Smartavillas: Alojamento de qualidade a preços acessíveis

Rachel Robinson chegou a Portugal há 18 anos e há 10 fundou a Smartavillas, uma empresa de arrendamento de propriedades, que trabalha exclusivamente a área Este do Algarve. Da Fuzeta a Castro Marim, esta é a área em que se concentram as 143 propriedades, das mais variadas tipologias, que a Smartavillas trabalha, com o objetivo de satisfazer os clientes- proprietários e os clientes que arrendam os imóveis por curtos períodos, nas férias. Numa conversa agradável e descontraída, Rachel Robinson explicou como a empresa que criou há uma década é agora a maior do seu setor, na região.

Antes de vir para o país, Rachel Robinson tirou um mestrado e foi diretora de Recursos Humanos numa cadeia a retalho: os supermercados Walmart, o que lhe permitiu adquirir conhecimento sobre as necessidades dos clientes e sobre as estratégias que são necessárias para sustentar um negócio. A decisão de vir para Portugal passou por estar junto dos pais, que já aqui se encontravam. Depois de chegar e passar alguns meses sem trabalho, começou a procurar oportunidades e é aí que começa por limpar e administrar casas para um amigo, alguma delas que são agora parte do seu portefólio de arrendamento. E assim começou a traçar-se a criação da sua própria empresa: “A maioria dos proprietários das casas eram ingleses e eu comecei a organizar os arrendamentos das casas daqueles proprietários. Na época, era só eu e outra pessoa. Depois, em 2009, consegui finalmente reunir tudo o que era necessário para abrir o meu próprio negócio. Foi aí que nasceu a Smartavillas. Sete anos depois alcançávamos a designação de ‘Unipessoal’”.
A evolução fiscal representa por si só um crescimento da empresa. Atualmente responsável por 143 propriedades, a Smartavillas orgulha-se de ser uma empresa que se coloca no lugar dos clientes, aquando do arrendamento: “Só conseguimos arrendar aquilo em que acreditamos. A nossa filosofia passa por surpreender as pessoas, sempre positivamente. Prefiro que as fotos de apresentação não reflitam tudo o que a propriedade é, e quando chegam as pessoas têm uma surpresa boa. É importante que se perceba que, na sua maioria, os meus clientes que arrendam casas para férias, têm apenas 15 dias para descansar. É o seu ‘grande tempo de descanso’ anual e tem de ser perfeito”.
Para garantir esse serviço de excelência, a Smartavillas assegura aos clientes que arrendam os imóveis serviços de transfers, de abastecimento de compras para a casa, de aluguer de carro e a garantia de check in e check out sem problemas: “Fazemos questão de garantir que a habitação que estamos a arrendar está em plenas condições de limpeza, de manutenção, tem ar condicionado, bom mobiliário e conforto para quem chega. Olhamos sempre para os imóveis como se fossemos nós que fossemos arrendar. Procuramos sempre superar as expectativas”. A maioria dos clientes da Smartavillas é portuguesa, e a prova de que o serviço é de qualidade é a taxa de clientes que regressam, ano após ano – 32 por cento.
No que respeita aos clientes proprietários, a Smartavillas baseia o seu serviço numa confiança e proximidade muito grandes: “Alguém que deixa o seu imóvel à nossa responsabilidade tem de confiar em nós. Pelo nosso lado, asseguramos a manutenção, a limpeza da casa, o seu arrendamento e as expectativas do próprio dono da casa. É importante que ele entenda que faremos uma gestão justa de quem irá ocupar a sua casa nas férias e também dos preços praticados”.
As propriedades têm características e tipologias muito variadas – algumas têm piscina, outras ficam situadas perto da praia, e os clientes podem arrendar desde um T0 a uma moradia V9: “Os preços variam de acordo com as épocas do ano, mas posso dizer que temos valores entre os 50 e os 1000 euros por noite”. O maior desafio, na opinião de Rachel Robinson, é conseguir gerir as expectativas de quem é proprietário e quer arrendar e de quem vem de férias e quer desfrutar de um excelente ambiente familiar, a preços justos.

“Tavira tem alma”
A Smartavillas só trabalha com propriedades situadas no Este algarvio, nomeadamente desde a Fuzeta até Altura: “Entre Tavira e Cabanas de Tavira temos cerca de 70 propriedades. Gostamos de trabalhar nesta região, porque o cliente é diferente. É um cliente mais familiar, que procura descansar de forma tranquila, num local onde ainda é fácil chegar da serra ao mar. Não queremos investir no Oeste, porque o cliente procura mais diversão noturna, agitação, e tem padrões de qualidade diferentes”.

A Smartamoves – uma imobiliária
O mais recente projeto de Rachel Robinson é a Smartamoves, criada em 2018, uma imobiliária que se dedica a vender propriedades de clientes que já trabalhavam com a Smartavillas mas querem agora desfazer-se do imóvel, embora também aceite propriedades para venda direta: “Recebemos as propriedades e o nosso propósito é vendê-las, para ir de encontro ao objetivo dos proprietários, mas também temos o objetivo de, após a venda, manter a propriedade connosco e convencer o novo proprietário a arrendar”.
Fazendo um balanço dos 10 anos de atividade da Smartavillas, e dos seus 18 anos em Portugal, Rachel Robinson considera que o país e, em partilhar a região algarvia, continua a ser uma excelente opção para passar férias, devido à segurança, à simpatia e bem receber portugueses e à tranquilidade e charme que a região apresenta.

You may also like...