Terras de Sicó um Território, uma marca!
A TERRAS DE SICÓ – Associação de Desenvolvimento, representando o território dos Municípios de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure, tem vindo desde 1988, primeiro com a Associação de Municípios – ADSICÓ – e agora com a atual ADL TERRAS DE SICÓ com parceria mais alargada, a participar e a contribuir no enriquecimento das tarefas e nos projetos de promoção e valorização do Mundo Rural.
Aportámos ao território uma articulação territorial na gestão das políticas públicas com a valorização das dinâmicas privadas, motivando pessoas e empresas, designadamente através da adoção de uma estratégia de desenvolvimento local com um modelo de gestão e animação participado e descentralizado.
Este modelo de intervenção delineado, adotando a tradicional “metodologia da Iniciativa Comunitária LEADER”, é um exercício dinâmico de gestão territorial, testado com história de anos no panorama europeu, sendo reconhecido como uma tarefa plena da cidadania, porque teve na sua génese o princípio da melhor rentabilidade económica e social, avaliado entre outros indicadores pelo grau de autoestima das populações locais e assente em procedimentos céleres e eficazes de articulação das políticas públicas com as dinâmicas territoriais privadas, permitindo, em abordagem ascendente, que os agentes locais participem na tomada de decisões no que respeita à estratégia e à seleção das prioridades a prosseguir no território.
Dos projetos em curso, para além da gestão do programa LEADER, realçamos em referência ao valor distintivo territorial do calcário, os projetos da Rede de Aldeias do Calcário, a Paisagem Protegida de âmbito Regional e um desafio de classificação da “arte de construção dos muros de pedra seca” a potenciar classificação pela UNESCO a património cultural imaterial da humanidade, todos reunidos na esfera técnica e política do LaB.SICÓ.
Depois há um território para descobrir!
Sugerimos na proposta de visitação a rede de museus municipais com várias abordagens culturais e, na temática do romano, a estação arqueológica de Conimbriga, o museu da Villa Romana do Rabaçal, o complexo monumental de Santiago da Guarda e o museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó. Também uma paisagem ímpar no Centro de Portugal onde a biodiversidade e a paisagem do sistema cársico do maciço de Sicó assumem particular riqueza. Referenciar e valorizar o património construído com identidade mediática na rede dos castelos e muralhas do Mondego com expressão patrimonial nos exemplares castelos de Penela, Pombal e Soure. Na produção endógena, o queijo Rabaçal é um produto de excelência, onde se destacam também os vinhos (30 anos de uma sub-região), o azeite, o cabrito e o borrego, os enchidos, as compotas, a doçaria tradicional, o chícharo, o mel, bem como o artesanato, a cestaria, a louça artística, a trapologia e os bordados. Entre campos de lapiás nascentes termais, fios de água, voos de fauna, aromas de flora e caminhos de rebanhos, surge a paisagem limpa nos olhares.
E um convite!
Vamos organizar mais uma EXPOSICÓ! Esta é uma mostra anual que realizamos rotativamente entre os 6 Municípios e que este ano decorrerá no fim de semana de 20 e 21 de Maio, no Rabaçal, Penela.
Teremos uma representação distintiva dos saberes e sabores dos nossos produtores para que possam deles usufruir, renovando a nossa vertente de animação territorial na dinamização económica da fileira agro e do artesanato, capacitando este modelo de “cadeia curta” no incentivo aos produtores do território para a comercialização dos nossos produtos de excelência, garantindo a “qualidade SICÓ” ao consumidor final.
SICÓ é definitivamente uma oportunidade única para usufruir de uma paisagem ímpar no Centro de Portugal, um património construído de excelência para visitar e um acolhimento diferenciador nas nossas unidades de alojamento e restauração, porque acrescentam qualidade, segurança e conforto.
Paisagem que anima, património que fica, um segredo, uma prenda para partilhar!