Uma liderança pelo exemplo inspira e transforma
Ana Gomes, CEO RE/MAX For.Ever, em entrevista à Business Portugal, salienta que quando as mulheres aprendem a treinar e transformar a sua mente, transformam tudo o que as rodeia.
A Ana Gomes esteve ligada à área da saúde durante 20 anos. A que se deve esta mudança na sua vida para o ramo imobiliário?
A minha ligação à área da saúde não foi uma escolha, foram circunstâncias da vida que me obrigaram a assumir responsabilidades e a crescer mais rápido do que era suposto. De uma forma inesperada, perdi mãe e pai com 20 e 21 anos, respetivamente, e é algo que não se está à espera nessa idade. Acabei por assumir a liderança de um negócio de família nessa área, dado que os meus pais eram ambos técnicos de sáude. Na época, éramos mais de 40, os desafios foram muitos mas a aprendizagem foi, claramente, enorme. Nessa medida, cumpri o meu papel, dei o meu melhor, mas quando completei 35 anos senti um apelo de mudança, uma vontade de explorar novos caminhos e sair da minha zona de conforto. Esta fase coincidiu também com o meu divórcio e passaram-se dois anos até essa mudança que tanto desejei, acontecer. A minha relação com o imobiliário sempre existiu, mas enquanto investidora. No entanto, quis o destino que me apaixonasse pelo meu atual marido que, já na época, vivia e trabalhava, de uma forma intensa, precisamente no sector imobiliário. Acabou por resultar numa parceria na vida e nos negócios. Hoje, afirmo com toda a certeza, foi a melhor coisa que me aconteceu: fiquei absolutamente fascinada por este sector, pelas pessoas e despertei. Descobri em mim novos talentos e desafiei-me em todos os sentidos. Eu acredito que todos nascemos com um super poder: o livre arbítrio. Feliz a hora em que a minha vontade de fazer mais e de me desafiar foi maior e me fez escolher ser a mulher em que me tornei.
Como se define enquanto profissional e que cunho é que imprime à sua liderança?
Eu acredito numa liderança feita através do exemplo, que inspira e transforma. O meu maior desafio é liderar-me e o meu maior objetivo é trazer coerência, consistência e constância à minha vida, enquanto mulher, amiga, companheira, mãedrasta e profissional. Eu sou a mesma pessoa na vida e nos negócios, nessa medida, é fundamental trazer harmonia em ambas as áreas. Posto isto, tudo o resto se torna simples.
As mulheres possuem caraterísticas como a capacidade de multitasking e a facilidade em serem empáticas. Sente que o sexo feminino pode dar algo mais aos negócios?
Eu não acredito em multitasking. Vários estudos afirmam que o multitasking compromete o bom desempenho nas mais variadas áreas e eu subscrevo.
Reconheço, no entanto, uma capacidade de trabalho acima da média, nas mulheres em geral, no sentido em que se desmultiplicam entre cuidar delas, dos filhos, da casa, da carreira e, muitas vezes, até dos próprios pais ou avós. No sector imobiliário em particular, as mulheres têm-se afirmado e os resultados falam por si.
A minha melhor consultora é uma mulher e, em 2021, gerou mais de cinco milhões em vendas – um resultado incrível. Sublinharia que a empatia é transversal a homens e mulheres nesta atividade, o que faz a diferença e destaca qualquer profissional, independentemente do género é o compromisso, a capacidade de se colocarem no lugar do outro e a paixão que têm pelo que fazem.
Que conselhos gostaria de deixar àquelas que sonham fazer um percurso semelhante ao seu, mas que têm medo de arriscar?
Para mim o Dia da Mulher é todos os dias. Infelizmente, por razões de profundas desigualdades, ainda temos de assinalar a data. A mensagem que quero deixar aqui é a mesma que partilho regularmente com a comunidade de mulheres que me segue, num projeto cheio de propósito, que criei a pensar em todas as mulheres – @womenempoweredbyforever – e que aproveito para convidar a visitarem no instagram.
Nós somos as pessoas mais importantes da nossa vida e tudo o que nos rodeia é um reflexo do nosso mundo interior. O meu conselho é precisamente o de começar a cuidar de dentro para fora. A qualidade das nossas emoções determina a qualidade das nossas relações, e eu só posso oferecer aos outros aquilo que vibra e abunda em mim. É fundamental trazer consciência à nossa vida: quanto mais conscientes, mais responsáveis. É na nossa cabeça que quase tudo começa e, na grande maioria das vezes, sem controlo e sem consciência. O conselho (em jeito de desafio) que lanço, é o de observar todos os pensamentos durante o dia de hoje. Trazer essa consciência e essa rotina às nossas vidas. Identificar a toxicidade que nos habita é o primeiro passo para a curar. Quando aprendemos a treinar e transformar a nossa mente, transformamos tudo o que nos rodeia.