Andaimerent: A solução ideal na hora de escolher um andaime

A Andaimerent foi criada para colmatar uma lacuna existente no mercado nacional e distingue-se no ramo do aluguer e venda de andaimes torre em alumínio. O fundador e administrador, conversou com a Revista Business Portugal e explicou porque deve o cliente optar pela Andaimerent.

Desde 1998 que Nuno Santos trabalha no ramo dos andaimes, plataformas elevatórias, monta-cargas e andaimes de alumínio.
Em 2009, verificou que, no mercado nacional, não existia especialização e acompanhamento dos andaimes de alumínio. Foi então que Nuno Santos criou uma empresa especializada em andaimes Torre com rodas, andaimes suspensos, andaimes em consola e com uma vasta gama de soluções para os seus clientes.
Hoje, a Andaimerent tem a sua sede em Palmela e o seu foco são os andaimes de alumínio direcionados para as especialidades.
Após seis meses de funcionamento, Nuno Santos conta que sentiu a necessidade de criar uma delegação em Matosinhos.“Começamos a ser contactados por diversas empresas que trabalhavam na zona norte do País e tivemos de acompanhar a imposição do mercado”.
Explica ainda que as principais razões para o aumento do volume de trabalho são o reinvestimento no setor da construção civil, o turismo, o investimento no setor da saúde e Indústria. Atualmente, e devido às circunstâncias do país, a delegação sul representa 65% do volume de negócio, seguida da zona norte com cerca de 28% e os restantes 7% são vendas diretas.
Contudo, a atuação da Andaimerent não se cinge somente ao território nacional e já migrou para o mercado Angolano. “Temos uma sucursal em Angola onde apostamos apenas na venda direta e somos representantes oficiais da Marca Custers assim como também somos representantes da referida marca em Portugal. A Andaimerent também já trabalhou para Argélia, Marrocos, França, Inglaterra e Holanda”, referiu Nuno Santos.
A marca Custers que Andaimerent é representante oficial, é uma marca com uma vasta experiência no fabrico de andaimes em alumínio. É uma empresa que investe bastante na inovação e na segurança dos seus equipamentos e, a Andaimerent comercializando os seus andaimes assegura uma elevada qualidade nos seus produtos e serviços.
O cliente da Andaimerent estende-se desde a pessoa singular à empresa, mas as soluções oferecidas relacionam-se sobretudo com situações onde o acesso é especialmente complexo. “Somos solicitados quando o cliente tem um trabalho mais específico para realizar e o meio de acesso é difícil”, esclarece Nuno Santos.

Produto diferenciado
Atuando num nicho de mercado muito específico, o produto e serviços oferecidos são necessariamente diferenciados. Os andaimes oferecidos pela Andaimerent são feitos de alumínio “uma liga mais leve que o aço” explica o nosso entrevistado, acrescentando que “não conseguiríamos fazer o mesmo tipo de montagens caso utilizássemos um outro tipo de equipamento mais pesado que o alumínio”.
“Por vezes os locais onde os clientes querem aceder são de tão difícil acesso que caso o equipamento fosse em aço (ferro) as peças seriam muito mais pesadas o que dificultaria bastante o nosso tipo de montagem”. Complementa Nuno Santos esclarecendo que com este tipo e modelo de andaime a Andaimerent consegue garantir o sucesso em cada montagem”.
É caso para dizer que a Andaimerent chega onde mais ninguém chega.
O andaime de alumínio em termos de fiabilidade e robustez é equivalente ao andaime em aço. Assim, podemos afirmar que Andaimerent oferece uma solução com a mesma qualidade que muitos competidores do ramo, com a vantagem de o equipamento ser mais leve e versátil, consequentemente mais fácil de transportar. Tal é obviamente muito importante quando falamos de cargas tão volumosas como os andaimes.
O andaime comercializado baseia-se numa ideologia “do it yourself”, ou seja, faça você mesmo. “O cliente pode chegar aqui com a sua própria carrinha, alugar o nosso andaime e, através do manual que acompanha o equipamento pode monta-lo sem qualquer dificuldade”. O manual é de fácil interpretação, seguindo um código de cores e números que estão devidamente assinalados.
“Se o equipamento fosse em aço, este método seria mais difícil de ser aplicado. O nosso andaime pode ser montado autonomamente pelos nossos clientes até uma altura de 6 metros físicos 8 metros de altura de trabalho”, salienta Nuno Santos.
Se o andaime é de alta qualidade, o atendimento e assistência não destoam. “Prestamos ao cliente um serviço de excelência e bastante completo, iniciando no aconselhamento, passando pelo departamento comercial e acabando no departamento técnico e operativo com a conclusão da montagem. Deste modo, a Andaimerent não se limita a alugar o andaime” afirma, “ O nosso objetivo é a satisfação dos nossos clientes.”

Segurança e profissionalismo
A área é altamente regulamentada, uma vez que um erro na montagem ou uma falha no equipamento pode representar risco para a vida humana. “Não entramos em nenhuma obra sem que os nossos técnicos estejam preparados para cumprir com todas as normas e requisitos de segurança” informa.
“Anualmente, os nossos técnicos deslocam-se à Holanda, às instalações da Custers, para obterem uma formação em novas técnicas e novos produtos que vão sendo lançados no mercado, outras vezes são engenheiros da Custers a deslocarem-se às nossas instalações. Além disto temos formações internas ministradas pela Andaimerent e também formações outsourcing obrigatórias e exigidas como requisito para trabalharmos com determinados clientes”. Detalha.
É, portanto, dado assente que a equipa faz a casa que é Andaimerent e é um facto preponderante para o sucesso da empresa. A opinião da equipa conta muito para Nuno Santos – “a empresa não era o que é hoje sem os excelentes profissionais que compõem a equipa da Andaimerent” declara.
As boas relações transbordam para o exterior da empresa e Nuno Santos aponta o bom relacionamento com a concorrência como ponto importante para o bom funcionamento do mercado.
“Temos uma boa relação com outras empresas do mesmo setor e considero isso saudável” confessa.
Alguns clientes chegam à Andaimerent por recomendação de outras empresas, o que representa, na perspetiva de Nuno Santos “uma sinergia vital” que promove a satisfação do cliente. O inverso também acontece e caso o cliente necessite de algum equipamento que Andaimerent não possa fornecer, a empresa trata de encaminhar o cliente para quem possa oferecer essas soluções.

Futuro
“Conseguimos com bastante orgulho chegar aos dez anos”, afirma Nuno Santos. O percurso nem sempre foi fácil. Tivemos de trabalhar bastante, em equipa, para conseguir atingir o nível a que nos apresentamos hoje. Entre altos e baixos tivemos sempre um crescimento ascendente. Conseguimos que a marca Andaimerent seja reconhecida como uma empresa credível.
“Temos que planear no presente para conseguirmos atingir os nossos objetivos no futuro”, reflete Nuno Santos, adiantando que “é preferível ter um mau plano do que não ter plano nenhum. Um mau plano pode sempre ser ajustado”.
“Durante dez anos nunca perdi o foco nem a motivação”. O percurso envolveu perseverança, muita dedicação e trabalho de equipa e talvez por isso o futuro seja promissor. “Prevejo, se continuarmos neste caminho, seguindo o plano que traçamos, um futuro risonho”. Explica.
A Andaimerent teve de acompanhar a era digital e nunca foi tão fácil para o cliente solicitar um acompanhamento, opinião e até o seu orçamento à sua medida, para tal basta aceder a nossa página online – www.andaimerent.com e analisar as opções. A Andaimerent espera por si.

You may also like...