Arquiteto Pedro Magalhães: O papel da reabilitação urbana

Pedro Magalhães é um experiente arquiteto com gabinete próprio, sediado em Barcelos, que se dedica à execução de estudos e projetos de arquitetura, urbanismos e design, na área dos serviços técnicos. Nesta edição da Revista Business Portugal, o próprio fala-nos da importância da reabilitação urbana.

Depois de se licenciar em Arquitetura, Pedro Magalhães, avançou com o seu próprio projeto, em 1994, levando-o a ser, ao dia de hoje, dono de uma vasta experiência no mundo da arquitetura. Experiência, essa, que partilha com a equipa de profissionais que fazem parte do seu gabinete, assegurando respostas nas áreas de arquitetura, planeamento, design e consultoria.
O percurso do atelier tem sido marcado por obras diversificadas, em vertentes como equipamento social, habitação unifamiliar e multifamiliar, equipamentos industriais, espaços comerciais e de restauração. Para além de diversas unidades industriais de referência, destacam-se algumas obras em Barcelos, tais como o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, o Lar de Idosos de S. Veríssimo, o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Jogos Digitais, a Biblioteca e a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).
Com um mercado cada vez mais exigente, é importante não descurar a criatividade, conforto, estética e sustentabilidade, fatores que têm contribuído para o sucesso do atelier que, inclusive, já marca presença internacional, com parcerias no Brasil, França e Canadá.

Reabilitar as cidades
À imagem de várias cidades portuguesas, o desenvolvimento de Barcelos tem sido marcado pela sua expansão para a periferia, levando à procura de zonas de ampliação que permitem a construção de edifícios e infraestruturas que melhor se ajustem às exigências do modo de vida atual, em detrimento dos centros históricos, condenados ao abandono e consequente degradação, perda da população residente e redução da atividade económica e dos serviços.
São as zonas de maior concentração de bens patrimoniais que precisam de ser recapacitadas e é certo que a reabilitação urbana tem assumido o papel de motor de desenvolvimento, ainda que de forma subtil, facto que também se reflete em Barcelos. Fruto de políticas públicas, ninguém fica indiferente a esta nova tendência de reabilitação urbana, associada ao desenvolvimento e ao aumento da atividade turística, mas também a fatores de índole fiscal favoráveis ao investimento no mercado imobiliário.


A reabilitação urbana tem um papel preponderante na sustentabilidade e vitalidade dos centros urbanos, que têm perdido a sua essência, que vai com as suas gentes. Por um lado, promovendo a renovação e melhoramento das infraestruturas existentes. Por outro, promovendo medidas de eficiência energética e conforto, com o objetivo de melhorar as condições de uso e modo de vida das populações.

You may also like...