Um crescimento alicerçado pelo sonho

Apenas materializado em 2016, o conceito d’ A Pet’s Dream Vet já vinha a ser desenvolvido por Miguel Gaspar, Sócio-Gerente e Filipa Araújo, Sócia e Diretora Clínica, quando estes eram estudantes de medicina veterinária. Hoje, a empresa disponibiliza serviços de treino, medicina veterinária e fisioterapia animal, e perspetiva um crescimento baseado num sonho.

 

Miguel Gaspar, Sócio-Gerente e Filipa Araújo, Sócia e Diretora Clínica, Fenrir, Embaixador d’A Pet’s Dream

Às instalações atuais antecederam-se outros espaços, que se tornaram pequenos para o crescimento do negócio e ampliação dos serviços. Atualmente, o conceito d’ A Pets Dream Vet abrange treino, daycare, medicina veterinária e, recentemente, fisioterapia animal?

As instalações atuais já começam a ficar pequenas. Felizmente, iniciámos este percurso em 2012 e sempre com muita adesão por parte dos tutores dos nossos Dreamers. Embora a empresa seja de 2016, antes já prestávamos serviços como, treino e dog walking a “recibos verdes”, pois ainda éramos estudantes de medicina veterinária no ICBAS. Quando abrimos a empresa – A Pet’s Dream Vet, Lda – as instalações tinham pouco mais de 100m2 de interior e 80m2 de exterior. Em menos de um ano, tivemos de passar para 600m2 e, atualmente, estamos com 800m2 de espaço interior coberto e 300m2 de espaço exterior descoberto. Temos uma divisão do espaço de medicina veterinária e reabilitação veterinária dos restantes serviços, mas ambos conseguem estar em contacto de modo a promover uma interação regular entre a equipa de medicina veterinária e os Dreamers, sem ser em consulta.

Esta evolução do conceito levou a que chegássemos à reabilitação veterinária, pois com o passar do tempo os primeiros Dreamers envelheceram e tem necessidade de um tratamento de conforto e diminuição de dor. Em 2020, a Dra. Filipa Araújo iniciou a sua especialização nessa área da medicina veterinária em plena pandemia e abrimos, com bastante sucesso, o novo serviço que atualmente já conta com hidroterapia, em treadmill aquática e laser terapêutico classe IV que através de um processo de fotobiomodelação estimula a regeneração celular, reduz a inflamação e a dor.

 

A Pet´s Dream surgiu do desejo de criar um elo de ligação entre o ser humano e o melhor amigo (cão). Em que medida se proporciona esta união?

A Pet’s Dream surgiu da fobia que o “meu” Zeus tinha de ir ao médico veterinário e da dificuldade que eu tinha em perceber o motivo de tantas contenções e tratamentos, sempre a ser usada força. Se o animal se habitua a ser manipulado, a ser cuidado, tocado sem aproximações invasivas, ele acaba por colaborar e ser recompensado por isso. Nenhum de nós gosta de ir ao médico ser espetado e despachado. Gostamos de sentir que, do outro lado está alguém preocupado com o nosso bem-estar e que nos explica o que vai acontecer ao longo da consulta ou do exame.

O nosso objetivo é conseguir fazer isso com os nossos Dreamers e com os tutores, muitas vezes estamos presentes a acompanhar a família no primeiro dia do Dreamer com a sua família e no seu último dia. Toda a equipa d’ A Pet’s Dream, desde a administrativa à médica veterinária, foca-se em ajudar os humanos, a perceber a comunicação com o Dreamer e o Dreamer a comunicar com os humanos, servindo como um elo entre ambos, que facilita, quer a vida do animal, quer do humano.

 

 

O objetivo é ensinar a família a interagir e comunicar com o animal de companhia, ao mesmo que que ensinam as regras do convívio diário com a família, porque nem sempre um animal bem-educado, é um animal feliz e sem problemas?

O maior problema é as pessoas confundirem um animal bem-educado com um animal obediente e, isso, pode dar espaço a termos várias situações de abuso físico e psicológico, a animais.

Podemos ter um animal sentado imóvel, mas com frequências cardíacas de 150 bpm, porque está em stress e depois no “nada” ataca, porque em vez de estar relaxado, estava em “flooding” completo. O problema é que o animal, garantidamente, ao longo do tempo, deu sinais de desconforto ou de se sentir assoberbado, mas como está quietinho e sentado muitos humanos acham que ele está bem.

Por isso, durante a fase inicial do treino do animal de companhia falamos sobre os sinais de stress comportamental e como os identificar rapidamente, para assim diminuir o stress desnecessário. Muitas vezes, temos famílias com animais de companhia que conseguem tirar nota máxima em testes de obediência, mas esses mesmos animais são incapazes de estar no meio de outros da mesma espécie ou tem até comportamentos agressivos para com humanos, porque aprenderam sob stress e não com uma relação equilibrada entre eles e os humanos da família.

 

Trabalham para um nicho de mercado, cujo público-alvo são pessoas para quem os cães são, literalmente, membros da família?

Infelizmente, o nosso nicho do mercado é muito restrito. Porque, para além de verem o cão como eu vejo o “meu” Fenrir, ou seja, como um membro da família, também têm de ter capacidade económica para os serviços que precisam e, nesta era pandémica, várias famílias sentiram dificuldades económicas.

Felizmente, devido a ser um nicho de mercado restrito é mais fácil que todos se conheçam e apresentemos soluções individuais para cada um dos nossos dreamers, criando assim uma sensação de família alargada que, chega ao ponto de fazermos festas de aniversário para animais de companhia, festas de Natal e halloween com 50 Dreamers e respetivas famílias e isso sim, é o nicho desta empresa. Não temos interesse em ter mais cães nas instalações ou a usufruírem dos nossos serviços, mas sim ser uma rede alargada de apoio para cada Dreamer e para cada família. E isso só é possível com pessoas que se identifiquem com o nosso modelo de negócio.

 

 

Nos métodos que utilizam a única exigência é que o animal de companhia não sinta dor ou adquira qualquer tipo de fobia devido a esta aprendizagem?

Os nossos métodos baseiam-se no reforço positivo de comportamentos desejados, para além de tentarmos não provocar dor ou criar fobias nas nossas interações com o Dreamer. Contudo, em ambiente de consulta, por vezes é difícil identificar a patologia e até tratar essa mesma patologia sem provocar, pelo menos, algum tipo de dor ou desconforto. Como por exemplo a vacinação, uma citologia  ou colheita de sangue, implicam sempre que o animal seja picado sem que ele perceba o porquê. Mas podemos usar recompensas como comida ou brincadeiras para diminuir o stress destes procedimentos ou até abstrair da sensação da picada tornando a experiência mais relaxada e divertida. É muito que normal a primeira consulta de um Dreamer dure o mínimo de 90 minutos, para garantirmos que não associa o médico veterinário ou o enfermeiro veterinário a algo desagradável.

 

Dado o crescimento exponencial da empresa, há o desejo de fazer a equipa e o espaço crescerem?

O crescimento embora esteja a ser acima do esperado (o serviço de veterinária tem um crescimento de 190% em relação ao ano passado e os serviços para animais de companhia 126%) ainda contamos que até ao final de 2021 consigamos melhores resultados pois ainda temos nove semanas pela frente. Este crescimento está alicerçado nos tutores dos nossos Dreamers e não num publico geral, pois temos uma taxa de fixação de clientes a quatro anos, superior a 90%, e uma baixa taxa de desistência completa de todos os serviços que proporcionamos.

O mais comum é o Dreamer crescer, aprender e depois manter os serviços de medicina veterinária, e agora de fisioterapia, libertando desta forma a vaga de treino e assim permitir a entrada de um cachorro para essa vaga de treino ou de day care.

Contudo, esta taxa de retenção de clientes e a brutalidade emocional de vermos um animal em bebé e depois sermos nós a acompanhar a eutanásia por motivos clínicos, implica que estamos sempre à procura de pessoal competente quer para a área de serviços quer para a área de medicina veterinária. E por competente não basta ser muito bom tecnicamente, mas sim, serem humanos e com uma capacidade enorme de aguentar pressão. Não usando trelas, açaimes ou coleiras em treino ou em consulta, existe uma tensão enorme constante para não sermos mordidos ou atacados e podemos dizer que até hoje em cinco anos de empresa e nove de conceito continuamos a tratar cachorros, e agressivos da mesma forma e com toda a calma necessária para que não se sintam ameaçados ao ponto de atacarem.

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