O efeito Venturi do Adamastor Furia, o primeiro supercarro português

Projetado, desde o primeiro dia, com o máximo desempenho aerodinâmico em mente, o Adamastor Furia, o primeiro supercarro português, promete definir novos padrões em termos de desempenho dinâmico no exclusivo segmento de veículos de elevada performance, não só em estrada, mas igualmente em ambiente de circuito.

O desenvolvimento do conceito aerodinâmico assumiu-se, assim, como a espinha dorsal do caderno de encargos do Furia, um elemento central a partir do qual a equipa especializada da Adamastor desenvolveu todos os outros. A carroçaria integralmente construída em fibra de carbono prescinde dos spoilers e ailerons habitualmente utilizados, os quais visam incrementar o downforce imprescindível no capítulo dinâmico, mas que representam, quase sempre, soluções visualmente menos elegantes.

A Adamastor desenvolveu assim uma solução que não só contribui para manter a beleza e pureza das linhas da carroçaria do Furia, mas também para conseguir gerar uma grande parte do downforce total, um elaborado fundo com efeito Venturi. O Adamastor Furia produz assim uma impressionante carga aerodinâmica de 1.900 kg a uma velocidade de 250 km/h. A Adamastor está neste momento a iniciar os testes em pista, mas todas as simulações realizadas em ambiente digital foram mais do que encorajadoras, com o Furia a superar, em termos de downforce, monolugares de Fórmula 2 e Fórmula 3 das temporadas de 2021, bem como modelos das categorias GT3 e LMP2.

You may also like...