“Sou feliz a fazer os outros felizes”

Inês Gaspar, Diretora de Recrutamento e Expansão

Dona de um sorriso cativante e de uma simpatia sem igual, Inês Gaspar, a atual Diretora do Recrutamento e Expansão do Grupo Solução, esteve à conversa com a Business Portugal, onde revelou o segredo para se ser uma esposa dedicada, uma mãe exemplar e uma profissional de excelência.

Poderíamos começar por descrever Inês Gaspar como a verdadeira mulher dos sete ofícios porque, de facto, ela é a primeira a assumir que a sua vida tem duas grandes vertentes: a familiar e a profissional.
Relativamente à família, Inês é casada há 19 anos com António e juntos construíram a família que esta sempre idealizou, pois tiveram 3 filhos, aos quais juntaram quatro elementos muito importantes para a família: os amigos de quatro patas. “Formamos uma família unida, que se respeita e que, com entreajuda, permite que cada um cresça e evolua individualmente”, refere.
Já no plano ocupacional, Inês Gaspar sempre se considerou uma mulher extremamente empreendedora e, ao mesmo tempo, rebelde no sentido de ter por hábito fugir àquilo que era a norma, o que toda a gente definia para si enquanto profissional. Assim, fez o ensino secundário na área de design tendo em conta que, por influência familiar, sempre foi ligada às artes e a ideia inicial era, portanto, prosseguir os estudos, entrando na universidade. No entanto, acabou por não ter uma boa nota no exame que era exigido e deparou-se com uma grande decisão: ficar um ano a fazer melhoria de nota ou entrar no mercado de trabalho. Contrariamente ao que todos achavam, Inês acabou por escolher a segunda hipótese e começou a trabalhar em regime part-time na Zara, o seu primeiro contacto com o mundo do trabalho. Depois de poucos meses nesta loja, viu um anúncio da Penhalta Novias, uma marca de alta costura conceituada e foi assim que se deu o seu segundo “salto profissional”. “A Penhalta foi uma escola maravilhosa. Lá tive a oportunidade de crescer e aprender, visto que tive várias formações tanto em Portugal como em Espanha. Foi um percurso de oito anos onde acabei por ser responsável pelo departamento de logística da empresa”, revela a entrevistada.
Em 2006, o seu marido António, comprou um franchising da Remax e, nessa altura, o facto de Inês ser uma mulher que gosta de desafios veio ao de cima. Tendo conquistado na Penhalta tudo aquilo que havia para conquistar e vendo a grave crise económica e financeira a aproximar-se em Portugal, em 2008, decide juntar-se ao seu marido com o objetivo de trabalharem em prol do próprio negócio: a Remax Solução.

O percurso na Remax
Ingressar no mercado imobiliário foi, para a entrevistada, “amor à primeira vista”, uma vez que se trata de uma profissão bastante exigente ao nível emocional e psicológico e que acarreta algumas responsabilidades que se prendem com o facto das pessoas terem a necessidade de comprar uma casa, um espaço que, normalmente, é onde se escondem os nossos maiores segredos e as nossas histórias de vida.
Ainda assim, com a experiência que já tinha adquirido na Penhalta, Inês sentiu-se totalmente preparada para abraçar este novo projeto onde começou por ser a diretora de consultoria financeira da Max Finance. Atualmente, Inês Gaspar é a Diretora de Recrutamento e Expansão do Grupo Solução, um grupo que alcançou, no ano transato, o 13º lugar no ranking nacional e isto aconteceu pois, tal como explica Inês, “o nosso propósito é agregarmo-nos de pessoas, de parceiros de negócio (os nossos consultores imobiliários) que nos venham acrescentar valor e nós a eles, e juntos através da nossa cultura e valores alcancemos a perpetuidade”. Esta é constituída por cerca de 150 pessoas onde se reúne uma “panóplia de gerações e experiências vividas, onde a partilha do conhecimento vem ajudar a construir um caminho inovador. Todos são bem-vindos por aquilo que são e por aquilo que querem vir a ser”.
O contexto atual da pandemia fez sobressair um problema que o sector enfrenta de momento: a falta de oferta para tanta procura. São cada vez mais as pessoas que, ao contrário do que se pensa e do que acontecia há uns anos atrás, têm possibilidades para comprar uma casa e existem cada vez menos habitações à venda. Além disso, a entrevistada revela um pormenor curioso “com a Covid-19, os portugueses começaram a dar maior importância à cozinha pois este passou a ser um local onde as famílias se reúnem quer para fazer as refeições, quer para prepará-las”.

A importância da mulher
Este dia a dia que é dividido entre o trabalho e o seio familiar só é possível, graças à capacidade de organização e de autodisciplina de Inês Gaspar que consegue ser a sua melhor versão nestes dois mundos. Além disso, a entrevistada revela que as mulheres são cada vez mais importantes nas empresas tendo em conta que, podem ainda não ter chegado ao cargo mais elevado mas fazem todo aquele trabalho que não é visível, estão no chamado “back office” que é, muitas vezes, o papel mais difícil de desempenhar.

Inês Gaspar com o seu marido António Azevedo (dir.) e Pedro Gonçalves, os Brokers da Re/Max Grupo Solução

You may also like...