Utopia SI: “Temos de ir em busca da diferença e da inovação”

Com escritórios em Lisboa, Azambuja e Braga, a Utopia SI tornou-se uma referência pelas soluções tecnológicas que tem vindo a desenvolver. Com 18 anos de atividade, o CEO Ricardo Costa acredita que fazer melhor a cada projeto realizado é o caminho certo para a diferenciação.

Desde cedo Ricardo Costa sabia que o empreendedorismo fazia parte dos seus planos e em 2001, com a experiência que adquiriu ao longo do seu percurso profissional, criou a Utopia. Inicialmente, começou com a criação de uma aplicação de análises clínicas em que faziam a manutenção dos laboratórios dos escritórios, bem como a gestão interna de tudo aquilo que dizia respeito ao software/hardware, ou seja, “tínhamos um software feito por medida”. Paralelamente, decidiram avançar com a manutenção de empresas, essencialmente em Portugal Continental e rapidamente começaram a realizar serviços internacionais, nomeadamente em Espanha, Alemanha, Angola, S. Tomé e Príncipe, Dubai, Brasil e EUA.
Apesar da manutenção e do apoio técnico dado aos clientes, o grande foco da Utopia assenta na realização de “todo o tipo de eventos, normalmente ligados ao turismo e à gastronomia, mas sempre na área de negócio”, como explica Ricardo, acrescentando ainda que “tratamos da multimédia e preparamos toda a rede (onde se inclui Wi-Fi) para centenas de utilizadores e para coberturas que facilmente ultrapassam os 1.000 m2”.

Criatividade na base dos sistemas de informação
Falar de criatividade para a Utopia é falar, essencialmente, da área dos eventos em que fazem o acompanhamento constante de cada projeto junto do cliente (desde o ponto zero). “No momento do evento temos tudo preparado para que tenham o melhor acesso a toda a informação, para que sejam bem acompanhados, para que haja a monitorização de tudo, portanto para que corra tudo tranquilamente sem qualquer tipo de problema”. Todo este processo é sinónimo de uma gestão rigorosa dos equipamentos e da tecnologia, ou seja, é um desafio diário em que tudo tem de ser feito pormenorizadamente e, com os equipamentos de última tecnologia.
Um dos projetos que mais destaque tem ganho é o desenvolvimento de uma sala de reuniões para as empresas que necessitam de um sistema de videoconferência.
Por vezes, as empresas apresentam salas de reuniões apenas com um plasma ou um computador para a realização de videoconferências. Para combater um sistema que apresentava algumas lacunas “desenvolvemos um sistema mais complexo, com som específico (microfones, auscultadores), personalização na mesa com saídas de som, carregamento portáteis e telefones, LED grande formato, projetores”. O objetivo é oferecer um serviço completo e diferente daquilo que o mercado tem, por isso é que “os clientes acreditam no projeto e temos vindo a fazer alguns trabalhos nessa área”, realça.
Da mesma forma, entre outros, “desenvolvemos também salas de cinema (habitacional), com som e imagem (e a multimédia atual) adaptado ao espaço, assim como redes WiFi para hotéis, empresas em geral, habitação (incluindo moradias interior/exterior)”.

Mais-valia e diferenciação dos eventos
Devido à complexidade de cada projeto desenvolvido, o CEO salienta que não pode haver margem para erros. “Temos data e hora certa para o evento. Projeto, toda a organização de equipamentos e preparação da equipa tem de ser muito bem planeada”.
Embora trabalhem com o mercado nacional e internacional, Ricardo reconhece algumas dificuldades inerentes ao setor. “Muitas vezes, chegamos a um local onde temos diversas limitações de várias ordens, desde a circulação das pessoas até ao tipo de equipamentos que podemos utilizar. Acompanhando tudo de perto, conseguimos que se cumpra o que foi projetado com maior facilidade. Por exemplo, nos EUA estamos limitados a trabalhar”. Mesmo assim, a Utopia encara estes entraves como desafios e assegura que consegue ultrapassá-los, o que classifica como “muito bom”.

Equipa especializada para um cliente exigente
O cliente Utopia é um cliente exigente. Qualquer pessoa pode chegar até à empresa, quer sejam clientes particulares, quer sejam empresas de topo, onde o Estado está incluído. Ricardo Costa afirma que os clientes sempre o habituaram a um patamar de exigência, daí a aposta nas parcerias com algumas empresas para darem todo o acompanhamento técnico no desenvolvimento dos projetos. Nada disto seria possível sem o trabalho de equipa da Utopia que se caracteriza por ser disciplinada. “Somos uma família e, acima de tudo, trabalhamos dentro das ideias e princípios que defendemos”, refere.

Futuro traçado com objetivos bem delineados
Se o balanço destes 18 anos de atividade é registado pelo crescimento bem sustentado, o futuro avizinha-se com perspetivas risonhas. “Estamos a desenvolver dentro da área da inovação, que não é novidade no mercado, mas vai ser diferente do que existe e é na área de automatização”. Este projeto pode estar associado desde uma casa particular, de habitação, escritórios, edifícios completos, empresas e até armazéns. Apresenta particularidades, uma vez que pode ser totalmente personalizável e tudo é criado pela empresa (desde a base de circuito como toda a gestão de software). Estas características permitem a diferenciação, na medida em que é 100 por cento português e criado de raiz, motivo pelo qual se adapta na perfeição ao cliente.
Ricardo Costa não termina a entrevista sem antes realçar a importância do constante acompanhamento das novas tecnologias. “Se queremos acompanhar o mercado temos de fazer algo diferente. Marcamos pela qualidade, rigor, pormenor, sempre em busca da excelência, e, ao mesmo tempo, pela inovação por estarmos sempre no último grito de equipamento”, conclui

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