanto a nível de serviço, engenharia e também de custos de produtos. Passou também por estarmos mais presentes com empresas próprias em mais países, em vez de parceiros locais. Deste modo, tornou-se mais clara a visão e a aplicação estratégica promovidas pelo grupo. Acreditamos que estamos melhor preparados para cenários difíceis como empresa local e como grupo internacional para os novos tempos e realidades que irão surgir.
A inovação faz parte do ADN da Sikla, de que forma se tem materializado?
A inovação, desde muito cedo, esteve como objetivo principal do fundador da Sikla. Fomos pioneiros na criação dos primeiros sistemas de montagem rápida, em 1995 e, desde então, temos continuado o desenvolvimento de novos sistemas e atualizações de produtos. O grande exemplo foi o sistema Siframo, criado em 2006, um sistema estrutural inovador que veio reinventar todo o conceito de construção de estruturas de suportes de indústrias.Todo o sistema continua em constante crescimento com a introdução de novos componentes e certificado pela norma EN 1090-2. Somos pioneiros e líderes nesta área de negócio, o que nos compromete para estarmos em permanente desenvolvimento e atualização de novos produtos. Sabemos que as patentes que temos em alguns produtos apenas atrasam as empresas concorrentes na área, mas não as impedem de continuarem a ter acesso fácil aos novos produtos e a facilidade de cópia ou de “reverse engineering”.
Em que se baseia a filosofia de trabalho e cultura empresarial da Sikla?
As pessoas são o ativo mais importante dentro da organização. Somos uma empresa familiar que, neste momento, tem a terceira geração já integrada dentro do grupo, e temos como lema “trata os outros como gostarias de ser tratado”. Esta é uma regra de ouro dentro do grupo e também a bases dos nossos padrões de conduta comercial.
Os nossos clientes fazem negócio connosco, porque escolheram fazê-lo e este aspeto é o reconhecimento de que a conexão pessoal e a confiança fazem a diferença. É nesse sentido que continuaremos a trabalhar, pois o padrão que estabelecemos é elevado, sendo meu objetivo final cumprir a missão da empresa, mas nunca esquecendo os nossos funcionários e a importância do seu desenvolvimento para o êxito global.
Quais os argumentos diferenciadores da Sikla face ao mercado global?
A base do negócio da Sikla não reside no preço do produto, mas sim na sua qualidade. A marca Sikla representa experiência, competência e soluções personalizadas. Todos os nossos clientes estão conscientes de que, o que nos distingue é a qualidade dos nossos produtos aliada a uma elevada componente técnica e de serviço, o que nos torna parceiros e não apenas vendedores de um produto.
A visão inicial do fundador da empresa Sighart Klauß de que “não será possível ser mais fácil, fazer mais rápido, melhor ou de outra forma?”, rapidamente conduziu a soluções extraordinárias e inovadoras que distinguem a Sikla desde o seu início. O foco inovador e orientado para a prática é sempre enfatizado para tornar o trabalho do dia-a-dia mais fácil e eficiente para os nossos parceiros. Continuamos, hoje, com esse grande objetivo de elevar e estruturar a base do nosso negócio numa clara componente tecnológica inovadora e num acompanhamento técnico de elevada qualidade, traduzido no planeamento, assessoria, economia e otimização, de modo a ajudar os nossos parceiros a serem mais competitivos e a distinguirem-se no mercado.
Que balanço traça deste ano de trabalho e, de que forma, a empresa encarou os novos desafios impostos pelo cenário de pandemia?
Fazemos um balanço extremamente positivo. No final de 2019, tínhamos definido para 2020 objetivos muito ambiciosos, lamentavelmente fomos confrontados, no início do ano, com a crise que nos privou de obter alguns resultados.
A segurança de pertencermos a um grupo internacional alemão muito bem estruturado, gerou internamente a confiança e a estabilidade necessárias. Na Sikla, as pessoas são o ativo mais importante e foi esse o nosso foco e preocupação durante este ano: cumprir integralmente os nossos compromissos, assegurando estabilidade emocional e estratégica aos nossos trabalhadores. A isso chamamos #siklaspirit.
Deste modo, conseguimos unir toda a equipa e todos juntos conseguimos alcançar a maioria dos objetivos que nos tínhamos proposto. Apesar de, desde muito cedo, passar a mensagem de que este seria um ano de não crescimento da empresa, trabalhei conjuntamente com as equipas a importância de criar condições para aumentarmos o nosso nível de serviço e a relação com os clientes e de nos prepararmos, em conjunto, para o período pós- pandemia.
Que projetos estão na estratégia da Sikla para 2021?
Logo no início da crise, sentimos que inevitavelmente a nossa economia iria retrair e afetar a maioria dos sectores. Sentimos a importância de trabalhar, tendo em vista o próximo ano, e foi esse o nosso foco. No decorrer de 2020, conseguimos trabalhar em conjunto com os nossos clientes e fomos capazes de fechar acordos comerciais e de projetos bastante aliciantes para o ano de 2021, o que nos permite ter uma visão otimista do próximo ano.
Temos, em Portugal e na Alemanha, a estratégia de crescimento muito bem estruturada e delineada para a próxima década. Apesar da quebra de negócio, em resultado do cenário dramático atual, nenhum investimento foi parado ou cancelado.
Para 2021, prevemos manter este plano de crescimento e temos em curso um projeto de investimento para duplicarmos a capacidade de armazenamento nas nossas instalações em Palmela. Com este investimento, conseguiremos melhorar e criar condições para o desenvolvimento em produtos e áreas de negócio pouco exploradas e que serão o nosso foco de crescimento para a próxima década.