Assinatura de Protocolo de Cooperação entre ANJE Portugal e ANJE Angola

A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários de Portugal e a ANJE – Associação Nacional de Proteção e Congregação de Jovens Empresários de Angola assinaram na semana passada um Protocolo de Cooperação, visando fortalecer os laços entre jovens empresários dos dois países e promover o desenvolvimento socioeconómico sustentável.

Objetivos do Protocolo:

Formação e Capacitação Empresarial: Desenvolvimento de programas de formação focados em empreendedorismo, gestão de empresas, inovação e sustentabilidade.

Promoção de Iniciativas Empreendedoras: Fomento de iniciativas que incentivem o empreendedorismo entre jovens empresários portugueses e angolanos.

Desenvolvimento de Projetos Conjuntos: Colaboração em projetos de impacto socioeconómico nas áreas de inovação tecnológica, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

Fortalecimento de Redes de Contato: Criação de redes de contato entre jovens empresários da lusófona, promovendo o intercâmbio de ideias e boas práticas.

Internacionalização de Negócios: Apoio no processo de internacionalização de negócios e empresas portuguesas e angolanas.

Internacionalização Conjunta: Capacitação dos jovens empresários para criar um eixo de internacionalização entre Angola e Portugal.

O protocolo prevê várias atividades e ações de cooperação como a realização de workshops, seminários e conferências; programas de mentoria com empresários e profissionais experientes; promoção de feiras e eventos de negócios; criação de programas de intercâmbio entre Angola e Portugal. O protocolo terá a duração de dois anos, podendo ser renovado por igual período, e permite a disponibilização de recursos e rede de contactos em Portugal e Angola, porque ambas as partes ficam comprometidas no apoio técnico e logístico para a execução de projetos.

“Temos de trabalhar em todas as frentes para conseguir impulsionar a presença das empresas portuguesas e angolanas nos mercados globais e aumentar a competitividade. As distâncias hoje são cada vez mais reduzidas e o contexto internacional tem muitas oportunidades para as quais devemos olhar”, reforça Carlos Carvalho, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários.

O protocolo foi assinado no âmbito da Feira do Empreendedor, que se realizou em Matosinhos na semana passada. O evento, que já vai na 25.ª edição, voltou ainda a mobilizar dezenas de alunos universitários e várias empresas. No caso do ChallANJE – iniciativa integrada no programa da Feira do Empreendedor -, estiveram reunidos mais de 300 alunos de diversas instituições de ensino superior, que enfrentaram desafios reais propostos por grandes empresas portuguesas como a Aveleda, Nordigal, Fruut, Bosch, Centro Porsche Porto, Full Belly, RFM, Super Bock Group, Sango e Sonae – Clube de Produtores Continente. As instituições de ensino superior participantes incluíram o IPAM, Universidade do Minho, ISAG, Universidade do Porto, Universidade Católica – Porto, Universidade Lusíada, Universidade Portucalense e ISCAP. Recorde-se que esta experiência proporciona aos alunos uma oportunidade única de aplicar os seus conhecimentos em situações práticas e de interagir diretamente com o mercado de trabalho.

Destaque ainda para um Meeting Tech, onde esteve presente uma delegação de empresários de Santa Catarina, Brasil. A união de empresários brasileiros e portugueses mostrou-se fundamental para explorar novas dinâmicas de internacionalização, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, fortalecendo laços comerciais e abrindo portas para oportunidades de crescimento mútuo nos mercados globais.

You may also like...