Factos e mitos sobre as lentes de contacto

São apropriadas para o desporto e não se perdem atrás do olho. Mas não se devem usar à noite… O que importa saber sobre este objeto inventado no século XIX. As lentes de contacto são lentes artificiais, finas e arredondadas que se usam na superfície do olho para corrigir os defeitos da visão como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. As lentes podem evitar o uso dos óculos e dão uma visão mais próxima da realidade já que estão juntas aos olhos. A primeira lente de contacto foi desenvolvida pelo oftalmologista alemão Adolf Fick, em 1887, para corrigir o astigmatismo. Hoje, há lentes de contacto de diferentes tipos de materiais. Estima-se que, em 2024, irão ser vendidos 1290 milhões de pares de exemplares em todo o mundo. Mas ainda existem mitos que afastam as pessoas deste pequeno objeto. Por outro lado, há verdades sobre o seu uso que são indispensáveis conhecer.

As lentes de contacto são difíceis de usar e exigem trabalho para as manter?
O oftalmologista deverá ensinar a pessoa a colocar e a retirar as lentes. Ao princípio pode ser complicado usá-las, mas a experiência mostra que rapidamente se habituam a colocar as lentes nos olhos.
Para quem sente algum tipo de desconforto, há soluções assim que se determina qual é a causa. Depois, o seu uso é mais simples. Na maioria das vezes, um único produto serve para limpar e desinfetar as lentes diariamente. Ou então, é possível optar por usar lentes diárias descartáveis.

As lentes de contacto devem ser usadas por idosos?
Se por um lado a tecnologia das lentes de contacto já permite a correção de visão para longe e para perto, o que é muito importante para os idosos, por outro existem, neste grupo etário, algumas doenças oftalmológicas que impedem o seu uso. Assim, para este grupo etário, o uso de lentes implica que a avaliação pelo médico oftalmologista, seja por exemplo, muito dirigida para o estudo do olho seco.
A população idosa tem uma prevalência muito aumentada desta doença o que é uma contraindicação para a utilização de lentes de contacto.

É perigoso usar lentes de contacto à noite, enquanto dorme?
A superfície externa do olho, que fica parcialmente coberta pela lente de contacto, necessita de estar em contacto com o oxigénio. Esta superfície, chamada córnea, retira o oxigénio da atmosfera. Com a lente posta, a córnea tem menos acesso ao oxigénio e pode, por isso, ficar mais vulnerável a infeções.
Assim, é recomendado retirar sempre as lentes à noite. Além disso, dormir com as lentes também pode aumentar as possibilidades de se desenvolver uma infeção se a lente tiver resíduos ao longo do dia. Por isso, se acidentalmente se se esquecer de retirar as lentes à noite, é necessário removê-las logo ao acordar e colocá-las na solução de limpeza para retirar a sujidade acumulada e as bactérias.

As lentes podem perder-se atrás do olho?
Não. Há uma membrana fina que cobre a parte branca do globo ocular e que se liga ao interior das pálpebras. Isso impossibilita que a lente de contacto se perca atrás do olho.

E podem saltar dos olhos?
As antigas lentes de contacto podiam, de vez em quando, saltar dos olhos quando se fazia desporto e outras atividades com mais movimento. Mas as lentes de hoje são fabricadas de uma forma que se ajustam melhor aos olhos. Por isso, é muito raro que uma lente salte do olho.

As lentes de contacto podem ficar encravadas no olho?
As lentes de contacto moles podem colar-se ao olho quando secam. Mas basta aplicar o líquido das lentes de contacto ou um soro fisiológico estéril para ficarem reumidificadas e descolarem do olho.

As lentes podem entrar em contacto com a água?
Não. As lentes não podem estar expostas a nenhum tipo de água. Um género de amiba – um organismo microscópico unicelular – chamado Acanthamoeba, que existe na água doce (nos lagos, nas piscinas, nas saunas), pode ficar agarrado à lente e causar uma infeção no olho que pode até cegar. Estas amibas alimentam-se de bactérias e podem sobreviver no olho de uma pessoa. O indicado é retirar-se as lentes antes de se entrar em contacto com a água. Se se esquecer de retirar as lentes, deve fazê-lo logo de seguida e colocar no líquido desinfetante das lentes para limpar qualquer resíduo que tenha lá ficado.

Não se pode usar lentes quando se faz desporto?
Não é verdade. Aliás, os médicos defendem que as lentes são a melhor opção para se ter uma visão corrigida enquanto se faz desporto. As lentes podem melhorar a visão a longa distância e a visão periférica.

You may also like...