Os melhores citrinos à sua mesa
Carlos Machorro, Fátima Machorro e seu filho Tomás Machorro Marques são os administradores da Machorro & Filhos, Lda., uma empresa que se dedica à produção e comercialização de citrinos há mais de 30 anos.
José Machorro, natural de Pinhel e pai da nossa entrevistada, foi o fundador desta empresa familiar que já celebrou o seu 30º aniversário. Segundo Fátima Machorro, tratava-se de um homem “extraordinário, humano e humilde. Era um visionário e eu tive a sorte de me juntar a ele a tempo de aprender muito do que sei hoje”. Após o regresso de Angola, onde possuíam uma das maiores indústrias de pesca de Bengala, José Machorro recomeçou do zero em Lisboa, apostando, desta vez, na fruta.
No entanto, depois de conhecer a doce e especial Laranja do Algarve, José Machorro viu aí um grande potencial de negócio. “O meu pai foi o primeiro a arrendar pomares para a produção de Laranja do Algarve. Na altura, este não era um fruto valorizado e havia muito poucos pomares. Mais tarde, começou ele próprio a produzir e a comercializar a fruta e foi assim que nasceu esta empresa”, contou-nos.
Com uma área de produção superior a 100 hectares, a Machorro & Filhos orgulha-se de colocar no mercado citrinos de ótima qualidade. Aqui são produzidas, tratadas e embaladas toneladas de laranjas, clementinas, tangerinas e limões, graças a uma equipa extremamente profissional e experiente que privilegia uma cultura mais sustentável e benéfica quer para o ecossistema quer para o consumidor.
A ascensão da Laranja do Algarve
Com tantos anos de experiência no mercado dos citrinos, esta empresa acompanhou a afirmação da Laranja do Algarve como sendo um produto único e de elevada qualidade. “A nossa laranja (do Algarve) é especial devido ao solo e ao clima, que lhe permitem atingir níveis de açúcar superiores à produzida noutros locais do mundo. Agora, acompanhada pelo filho Tomás, Fátima Machorro almeja um 2020 melhor que o ano transato: “Ainda estamos no início, mas julgo que esta campanha será melhor do que a anterior”, adiantou. No entanto, a principal novidade prende-se com a iniciativa do Município de Silves e tem que ver com a criação da Rota da Laranja, que contará com a parceria da empresa Machorro & Filhos para se assumir como um dos palcos onde os visitantes e interessados poderão ter contacto com a realidade da produção da tão afamada Laranja do Algarve.