“Sou uma mulher de paixões”
Madalena Costa Macedo destaca a capacidade de resposta e a dedicação ao cliente, enquanto características diferenciadoras da sua empresa, a TARGETING, que está prestes a completar 15 anos de existência.
Licenciada em Gestão e Administração de Empresas, o que a levou a enveredar pela área do Design e do Marketing? Aquilo que aprendeu durante o curso foi importante para depois colocar em prática no seu próprio negócio?
As bases do curso foram e são muito importantes na gestão do meu negócio. Perceber e saber analisar todas as variáveis presentes no dia a dia de uma empresa implica estar capacitada para a utilização de todas as ferramentas sejam elas financeiras, contabilísticas, entre outras. Esta capacitação ou a sua base foi-me, sem dúvida, dada por aquilo que aprendi no curso. Após alguns anos a trabalhar em multinacionais, como a Unilever, a extinta Allied Domecq Spirits&Wines e a Pernod Ricard Portugal, dentro da “disciplina” do Marketing, a área de ativação da marca era a que mais gostava de trabalhar. Perceber quem é o consumidor, como se comporta, o que o move, qual o grau de envolvência com a marca e definir o que fazer para que os indicadores melhorassem, era o que mais me motivava. Na Targeting tive essa oportunidade, trabalhar esta área em específico e não apenas para uma marca ou categoria, mas para várias, com posicionamentos e mercados diferentes.
A TARGETING está prestes a completar o seu 15º aniversário. Qual a análise que faz do caminho percorrido pela empresa até ao momento? Quais as mais-valias que disponibilizam aos clientes?
Uma interjeição e uma palavra: WOW e Inacreditável. Quando aceitei este desafio, tinha dois filhos pequenos, uma posição confortável com muitas regalias e bem remunerada na empresa onde trabalhava. Vim para a TARGETING e o que recebia quase que não dava para pagar as minhas despesas de deslocação, não havia clientes, os resultados eram negativos, não tínhamos crédito e éramos três pessoas (dois sócios + um colaborador). 15 anos depois, somos dez pessoas (um sócio – gerente e nove colaboradores), os ratings da empresa são muito positivos, temos muito trabalho, os clientes que estão connosco, estão há muito tempo, temos bastante crédito (há bancos a ligarem-nos para nos emprestarem dinheiro) e somos, atualmente, uma empresa saudável.
Creio que nos diferenciamos pela nossa capacidade de resposta e dedicação ao cliente. Somos uma empresa leve, acreditamos na flexibilidade e, por isso, não temos processos burocráticos e rígidos, apenas nos regemos por regras básicas. Assumimo-nos como parceiros e não fornecedores. Se é urgente, entregamos na hora.
Descreva a equipa da TARGETING. Dos trabalhos realizados, quais os que destaca?
É uma equipa com muita vontade, bom senso, intuição e visão. Estamos atentos e damos sempre resposta. Acreditamos no inconformismo, na inovação, na capacidade diária de nos excedermos e na proatividade. Somos humildes, dizemos umas piadas e vestimos a camisola.
Somos três designers, três accounts, três responsáveis pela produção e logística, e eu.
Quando procurava que trabalhos destacar, fiquei com dificuldade em escolher, pois todos eles foram e são importantes, por mais pequenos que sejam, desafiam-nos sempre e têm algo de especial. Vou destacar quatro, não por serem os mais importantes, mas porque de alguma forma são marcos relevantes no percurso da TARGETING:
Para a Pernod Ricard Portugal – marca a Malibu a Get Your Island ON Party no Terraço do Centro Cultural de Belém, considerado o melhor evento de marca na noite em 2008;
Pernod Ricard – Evento lançamento da Tour de Havana Club 2016 “La Havanita” no Páteo Alfacinha;
Sociedade Central de Cervejas – Sagres Bohemia e Radler 2016/17 – Após termos ganho um pitch entre várias agências, a TARGETING foi a escolhida para declinar ambos os conceitos de relançamento destas marcas, nos canais ON e OFF Trade com a responsabilidade de criação e desenvolvimento da imagem gráfica, desenvolvimento de peças e respectiva produção;
Câmara Municipal de Almada – Stand para Promoção da Marca Câmara Municipal de Almada no Festival “O Sol da Caparica 2022.”
Quem é Madalena Costa Macedo enquanto mulher e profissional?
Sou a mais nova de quatro irmãos, mas não sou mimada. Muitas vezes dizem que sou “bruta”, mas eu acho que é porque não deixo nada por dizer (mas tenho vindo a melhorar)
Creio que sou uma mulher de paixões: pela minha família e amigos, que são o alicerce e porto seguro na minha vida; pelo Sporting, que me ajuda na perseverança e em nunca deixar de acreditar; pelo golfe, que jogo assiduamente e que me lembra sempre como temos que ser humildes, e pela yôga que pratico sempre que consigo, que me acalma e me dá ferramentas para o dia a dia.
Qual é a sua opinião sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres em Portugal ?
Apesar de estar melhor, Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer nesta área. É só olhar para os cargos de administração das várias empresas, mais ou menos importantes, e ver o número de mulheres que aí estão presentes, assim como em cargos públicos. Mas há outros temas bem piores e mais vergonhosos no nosso país!
Relativamente ao futuro, pretende continuar ligada a esta área? Quais são as metas que tem estipuladas para a sua empresa?
Por enquanto não me vejo a fazer qualquer outra coisa e não tenho qualquer meta estipulada ou grande expectativa. É “jogo a jogo” e aguardar aquilo que a vida tem reservado para mim.