Uma Costa que se mantém Azul há 8 anos

“EmpresGazela”

Rachid Timchara começou por trabalhar na área da construção e Andreia Pereira era militar na Marinha de Guerra Portuguesa. São amigos há 20 anos e apesar das suas diferentes personalidades, existe algo que os une: a Côte d’Azur. Esta empresa de mediação imobiliária começou com apenas cinco pessoas porque, segundo os nossos entrevistados, “a marca foi criada sem pensar em grandes voos”. Rachid Timchara explica que, embora tenham aberto a primeira loja no ano em que mais se ouvia falar em crise, tal não foi um problema, pelo simples facto de sempre terem trabalhado com uma base sólida. Pode, por isso, dizer que nos seus oito anos de existência, a Côte d’Azur já voou alto. “Neste momento contamos com 150 colaboradores nas nossas sete lojas de atendimento”, afirmam os sócios.
Apesar de não terem sido cargos combinados, mas sim impostos pelo tempo e por aquilo com que mais se identificavam, Rachid Timchara representa a Côte d’Azur na parte comercial, enquanto que Andreia Pereira gere internamente o negócio. Ainda assim, garantem que o que os move se baseia no mesmo pilar “o crescimento das pessoas, a nível pessoal e profissional. Todas as conquistas dos membros da equipa são, para nós, uma vitória”. Acrescentam ainda que “formam os seus comerciais para que estes encarem o mercado de forma diferente, inovadora e transparente”, acabando por ser um orgulho para ambos e garantindo que o sucesso da Côte d’Azur se deve aos excelentes profissionais que integram a equipa.
Algo que também identifica a Côte d’Azur é a solidariedade diária a que se prestam. “Fazemos donativos a várias instituições, elas fazem parte do nosso mundo. Encaramos a solidariedade como algo que queremos fazer, está no nosso ADN”, afirma Andreia Pereira. A vertente social é algo que está muito presente na empresa, sendo que o que mais importa “não são os números, mas sim as pessoas”.

Os clientes
Assim como a equipa, os clientes são, tratados de forma especial, tendo todo o tipo de acompanhamento. “Por exemplo, quando são clientes estrangeiros, nós acompanhamos todo o processo, que vai desde fazer o número de contribuinte nacional, abrir uma conta no banco, tratar da documentação para transferir o dinheiro do seu país de origem para comprar a casa, ao registo e mudança de morada. Chegamos, inclusivamente, a fazer compras de mobílias com eles”, explica Rachid Timchara. Moralmente é incutido, à equipa comercial, este tipo de trato, levando a Côte d’Azur a ser uma referência no mercado imobiliário. Profissionalismo, dedicação e honestidade são qualidades priviligiadas na Côte d’Azur. Prova disso é a confiança que os clientes, diariamente, depositam na empresa. Segundo os nossos entrevistados, “90 por cento dos clientes estrangeiros não vêm acompanhados por um advogado, o que quer dizer que confiam totalmente nos nossos serviços”. Neste momento têm mais de mil proprietários que confiam as suas casas aos profissionais da Côte d’Azur.

Objetivos para 2020
Em relação ao futuro e objetivos a longo prazo, os nossos entrevistados referem que querem “continuar a trabalhar a base, a essência e continuar a crescer de forma sustentada”. Rachid Timchara e Andreia Pereira admitem que existem muitas pessoas a perguntar o porquê de não transformarem a Côte d’Azur numa marca de franchising. Apesar de terem condições para tal, afirmam que enquanto os seus nomes estiverem ligados à empresa, é algo que não será pensado. Como tal, dedicam-se ao crescimento das lojas existentes. A loja de Setúbal irá passar, em fevereiro, da Avenida Luísa Todi, para a Praça do Bocage, sendo que o maior objetivo é que chegue ao nível da loja em Sesimbra, passando de 150 para 230 colaboradores. Algo que será para manter é a presença anual na feira “Le Salon de L’immobilier et du Tourisme”, em França, por ser já parte integrante da empresa e, principalmente, pela aposta no mercado internacional, assim como na feira da Bélgica, Dubai e no SIL – Salão Imobiliário de Portugal.
A perspetiva para o ano que ainda agora começou é boa, sendo que não podia ter começado da melhor maneira. No dia 29 de janeiro, a Côte d’Azur será homenageada como empresa do ano, pelo Rotary Club de Sesimbra – um grupo que elege personalidades e empresas baseado no reconhecimento do mérito profissional.

You may also like...