26 anos de self-storage em Portugal

A Espaço Para Tudo revolucionou o mercado português ao introduzir o conceito de self-storage. Gerida por Manuela e Cristina Peitz, a empresa destacou-se pela capacidade de esclarecer o público sobre os benefícios do arrendamento temporário de mini-armazéns e pela aposta em atendimento personalizado e de excelência. Mantendo-se líder no setor, continua a expandir, sempre fiel ao compromisso de qualidade e sustentabilidade.

 

 

 

Manuela Peitz e Cristina Peitz, Sócias-Gerentes da Espaço Para Tudo

 

A Espaço Para Tudo foi pioneira no conceito de self-storage em Portugal numa altura em que o mercado nacional ainda desconhecia esta prática. Quais foram os principais desafios que enfrentaram e como é que superaram o ceticismo inicial?

Os principais desafios na altura – estamos a falar de 1998 – foram a situação económica, o respetivo baixo poder de compra quando comparado com outros países na Europa, e o quase total desconhecimento do conceito de self-storage em Portugal. Tal implicava não apenas investir em mais publicidade, como também elucidar e informar o público sobre a existência de tal serviço em Portugal – serviço esse que consiste no arrendamento temporário de mini-armazéns individuais, também conhecidos por “boxes”, espaços ou arrecadações com áreas entre 2 a 40 m2 para clientes particulares e empresariais. Os nossos primeiros inquilinos foram estrangeiros que vivem entre Portugal e o seu país de origem e que já estavam familiarizados com este conceito. Mais tarde também aderiram pequenas e médias empresas que utilizam as nossas boxes para armazenar mercadoria e arquivo. Depois, com o passar da palavra, tanto particulares como empresas vieram arrendar os nossos espaços. O termo inglês “self-storage” continua a não ser muito conhecido em Portugal, mas quando falamos no arrendamento temporário de mini-armazéns, a maioria das pessoas sabe logo do que se trata, e no final, é isso que mais nos importa.

 

 

 

Equipa

 

Uma das estratégias da Espaço Para Tudo é o forte investimento no contacto pessoal com os clientes. Qual é o impacto dessa abordagem personalizada na fidelização dos clientes e como equilibra esta escolha com as exigências de escalabilidade e eficiência?

Os nossos clientes são maioritariamente pessoas que, devido aos avanços tecnológicos e procedimentos automatizados, seja em que ramo for – desde o check-in no aeroporto às compras em caixas automáticas aos chatbots – valorizam cada vez mais o atendimento humano. Poder informar-se e esclarecer as suas dúvidas junto de uma pessoa real traduz-se sempre num sentimento de confiança e de proximidade distinto. Acresce a isso a mais-valia de podermos proporcionar aos nossos colaboradores um emprego, um local de trabalho estável, motivador e agradável. Cultivamos a boa relação entre colegas, porque o nível de satisfação de cada colaborador reflete-se sempre na qualidade do atendimento ao cliente. Apostarmos numa equipa de pessoas qualificadas não nos impede de investir também em tecnologias e programas informáticos que visem acompanhar a evolução e satisfazer as exigências do mercado. Uma vez formalizado o arrendamento do seu espaço, cada inquilino usufrui de acesso 24 horas/365 dias sem que seja necessário a presença de um membro da nossa equipa. É este equilíbrio entre tecnologia e contacto humano que nos permite prestar um serviço de excelência.

 

 

 

 

O que considera ser o principal fator diferenciador da Espaço Para Tudo face aos seus concorrentes? Como conseguem manter a liderança num setor que carece de regulamentação e de uniformização legal?

A Espaço Para Tudo, pioneira no conceito de self-storage em Portugal e com 26 anos de experiência neste setor, já conquistou um nome e uma posição sólida no mercado. Antes de termos clientes satisfeitos precisamos de ter colaboradores entusiasmados. O espírito de equipa é fundamental. O sucesso de uma empresa não depende apenas da gerência, mas acima de tudo do contributo de todos os colaboradores que diariamente vestem a camisola e formam o primeiro contacto com o cliente. Dispomos de uma equipa profissional, sólida e motivada começando pelo nosso COO, Dr. Vítor Inácio, estendendo-se a todos os colaboradores. A maioria dos novos clientes chegam-nos por excelentes referências dadas por antigos ou atuais inquilinos. Não existe melhor cartão de visita do que este. Sempre que necessário, voltam a recorrer a nós porque se lembram da experiência positiva que tiveram na Espaço Para Tudo. Apesar de nos últimos anos a concorrência ter aumentado visivelmente e ter apostado numa política de preços agressiva, assim como em contínuas campanhas de desconto, a Espaço Para Tudo tem conseguido manter os seus preços, sem necessidade de se adaptar a essa mesma tendência. Quem nos procura nem questiona os nossos valores porque sabe de antemão que tem um serviço de qualidade e segurança distinto garantido. Todos estes fatores contribuem para o sucesso da nossa empresa e são motivo pelo qual a Espaço Para Tudo continua a ser líder no setor de self-storage em Portugal.

 

Espaço no Concelho da Amadora

Espaço no Concelho de Oeiras

 

 

 

Com os avanços tecnológicos, como prevê que a Espaço Para Tudo possa evoluir em termos de inovação e melhorias nos serviços prestados, especialmente na área da segurança e da experiência do cliente?

Para além da manutenção regular e rigorosa dos nossos imóveis, apostamos cada vez mais na sustentabilidade, isto é, na melhoria a nível de eficiência energética e no uso de materiais de construção sustentáveis. A responsabilidade ambiental tornou-se num critério de escolha importante para o público em geral. Com o avanço tecnológico vamos também integrando a tecnologia para facilitar o acesso e a gestão dos espaços, reforçando ainda mais a segurança com monitorização por vídeo e controlo digital.

Como avalia as oportunidades de crescimento da Espaço Para Tudo com a expansão para a Margem Sul em 2025, considerando a vossa presença em locais estratégicos e a diferenciação da oferta para diversos perfis de clientes?

Encaramos com muito otimismo a abertura de novas instalações da Espaço Para Tudo na Margem Sul em 2025. Localizados numa zona industrial e residencial de grande expansão e desenvolvimento, de muita visibilidade, muito movimento, contamos atrair clientes particulares como empresariais.

Qual é a visão estratégica da empresa para os próximos anos e como pretendem continuar a adaptar-se às mudanças no mercado?

Para o futuro temos várias oportunidades e locais disponíveis para desenvolver a nossa atividade. Dispomos do know-how, da resiliência, flexibilidade e capacidade de investimento para crescermos e nos adaptarmos às crescentes exigências e tendências do mercado. Tal inclui investir em armazéns de elevada qualidade e segurança, prestar um atendimento personalizado, inovar a tecnologia e continuar a apostar numa equipa profissional e motivada.

You may also like...